31 de janeiro de 2018
Saiba como controlar a inadimplência na sua empresa
Saber como controlar a inadimplência é uma das grandes preocupações de donos de empresas de todos os tamanhos. A falta de pagamento impacta o fluxo de caixa do negócio e pode afetar diversos setores.
Se você está enfrentando esse problema, veja as nossas dicas e elimine essa preocupação de sua vida.
Como controlar a inadimplência
As empresas enfrentam diversos problemas e muitos deles são difíceis de contornar. Entretanto, no caso da inadimplência, existem cuidados que podem fazer toda a diferença e ajudar a amenizar o problema. Confira as dicas abaixo.
Mantenha os cadastros de clientes atualizados
O primeiro passo é manter um cadastro completo e atualizado de todos os clientes. Principalmente com relação às informações de contato.
Se sua empresa vende para outras empresas, existe o risco da pessoa com quem a negociação foi feita não estar mais no setor ou até mesmo na empresa, então é muito importante manter esse dado atualizado.
Nos casos de vendas feitas diretamente para pessoas físicas, é preciso ficar bastante atento às mudanças de endereço e telefones de contato. Aproveite para fazer essa atualização sempre que cada cliente fizer uma nova compra.
Faça análise de crédito antes da venda
Em uma venda a prazo sempre incidem riscos. É importante verificar a reputação do comprador no mercado antes de fazê-la.
Se a pessoa está com o nome negativado nos serviços de proteção ao crédito (como o SPC e Serasa), esse é um indício ruim. É preciso ter confiança na transação. Vendas em boleto e cheques pré-datados inspiram maiores cuidados.
Facilite o pagamento
Ofereça aos seus clientes diversas formas de pagamento. Atualmente, vender no cartão de crédito é a opção mais usada no mercado.
Por meio dele você tem maior garantia de recebimento e pode parcelar o valor para que ele caiba no orçamento mensal do cliente.
Lembre seus clientes das contas a vencer
Uma das melhores formas de evitar o atraso nos pagamentos é lembrando seus clientes que existem contas próximas a vencer.
Na correria do dia a dia, muitas pessoas acabam se esquecendo de alguns boletos e depósitos, e nisso um lembrete ajuda bastante.
Dessa forma, é preciso ter um controle minucioso dos recebíveis e que o cadastro dos clientes esteja atualizado, conforme nossa primeira dica.
E não pense que isso parece “chato”. Afinal, um lembrete é melhor do que uma cobrança de atraso.
Invista em um software de gestão
Um software de gestão pode ajudar a executar todas as dicas anteriores. Nele você cadastra os clientes e pode informar diversos dados que o identifiquem melhor.
Outra vantagem é que todos os dados relativos às vendas ficam registrados no sistema, o que facilita na consulta do histórico do cliente e na hora de saber quais são os próximos vencimentos.
Além disso um sistema de gestão traz benefícios para vários setores da empresa, como a emissão de relatórios gerenciais, tudo de forma simples e integrada.
Diminuir os atrasos e a falta de pagamento de seus clientes é possível e não precisa ser complicado. Se você gostou deste post sobre como controlar a inadimplência, siga a Lexos no Facebook, YouTube, LinkedIn e Instagram e fique sempre por dentro das novidades.