2 de maio de 2018

Frases inspiradoras: Conheça as 10 frases de líderes do empreendedorismo

 

Você já parou para pensar que mesmo os empresários donos de grandes companhias também já tiveram dias ou mesmo anos nebulosos antes de ver o seu negócio prosperar? Que antes de algo dar certo, houveram falhas anteriormente que trouxeram experiências para o sucesso? E nesse contexto, algumas frases inspiradores são sempre bem vindas para dar aquele estimulo e fazer o empreendedor ver que é possível transformar o seu sonho em realidade.

Quando alguém decide tornar-se empreendedor, é visível a sua atitude individual, o seu desejo por mudar o conceito de uma área e ter sucesso com o seu negócio.

Porém, no dia-a-dia, as tarefas administrativas e a concorrência do mercado podem estressar e até mesmo desanimar o empresário a conquistar seus objetivos.

Mas, para que isso não aconteça com você, mostraremos nesse post as 10 frases inspiradoras que irão ajudá-lo a aumentar sua autoconfiança e seguir em frente com os seus sonhos, preferencialmente com os pés fincados no chão.

Confira!

Índice

10 frases inspiradoras que você deve conhecer

 

Primeira frase: “A diferença entre um chefe e um líder: um chefe diz ‘Vá’, um líder diz ‘vamos’!” – George E. M. Kelly

Para começar, esta frase de um dos pioneiros da aviação americana. É preciso lembrar que chefe e líder não são necessariamente sinônimos, pois a liderança é uma característica, mais que um cargo.

Para que alguém consiga ser um líder é imprescindível que ele tenha consigo uma equipe e construa com ela uma relação de confiança, em que ele deixe claro a importância que cada um possui para a área e como o grupo em si contribui para o sucesso da empresa.

Segunda frase: “Administração é fazer as coisas direito. Liderança é fazer as coisas certas” – Peter Drucker

A segunda das frases inspiradoras nos lembra que um líder não se deixa que oportunidades passem por causa de meras burocracias. Frente a uma decisão o primeiro passo é identificar as opções, avaliá-las e correr riscos se eles valerem a pena!

Terceira frase: “Nosso desejo é alguém que nos inspire a ser o que sabemos que podemos ser” – Ralph Waldo Emerson

Os líderes são por definição exemplos a serem seguidos. Isto porque ninguém irá acreditar em alguém que prega um comportamento e na prática faz totalmente ao contrário!

Assim, que tal ditar menos ordens e, ao invés disso, ensinar com seus próprios atos?

Quarta frase: “Não encontre a falha, encontre um remédio” – Henry Ford

Esta é uma das frases inspiradoras mais interessantes da nossa seleção. Um líder de excelência não é aquele que apenas se dirige aos que estão a sua volta para apontar erros e reclamar do trabalho alheio.

Por isso, chame o profissional individualmente ou a equipe para uma reunião onde irá expor o que está dando errado, mas concentrará suas energias em conseguir juntos uma solução para os problemas.

Quinta frase: “Líder é aquele que vê mais que os outros, além dos outros e antes que os outros” – Leroy Eims

O líder só é reconhecido como tal porque não está sozinho: junto a ele há pessoas que desempenham o seu trabalho da melhor forma possível.

É imprescindível que os colaboradores sejam escutados, acreditados. E motivados a fazer o seu papel, enxergando no crescimento da empresa o seu próprio potencial profissional. Como a quinta das frases inspiradoras nos lembra, é importante ter esta atitude sempre em mente, antes que outro seja mais rápido e roube os seus talentos!

Sexta frase: “Uma pessoa que nunca cometeu erros nunca tentou algo novo” – Albert Einstein

Sabemos que a experiência faz toda a diferença na construção dos líderes. Pois ele precisa ter uma bagagem de conhecimento para entender as demandas de seus colaboradores. E fazer as melhores escolhas para a empresa.

A sexta das frases inspiradoras, de nada mais, nada menos que Einstein, nos lembra que é importante  arriscar-se, conhecer o novo. E construir o seu próprio cabedal de saberes.

Veja também:

Sétima frase: “Bons líderes fazem as pessoas sentirem que elas estão no centro das coisas, e não na periferia. Cada um sente que ele ou ela faz a diferença para o sucesso da organização. Quando isso acontece, as pessoas se sentem centradas e isso dá sentido ao seu trabalho” – Warren Bennis

Outra verdade ressaltada nesta lista de frases inspiradoras: traga a tona as habilidades individuais de seus colaboradores. E mostre como elas impulsionam a engrenagem da empresa. Eles não são meros coadjuvantes, mas também protagonistas na trajetória de um empreendimento triunfante.

Oitava frase: “Eu estou convencido que a metade do que separa empreendedores bem-sucedidos de sucesso dos mal sucedidos é puramente a perseverança” – Steve Jobs

A oitava das frases inspiradoras já nos diz: o processo de formação de um líder não será um mar de rosas. Ao mesmo tempo em que é imprescindível arriscar-se. É importante ter em mente que percalços devem existir e você precisará passar por eles.

Aliás, alguém apenas torna-se líder se souber superá-los. E apresentar soluções que só poderiam ser propostas por quem tem conhecimento de causa dos obstáculos que há no caminho e como é possível contorná-los.

Nona frase: “Grandes líderes quase sempre são grandes simplificadores, que conseguem passar por discussões, debates e dúvida para oferecer uma solução que todos possam entender” – Colin Powell, secretário de estado norte-americano.

Outra característica de líderes que a nona das frases inspiradoras nos traz é a de comunicador. É muito importante que o líder saiba conversar com os que estão a sua volta. Sendo didático em suas explicações. E mediador em discussões. Os colaboradores precisam enxergar no líder aquele a quem recorrer sempre que necessitar de uma opinião.

Décima frase: “Líderes incríveis saem da sua rotina para melhorar a auto-estima de sua equipe. Se as pessoas acreditam nelas, é incrível o que elas podem conquistar” – Sam Walton 

Por último, transforme estas frases inspiradoras em atos. E também transmita a sua equipe, através de gestos e palavras, o apoio que precisam para descobrir e utilizar todo o potencial que possuem. A auto-confiança é elemento chave para o sucesso.

Conclusão

Raramente alguém pode afirmar que a liderança é uma característica natural. Pois na maior parte dos casos ela é fruto de muito trabalho. Não se nasce líder, torna-se!

Tenha estas frases inspiradoras em um lugar visível e as leia todos os dias para manter-se no caminho certo. Você verá que todo esforço valerá a pena!