Planilha para precificação Marketplace

Download Grátis Agora

Planilha que vai lhe ajudar a calcular o preço de venda ideal para seu produto.

Você sabe como calcular o preço do seu produto para vender nos marketplaces? Essa talvez seja uma das maiores dificuldades encontradas pelos vendedores desses canais, principalmente quem está iniciando.

 

Como definir o preço de um produto?

Não importa se você está vendendo no Mercado Livre, b2w, Magazine Luiza, Carrefour, Amazon ou qualquer outro Marketplace, o preço é um fator muito importante tanto para ranqueamento quanto para saúde da sua empresa.

Cada plataforma possui uma regra, diferentes comissões e custos que acabam levando muitos sellers novatos a terem prejuízos. Inclusive lojistas mais experientes também sentem dificuldade em calcular de forma precisa os valores mais adequados.

Existem dois tipos comuns de precificação, onde você pode precificar seu produto baseado no custo ou em um preço base. Vejamos:

 

Precificação por Custo

Nesse caso você aplica todos os custos da venda, embalagem, impostos, comissões, frete etc. E define qual será sua porcentagem de receita líquida desejada. Esse tipo de precificação é muito interessante por que você consegue ver os custos de uma forma detalhada, e consegue saber exatamente se o valor que você está recebendo esta dentro da margem desejada.

 

Precificação por Preço Base

É bem comum também o lojista possuir um preço base utilizado na loja física e/ou loja virtual, ou um preço que acredite ser o saudável para sua empresa, com o markup devidamente aplicado. Nesse caso a precificação deve ser feita baseada no preço base, onde você informa o valor que deseja receber, e no fim, ao aplicar os custos fixos e comissões, você  receberá o que valor próximo ao desejado, independete do marketplace.

 

Para facilitar essa tarefa, criamos uma planilha de precificação de produtos com exemplo para os dois tipos apresentados aqui. Faça o download gratuito e aproveite!

Se tiver alguma dúvida deixa um comentário ou entra em contato conosco!