23 de janeiro de 2018
Planejamento estratégico aplicado à empresa
Embora o planejamento estratégico ainda seja um bicho de sete cabeças para muitos empresários, não precisa ser desse modo.
Um planejamento estratégico empresarial bem aplicado pode elevar a empresa de posição, destacá-la no mercado de trabalho, diferenciá-la de outras empresas e maximizar seu potencial de produção.
Um plano eficiente deve considerar aspectos essenciais para que uma empresa possa crescer, tais como:
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Ambiente interno à empresa;
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Ambiente externo à empresa;
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Indicadores de desempenho;
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Criação de metas e objetivos;
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Segmentação dos clientes;
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Definir estratégias a serem utilizadas;
Qual é a importância em se criar um planejamento estratégico?
Para que uma meta seja atingida, é preciso antes definir qual é essa meta. Sem essa prévia definição, dificilmente a empresa chegará onde quer.
Não são apenas as maiores empresas que devem criar um planejamento estratégico. Pequenas e médias empresas também podem se beneficiar no mercado de trabalho.
Independente de quais sejam os objetivos de uma empresa, é preciso fazer um bom planejamento. Caso contrário, os funcionários de uma empresa nem saberão por onde começar.
Quando o planejamento estratégico for criado, considere antes os objetivos traçados. Considere também os valores que a empresa adotou. Analise como deve ser feita a administração da empresa.
Faça algumas perguntas para ajudar a criar um planejamento estratégico, como:
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Por que a empresa deve ser conhecida?
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O que nós queremos?
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Para onde a empresa deve caminhar?
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Por que ela deve ser lembrada pelas pessoas?
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Por que ela deve ser um exemplo?
Quando um planejamento deve ser iniciado?
Muitos empreendedores e empresários demoram muito às vezes para começar o planejamento. Isso porque acreditam que ele deveria ser criado em épocas específicas em uma empresa.
A verdade é que não existe uma hora certa para começar a se planejar. Isso vai depender muito de acordo com os ciclos de cada empresa.
Imagine, por exemplo, que você é dono de uma empresa voltada para o ramo alimentício. Dificilmente a sua empresa passará por períodos que variem tanto ao longo do ano. A não ser que seja direcionada a alimentos consumidos em épocas muito específicas. Um exemplo disso seriam alimentos consumidos em datas festivas, como páscoa e natal.
Mas, se não for o caso, não há porque esperar. Agora, imagine que você é dono de uma empresa de celulares. A tecnologia muda constantemente. Atualizações são feitas em períodos curtíssimos de tempo. Nesse caso, o planejamento estratégico deverá seguir as tendências do que você vende ou produz.
Faça uma análise minuciosa do ambiente interno e externo
É importante conhecer a fundo todos os recursos disponibilizados pela empresa. O planejamento estratégico deve ser criado e pautado muito com base neles.
Alguns exemplos de itens a serem analisados no ambiente interno são:
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Motivação dos funcionários. A equipe está engajada?
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Qual é a qualidade dos produtos utilizados? Evite gastos extras;
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Os processos funcionam de forma engrenada?
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Há todo equipamento necessário?
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As instalações da empresa são suficientes para a produção?
Criar metas baseadas nas necessidades mais básicas da empresa é o primeiro passo. Avalie se todos eles se encaixam como uma engrenagem. Se alguma das partes não trabalhar bem, será difícil atingir aquele objetivo.
Por outro lado, é de extrema importância avaliar o cenário externo à empresa. Você já pensou nos seguintes itens?
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E se a legislação local mudar?
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E se o interesses dos clientes mudar?
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E se os hábitos de compras também mudarem?
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O país está passando por uma crise?
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Como a crise pode afetar esse segmento?
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Você está segmentando o seu negócio para o público certo?
Para que a empresa possa criar um planejamento estratégico eficiente, é preciso fazer uma divisão do ambiente externo em dois blocos. Tudo o que está próximo e distante da empresa. Isso vai facilitar bastante a gestão.
Podemos considerar distante tudo aquilo de âmbito nacional. Por exemplo, crises, mudanças nas leis, etc. Por outro lado, podemos considerar perto tudo aquilo que influencia nas decisões a curto prazo. Por exemplo, a questão da concorrência local, insumos, hábitos dos clientes locais, legislação municipal, etc.
Crie metas e defina quais estratégias serão empregadas
Após a criação de metas, a empresa precisa definir quais serão as estratégias usadas.
Isso deve ser feito para definir qual será a metodologia usada pela empresa.
Uma estratégia bem planejada é essencial para destacar uma empresa de seus concorrentes.
Existem, pelo menos, três estratégias que podem ser utilizadas para traçar o caminho rumo ao sucesso. Elas são:
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Diferenciação
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Liderança de baixo custo;
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Foco;
A estratégia de diferenciação foca na qualidade do que é oferecido pela empresa. Tanto de produtos quanto de serviços. O objetivo é passar a concorrência e se destacar no mercado.
Já a liderança de baixo custo, como o próprio nome diz, busca a diferenciação através dos preços. A empresa busca maneiras de ganhar da concorrência oferecendo preços mais acessíveis para os clientes.
E já o planejamento baseado no foco mira colocar a empresa no topo focando no segmento. Esse termo pode ter um amplo significado. Porém, o foco não depende dos objetivos estabelecidos por uma empresa.
Cada estratégia deve ser adequada ao consumidor alvo. Se os clientes pertencem à classe alta, a estratégia de diferenciação deve ser usada. Se os consumidos pertencem à classe baixa, a liderança de baixo custo é uma melhor opção. No entanto, utilizar a liderança de baixo custo não significa necessariamente que a empresa não deva fornecer produtos ou serviços de qualidade para seus consumidores.
Se você colocar essas dicas em prática, poderá criar um planejamento estratégico eficiente. O resultado provavelmente será positivo e você poderá se destacar no mercado.
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Fontes:
http://blog.convenia.com.br/10-passos-para-montar-um-bom-planejamento-estrategico/
https://endeavor.org.br/estrategia-e-gestao/planejamento-estrategico-como-fazer-e-por-onde-comecar/