4 de maio de 2022

Calcular frete: entenda como funciona

Calcular frete é uma parte importante das tarefas de quem tem seu próprio negócio, pois um erro, pode gerar prejuízo nas operações. 

Para chegar ao valor final, é preciso considerar diversos pontos. Se quer saber mais, leia esse texto para entender muito bem como esse cálculo funciona.

Como calcular frete?

O valor do frete é, muitas vezes, um fator decisivo para muitos clientes na hora de finalizar ou não uma compra. Segundo uma pesquisa da MindMiners com 2.000 pessoas,  87% dos consultados afirmaram que já desistiram de uma compra por conta do valor do frete apresentado. 

Isso comprova que se o consumidor considerar que o valor do frete é muito alto e não estiver necessitando daquele produto, é muito provável que desista da compra naquele momento ou procure outra loja que ofereça condições mais favoráveis. 

Portanto, esse é um ponto que os vendedores devem levar em consideração porque pode interferir diretamente nos resultados. Esse valor deve ser atrativo para o cliente, mas também não pode tirar o lucro da loja. 

Então, como calcular o frete? Saiba que é preciso levar em conta alguns fatores, para não sair no prejuízo, como:

  • Tamanho da embalagem;
  • Peso da embalagem;
  • Distância da origem e destino;
  • Impostos e taxas;
  • Prazo de entrega;
  • Cubagem.

Entenda melhor sobre esses pontos abaixo:

Tamanho e peso da embalagem

Ao calcular frete, é preciso levar em conta o tamanho e peso da embalagem. Essas informações influenciam na quantidade de embalagens que caberão no veículo de transporte, no combustível, desgaste dos pneus e mecânica, por isso, devem ser considerados no cálculo de frete

Distância da origem e destino do produto

O Brasil é um país de dimensões continentais, portanto, dependendo de onde a empresa é baseada e onde o consumidor mora, a distância pode ser bem grande, o que também influencia na hora de calcular frete. 

Com a distância, será possível descobrir os gastos que a entrega irá demandar, como combustível, pedágio etc. 

Impostos e taxas

Em relação às mercadorias, existem dois impostos: o ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias) e o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). Já as taxas que precisam ser consideradas são as de despacho, restrição do trânsito (TRT), entrega e municipais/estaduais. 

Prazo de entrega

O prazo de entrega também influencia no cálculo, pois o cliente pode optar por uma entrega expressa ou normal. 

Cubagem

Escolher a embalagem certa para cada produto também influencia no valor do frete. A cubagem calcula o volume (a relação entre peso e espaço) que a embalagem irá ocupar dentro do transporte. 

Para cada metro cúbico, a cubagem deve ter no máximo 300 quilos. Esse número é estabelecido pela convenção de transportes rodoviários. Portanto, o cálculo da cubagem é feito da seguinte maneira:

Altura x Largura x Comprimento x 300

Com isso, é possível evitar uma carga cheia de embalagens, mas com pouco peso e uma carga pouco volumosa, mas com muito peso.

Leia mais:

Modelos de cálculo

Depois de considerar os fatores citados anteriormente, é o momento de saber como calcular frete para cliente. Existem dois modelos de cálculos que podem ser utilizados:

Frete fixo

É possível optar por ter um valor fixo de frete para os produtos e esse valor é multiplicado de acordo com o número de produtos que o cliente coloca em seu carrinho. Por exemplo:

Uma loja possui frete fixo de R$ 10. Se um cliente fizer uma compra de três itens, o frete será de R$ 30. 

Valor fixo adicional

Diferente do cálculo anterior, é possível optar por cada produto ter um preço de frete próprio. Quando o cliente faz uma compra com mais de um produto, se considera o maior frete e para os outros são acrescidas taxas. Por exemplo:

Supondo que a loja possui um valor fixo de R$ 3, se o cliente fizer uma compra de cinco produtos que os fretes são R$ 5, R$ 3, R$ 6, R$ 8, R$ 10 e R$ 15, o frete de R$ 15 será mantido. Para os outros quatro produtos será considerado o valor adicional. 

Ao final, o cálculo do frete será: R$ 15 + R$ 12 (4 vezes a taxa de R$ 3). 

Como calcular frete: Correios

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, mais conhecida como Correios, é uma empresa pública responsável pelo sistema de envio e entrega de correspondências no Brasil. Portanto, pode ser considerada pelos empreendedores para realizar as entregas dos produtos. Mas como calcular frete dos Correios

Calcular frete pelos Correios é mais fácil do que os empreendedores podem imaginar, isso porque a empresa disponibiliza um calculador de frete próprio. É preciso apenas preencher os campos solicitados, como data da postagem, CEP de origem e destino, e tipo de serviço (PAC ou SEDEX).  

Utilize o Lexos Hub nas suas estratégias de frete

Após entender a importância de como calcular valor de frete, é importante contar com uma ferramenta que ajude com as estratégias de frete. 

O Lexos Hub é essa ferramenta, pois oferece funcionalidades que ajudam o empreendedor a melhorar essa área. 

Com o sistema é possível ter dashboards atualizados em tempo real,  gerar relatório de lucratividade, fazer cadastro e configuração de transportadora e relatórios de anúncios por plataforma. Além disso, possui até 100 pedidos por mês para outras integrações, teste grátis por 7 dias, template para criação de anúncios, geração de atributos para produtos, página de visualização para envio, integração com Mercado Livre, Tray, Bling ERP e muitos outros.

O Hub oferece também relatórios de lucratividade com faturamento líquido e bruto, custo do produto, taxas dos marketplaces e muito mais.

Seller Analytics

O Seller Analytics da Lexos é uma extensão para o Google Chrome que realiza um raio-x dos anúncios de produtos do Mercado Livre. Ela está disponível para download de forma gratuita. 

A partir dela é possível acessar informações como o número de vendas e a taxa de conversão do produto.