25 de maio de 2022
Plataforma de e-commerce: conheças as 6 mais usadas
Depois de decidir começar a empreender e abrir a própria loja, é o momento de escolher a plataforma de e-commerce onde vai começar a vender. Essa escolha precisa ser feita depois de bastante estudo, visto que pode interferir nos resultados obtidos.
Confira no texto as 6 plataformas de ecommerce mais usadas para escolher a melhor plataforma de e-commerce para o seu negócio.
Qual a melhor plataforma de e-commerce?
A internet possibilita que as pessoas tenham acesso a diversas opções para escolher o que precisam. Seja um produto, lojas para realizar uma compra, médico e até mesmo plataformas de e-commerce para iniciar seu próprio negócio.
Ter muitas opções é bom, mas também pode gerar várias dúvidas de qual é melhor e o que a pessoa deve conferir para saber qual a melhor para si.
Pensando nisso, separamos as 6 melhores plataformas de e-commerce:
Jet Commerce
A Jet Commerce é uma plataforma de e-commerce com mais de 15 mil lojas ativas, o que corresponde a 6,8% do mercado nacional de plataformas.
Possui integração com diversos marketplaces, um painel integrado às principais ferramentas Google, Facebook e diversos recursos para gestão de promoções, entre outras funcionalidades.
Oferece também relatórios para ajudar na gestão do negócio. Os relatórios vão desde comportamento e jornada de compras até análise de visitas à loja.
Com a Lexos e a Jet Commerce é possível vender na loja física, no e-commerce e nos marketplaces com uma operação centralizada e expedição até 5x mais rápida.
Loja Integrada
A loja Integrada é uma das plataformas de e-commerce mais utilizadas. Possui soluções simples para facilitar o processo de criação de uma loja virtual, o que é ótimo para as pessoas que não possuem tanto conhecimento sobre o digital, mas sabem que vender online é muito importante para prosperar nos negócios.
É uma das plataformas gratuitas de e-commerce, pois possui um plano básico, em que é possível cadastrar até 50 produtos, ter 1 usuário administrador e suporte via chatbot. Além do plano gratuito, possui 4 opções de planos pagos para atender as necessidades de cada um. Os planos podem ser pagos mensalmente ou anualmente com um desconto, e vão de R$ 39/mês a R$ 319/mês (anual).
Dentro da Loja Integrada, é possível escolher entre uma variedade de temas para a loja, utilizar extensões, aplicativos e até mesmo ferramentas de marketing, como Google Adwords, Facebook Pixel e outros.
WooCommerce
O WooCommerce é uma opção um pouco diferente das outras apresentadas aqui, porque não é uma plataforma, mas um plugin de WordPress para criação de lojas virtuais.
Possui teste grátis por 7 dias, período no qual a pessoa poderá testar diversas funcionalidades e cadastrar quantos produtos quiser. Em relação aos planos, possui dois: o básico e o completo.
O básico custa R$ 780 anuais e é a melhor escolha para pequenas empresas iniciarem suas vendas online. Neste caso, o empreendedor terá acesso à layout básico, integração WhatsApp, relatórios, versão celular, Correios e PagSeguro, vendas ilimitadas e certificado SSL.
Já o completo custa R$ 1.586 anuais e é a melhor opção para pequenas empresas que desejam expandir os negócios. Com este plano, a pessoa terá acesso à venda de assinaturas, checkout transparente, loja vitrine, CIELO, REDE e Mercado Pago, integração com ERPs, integração Marketplace e treinamento ao vivo.
Tray Commerce
A Tray Commerce é uma plataforma que possibilita que a pessoa tenha sua loja virtual completa com frete, pagamentos, recuperação de carrinho abandonado, marketing, entre outros.
Possui cinco planos: iniciante (R$ 49/mês), básico (R$ 99/mês), avançado (R$ 199/mês), profissional (R$ 499/mês) e exclusivo (R$ 749/mês). O limite de produtos cadastrados vão de 100 a ilimitado.
É possível criar um aplicativo mobile da loja virtual pela Tray. O recurso é cobrado a parte e tem custo de R$ 99/mês.
