5 de outubro de 2021

Com expedição automatizada, Fit & Beauty cresce junto com o mercado de bem-estar

O mercado de bem-estar, ou wellness, é um dos que mais cresce no mundo todo. De acordo com a pesquisa da McKinsey & Company, feita com 7,5 mil consumidores em seis países, 79% dos entrevistados acreditam que o bem-estar é importante e 42% consideram isso como uma grande prioridade.

De olho nesse nicho de mercado, nasceu a Fit & Beauty, uma empresa que vende produtos naturais e suplementos alimentares. “Quando começamos, em 2019, a ideia era sempre vender B2B e o lojista fazer o varejo”, afirma Bernardo Carvalho, CEO da Fit & Beauty.

A realidade da empresa mudou com a chegada da pandemia. “Eu lembro que o dia 13 de março de 2020 foi o último dia em que faturei por uma loja. Naquele momento os clientes pararam de me pagar e a gente parou de vender. Eu perdi 60% do faturamento de uma hora para a outra”, relembra Bernardo.

A alternativa encontrada pela Fit & Beauty foi apostar na operação online, que já existia, mas de forma tímida. “Eu tinha feito um curso e a orientação era para que tivesse uma operação pequena começar num marketplace. O Leandro, nosso gerente de operações, começou esse piloto e conseguimos fazer a primeira venda!”, comenta Bernardo. A primeira venda foi o gatilho para que a Fit & Beauty apostasse todas as fichas no mercado online e mudasse o perfil de clientes: os produtos vendidos eram voltados para imunidade e o modelo de negócio se tornou B2C. “Em três meses nós recuperamos o faturamento perdido”, comenta Bernardo.

Expedição automatizada: economia de tempo

Com a operação crescendo mês a mês, a equipe da Fit & Beauty chegava a usar de duas a quatro horas diárias de trabalho apenas para expedir os produtos manualmente. “A gente tinha que fazer as notas fiscais, imprimir e cortar etiquetas, era um processo muito manual. Percebemos que se a empresa continuasse crescendo com aquela estrutura de trabalho, nós teríamos duas saídas: ou contratar mais pessoas e manter esse processo manual, no qual poderiam acontecer erros de envio e até mesmo atrasos, ou procurar uma solução que agilizasse esse processo”, comenta Jhonny Carvalho, gerente de operações da Fit & Beauty.

“Tudo o que eu conhecia no mercado não atendia completamente nossas demandas. Muitas soluções resolviam um gap, mas criavam outros. E um dia, navegando pelo Instagram, eu vi um vídeo que mostrava um cliente usando a expedição da Lexos e pensei: é exatamente isso que a gente precisa”, relembra Leandro Carvalho, gerente de estratégia da Fit & Beauty. 

As funcionalidades do Lexos ERP e do Lexos Hub deram mais velocidade e organização para a operação da Fit & Beauty. “A Lexos faz o trajeto do começo, que é com o anúncio, a parte de estratégia operacional, de cadastro, até a ponta final no envio. Outro diferencial é a Lexos ser multiconta, e isso facilita na hora de controlar estoque e gerenciar mais de um CNPJ”, afirma Leandro.

Hoje, a Fit & Beauty tem como foco no B2C, com 95% das vendas sendo feitas nesse modelo, e comemora números de sucesso. “Nós multiplicamos nosso faturamento em 10 vezes, crescemos nossa equipe, que antes era composta por dois colaboradores e hoje somos um time de 12 pessoas, e estamos em um galpão de 600 metros”, conta Bernardo.

Dica do seller

“Nós encontramos uma oportunidade e viramos a chave do negócio de B2B para B2C. Os lojistas viraram nossos parceiros, mas vendendo direto para o consumidor final eu tenho força e estrutura para manter a sazonalidade do mercado. Outra dica é não ter apenas um canal de vendas: queremos crescer no B2B, incrementar o B2C e trazer novos produtos”, finaliza Bernardo.