8 de março de 2022

Dia da Mulher: desafios da representatividade feminina

Apesar de serem mais da metade da população brasileira, as mulheres representam 61,9% da força de trabalho, contra 80,1% dos homens. O cenário parece otimista, mas a representatividade feminina está em apenas 39,4% dos cargos de gestão no país, de acordo com o Relatório Geral de Gênero do Fórum Econômico Mundial. Já dentro das grandes empresas, as lideranças femininas representam apenas 13%, segundo o Relatório Empreendedorismo no Brasil. 

Na outra ponta, empresas que equilibram a participação de homens e mulheres, ganham em vários aspectos, um dos principais é a  tomada de decisões mais justa dentro da organização. 

Representatividade em diferentes espaços

Mas a jornada das mulheres em busca de espaços não é fácil, e muitas vezes pode ser solitária. “No meu curso de Engenharia da Computação eu sou a única mulher numa sala com 70 pessoas. Além da minha cobrança interna, eu precisava lidar com situações de pessoas dizendo: você não vai conseguir tirar 5 numa prova de cálculo”, comenta Evelyn Oliveira, Customer Success na Lexos.

“Agora, no dia 10, eu me formo sozinha em Engenharia da Computação sem ninguém que começou comigo porque pegaram DPs e ficaram para trás e eu não”, comemora.

A história da Marcela Tonon, Product Manager da Lexos, também é parecida. “Fiz faculdade de Ciências da Computação e na minha turma de 50 apenas 3 eram mulheres”.

Deixando de lado o conceito de que homens são extremamente focados e que o raciocínio lógico não é o forte das mulheres, Marcela seguiu com os estudos e procurou tirar o melhor da experiência. “Ao invés de enxergar os homens como uma barreira, busquei exercitar outras visões e hoje enxergo uma mulher que além de ser multi-tarefas, tenho um raciocínio lógico muito bom, e isso me ajudou muito na minha área”, afirma.

Liderança inspiradora

Ter mulheres ocupando cargos de liderança é uma forma de inspirar e de se tornar referência para outras mulheres. “Estou no mercado de trabalho há 15 anos e ter mulheres na liderança, ainda mais em nosso ramo de tecnologia, é uma vitória e me motiva muito mais”, conta Camila Lelis, Sales Supervisor, da Lexos.

Na Lexos, o quadro de mulheres corresponde a quase 40% da força de trabalho com lideranças femininas nas áreas de Sucesso do Consumidor, RH e Suporte. “É muito inspirador para mim ver mulheres em posição de liderança. Eu me espelho muito em muitas figuras e procuro sempre consumir conteúdos feitos por mulheres, acho que faz toda a diferença para mim como pessoa e como profissional”, comenta Julia Gisolfi, analista de CS da Lexos. 

Outro desafio vivido pelas mulheres é conciliar a dupla jornada de trabalho, em que equilibrar carreira e família parecem ser papel exclusivo feminino. Nessa questão, a flexibilidade no modelo de trabalho é uma aliada das mães. “Para mim, um dos maiores desafios é conciliar o trabalho com a maternidade. E uma coisa que tem me ajudado é a possibilidade de trabalhar em homeoffice”, comenta Érica Rossino, Financial Supervisor da Lexos.

Dia da mulher vai além de uma data

Cada vez mais a importância e as vantagens da luta feminina têm sido reconhecidas em diferentes esferas da sociedade. Trazer esse assunto para a discussão abrindo o diálogo é uma das principais formas de entendimento para promover um espaço mais igualitário.

“Acima de tudo acho que é nossa responsabilidade criar uma rede de apoio na empresa e lutar para que cada vez mais as mulheres tenham espaço, porque ainda somos uma parcela pequena dos trabalhadores brasileiros”, finaliza Julia.