Adobe Commerce
A Adobe Commerce é a antiga Magento Commerce, uma plataforma que permite ao empreendedor criar experiências de vendas multicanal para clientes B2B e B2C em um só local.
Possibilita o gerenciamento de todas as marcas e atendimento a todos os clientes (pessoas físicas e jurídicas) por meio de canais digitais em uma só plataforma.
Também é possível integrar as vitrines com a ShopRunner, uma plataforma líder de e-commerce e subsidiária do FedEx Services. Essa integração ajuda comerciantes a gerenciar melhor os aumentos no volume de pacotes, oferecendo envio em até dois dias e processos simplificados de finalização e devolução.
Nuvemshop
Atualmente, a Nuvemshop possui mais de 90 mil lojas ativas na América Latina e está entre as maiores plataformas de ecommerce. Permite integração das lojas com Instagram Shopping, Facebook Shops e os maiores marketplaces do mercado de forma simples e fácil.
Possui três planos que podem ser pagos de forma mensal, trimestral e anual: impulso (R$ 49,90/mês), influência (R$ 99,90/mês) e escala (R$ 199,90/mês). Também possui a Nuvemshop empresarial, uma plataforma robusta para marcas com faturamento acima de R$50 mil/mês.
Possui mais de 30 layouts grátis para personalização das lojas, possibilidade de escolher os serviços de frete e criar o melhor fluxo de envios para a loja e conexão com diversos marketplaces para vender cada vez mais.
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Como escolher uma plataforma de e-commerce?
Depois de conferir essa lista de plataformas de ecommerce, é comum que o empreendedor fique confuso, sem saber como escolher a melhor para si.
É importante que ele leve em consideração alguns pontos e verifique qual irá funcionar melhor com o seu modelo de negócio e seus objetivos.
Veja abaixo 6 fatores que devem ser considerados e analisados antes de tomar a decisão:
- Suporte oferecido: o suporte oferecido pela plataforma é um dos principais pontos a ser observado. O empreendedor deve se certificar sobre o horário de funcionamento do suporte, qual a forma é feito, tempo de resposta etc;
- Meios de pagamentos: checar os meios de pagamento que a plataforma oferece também é importante, já que ter o máximo possível ajuda a converter mais vendas. Além disso, também é essencial que a plataforma ofereça gateway de pagamento e sistema antifraude;
- Integração com marketplaces: segundo o relatório sobre e-commerce do Brasil elaborado pela Ebit|Nielsen, as plataformas de marketplace representam cerca de 78% das vendas online no Brasil. Ou seja, quanto mais integração com marketplaces a plataforma oferecer, melhor será para a loja;
- Facilidade de utilização: analisar a facilidade de utilização e a necessidade ou não de contratar um programador para criar a loja também é importante. O ideal é que o uso seja fácil e que até mesmo pessoas leigas consigam criar sua loja sem problemas;
- Responsividade para mobile: segundo a pesquisa “Consumo online no Brasil”, realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offer Wise Pesquisas, o smartphone foi o dispositivo mais utilizado nas compras pela internet (87%) em 2021. Portanto, se um site não é responsivo para mobile, perde uma grande parte dos seus acessos e até mesmo vendas;
- Preço: saber quanto custa uma plataforma de e-commerce também é um fator decisivo para a escolha. O melhor é considerar as funcionalidades incluídas em cada plano e verificar o melhor para a loja.
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A Lexos é uma empresa com 10 anos de mercado, especialista em desenvolvimento de Software.
Fornece várias ferramentas para fazer tanto a gestão de vendas como a financeira, como controle de estoque, cadastro de clientes, gestão de compras e frente de caixa.
Lexos ERP
ERP significa Enterprise Resource Planning (Planejamento dos Recursos da Empresa), ou seja, é um software de gestão que integra sua loja física diretamente aos maiores marketplaces e e-commerces do Brasil.
Para as lojas virtuais, o ERP é importante pois é utilizado para administrar diversos pontos fundamentais para o andamento do negócio, além de concentrar toda a atividade em um único local.