Conheça a história da Alzati e descubra como manter uma boa reputação vendendo em vários marketplaces

Lexos

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1 de setembro de 2022

Atualizado em 5 de junho de 2024

Como tudo começou

A história da Alzati começou no quarto da casa de Diego Magioni, idealizador e diretor comercial da empresa. Comprando e revendendo moda íntima, o empreendedor percebeu o crescimento das vendas com a chegada da pandemia. Em pouco tempo, sua casa ficou pequena para o volume de mercadoria. "Nós mudamos para uma sala comercial, que foi ideal no primeiro momento, mas logo ficou pequena, e alugamos outras duas salas, no mesmo prédio”, comenta Diego

Um ano e meio depois, o negócio precisou mudar de endereço novamente, agora, para um galpão. Além de organizar toda operação, o espaço do galpão é utilizado para a produção de peças próprias. 

O primeiro passo: encontrar fornecedores de qualidade

“Quando começamos, esse nicho não tinha tanta concorrência”, relembra Diego. Vendo como o mercado era promissor, o empreendedor correu para buscar fornecedores de qualidade e com preços atrativos. 

Com produtos em mãos, surgiu o primeiro desafio: como expandir o negócio e vender em vários canais? “A gente não podia ficar refém de apenas um marketplace”, relembra.

Diego Magioni - Diretor comercial da Alzati

O desafio: expandir para mais canais de vendas sem perder reputação

Com a operação rodando em vários marketplaces, o volume de pedidos cresceu e as segundas-feiras se tornaram um dia de muito trabalho na Alzati. “Os pedidos acumulavam durante o final de semana e segunda-feira era uma correria. E, se a gente atrasar na expedição, isso impacta diretamente nas métricas dos marketplaces e perdemos reputação, os anúncios passam a ser menos visíveis, o que gera impacto direto nas vendas. 

A solução: tornar a expedição eficiente com o Lexos Hub

Em maio de 2022, a Alzati começou a usar o Lexos Hub. “Conheci a Lexos nas campanhas de publicidade nas redes sociais. Pouco tempo depois, contratamos um gerente que já tinha implantado a Lexos em outra empresa, e falou bem da ferramenta, que realmente trazia resultados”. 

Antes da implantação do Lexos Hub, a expedição dos produtos era feita de forma manual. “Era uma pessoa separando os pedidos, outra esticando o lote e conferindo e a última que vinha com as etiquetas para embalar”, relembra Diego. 

O resultado: uma operação eficiente com equipe enxuta

Com o Lexos Hub, a operação da Alzati está mais eficiente. Com a expedição de produtos mais ágil, a equipe ficou mais eficiente e enxuta.

 “Agora não preciso de uma pessoa para tirar notas e imprimir etiquetas porque o sistema faz isso de forma automática e sem erros”, comenta Diego.

Diego Magioni - Diretor comercial da Alzati

Na prática: funcionalidades que fazem as vendas crescerem 

Além da expedição automatizada, outras funcionalidades do Lexos Hub contribuem para o crescimento das vendas da Alzati. Uma delas é o gerenciador de anúncios.

“Eu consigo anunciar de forma massiva com o Lexos Hub porque ele exporta os anúncios para diversos canais de uma vez só”, afirma Diego.

Diego Magioni - Diretor comercial da Alzati

A precificação automática também é um diferencial para a Alzati. Com essa funcionalidade, o Lexos Hub sugere o melhor preço de venda para os seus produtos após a inserção dos custos e a da margem líquida desejada.

A expansão: estar presente no maior número de marketplaces

Hoje a Alzati está presente no Mercado Livre, Americanas Marketplace, Magalu, Amazon, Shopee e Via Varejo, todos eles com integração com o Lexos Hub. “Depois da implantação do Lexos Hub, acabou nosso gargalo da expedição e nossas segundas-feiras estão mais calmas”. Sem pedidos acumulados e com uma operação organizada, a Alzati tem segurança para escalar as vendas com a certeza de que não irá perder reputação nos marketplaces. 

Funcionalidades usadas

Expedição automatizada

Integração com marketplaces

Gerenciador de anúncios

Precificação automática