14 de junho de 2018

DRE: Saiba o que é e como fazer a sua!

Manter a contabilidade em dia na empresa pode ser um verdadeiro desafio, não é mesmo? A legislação do país é cheia de detalhes e são muitas variáveis para avaliar. E, entre os documentos que um empreendimento precisa entregar para manter a regularidade fiscal, está a DRE (Demonstração dos Resultados de Exercício).

Esse registro é muito importante tanto para ordenar as contas quanto para que a corporação faça um controle dos seus processos financeiros. Quer entender o que é e como fazer uma DRE? Então confira este post que preparamos especialmente para você!

O que é uma DRE?

dre o que é

A DRE- Demonstração dos Resultados de Exercício é um relatório contábil que reúne informações sobre as movimentações financeiras do empreendimento. Ele inclui as despesas, custos e ganhos obtidos, demarcados em diversos itens dispostos de forma ordenada. Anualmente, é obrigatório entregar esse documento para o Estado. Essa norma foi estabelecida pela lei 6.404/76.

Porém, algumas empresas já fazem a DRE com uma periodicidade menor, como trimestralmente ou mensalmente. Isso porque ela é uma fonte de informações muito importantes para a condução do negócio. Esses dados podem ser usados para embasar ações estratégicas na organização.

Qual a importância da DRE para a empresa?

A DRE é exigida pela lei, o que é importante para manter a regularidade fiscal do negócio. Mas esse documento também pode ter outras funções: ele pode ser pedido quando um empréstimo bancário é solicitado ou quando busca-se um investidor, por exemplo.

Além disso, a DRE fornece informações importantes para que se faça uma análise crítica do desempenho da corporação. Com ela, podemos ver se as medidas aplicadas no empreendimento estão gerando um bom retorno financeiro.

Desse modo, a DRE pode ser utilizada com uma finalidade estratégica. Ela oferece informações importantes para as tomadas de decisões nos negócios, porque permite uma avaliação bem estruturada da performance da empresa em termos de finanças. Com esse documento, então, podemos distinguir as variáveis que estão influenciando nos resultados organizacionais, de forma que tenhamos mais consciência dos nossos processos.

Dessa forma, as decisões passam a ser embasadas em dados sólidos, e não mais em estimativas ou hipóteses falhas. Isso melhora as possibilidades para o negócio — aumentando, assim, as chances de sucesso no controle financeiro empresarial.

Como fazer uma DRE?

estrutura dre

Vamos mostrar agora os passos que você deve seguir para montar a estrutura DRE completa. Confira!

Receita Bruta de Vendas

A Receita Bruta de Vendas é o total que foi faturado com a realização das atividades-fim da empresa. Comece colocando esse valor para seguir o padrão do documento. Dele também vamos deduzir diversos outros itens da DRE. Veja o próximo passo!

Deduções de Vendas

As Deduções de Vendas são valores que representam as despesas que incidem sobre a Receita Bruta quando você opera uma venda de um produto ou serviço. Podem ser impostos estaduais, federais e municipais, comissões, fretes, preços de embalagens e até mesmo o incremento de preço com devoluções e cancelamentos.

Receita Líquida de Vendas

Para calcularmos o valor da Receita Líquida de Vendas, subtraímos os valores das Deduções da Receita Bruta de Vendas. Esse é será o valor que sua empresa ganhou (já considerando a subtração dos valores de taxas e impostos).

Custo do Produto ou Serviço Vendido

Custo é qualquer gasto que está ligado à produção ou à aquisição da mercadoria. Neste item, deve-se apontar os custos envolvidos na produção do período considerado na DRE.

Resultado Bruto

Para encontrar o Resultado Bruto, subtraia o Custo do Produto Vendido da Receita Líquida de Vendas. Ou seja, ele é o valor total que a empresa faturou menos as deduções e os custos envolvidos na produção.

Despesas

Despesas são os gastos envolvidos na administração do empreendimento. Assim, liste as despesas separando-as em categorias, como operacionais, administrativas e outras despesas (salários da administração, aluguéis, comissão de vendedores, entre outros).

Outras Receitas

Neste item, informe outros tipos de receitas que a empresa tem, como ganhos por aluguéis de propriedades, por exemplo.

Despesas Financeiras

As despesas financeiras são principalmente os juros devidos com a contração de empréstimos, multas, IOF e tarifas bancárias.

Receitas Financeiras

As Receitas Financeiras são os ganhos que a empresa obtêm nas operações financeiras, como variações monetárias e juros.

Resultado antes do IR/CSLL

Aqui, subtraia as despesas do Resultado Bruto (Despesas Operacionais, Administrativas, Financeiras ou Outras) e depois some as Receitas (Outras Receitas e Receitas Financeiras).

IR e CSLL

O Imposto de Renda de Pessoa Jurídica é calculado com base no lucro real obtido pela empresa, correspondendo a uma alíquota de 15% do valor. A Contribuição Social sobre Lucro Líquido equivale a uma taxa de 9% do Lucro Líquido da organização. Neste item, coloque esses valores de forma clara e concisa.

Resultado Líquido do Exercício

O Resultado Líquido do Exercício pode ser lucro ou prejuízo para a corporação, dependendo do desempenho financeiro do empreendimento. Para obter esse valor, subtraia o IR e o CSLL do Resultado Bruto somado às receitas e subtraído das despesas.

Viu só? Com essa quantidade de detalhes, a Demonstração dos Resultados do Exercício é um documento muito importante para a transparência das empresas. Por isso, informa às autoridades governamentais como foram as operações financeiras da organização dentro do período de um ano. Além disso, a DRE permite manter a regularidade fiscal do negócio.

Podemos usá-la, também, para contrair empréstimos e conseguir investidores. Como explicamos acima, para fazer uma Demonstração dos Resultados de Exercício uma série de operações considerando os lucros, as despesas, receitas e impostos cobrados devem ser feitas.

Para facilitar o seu trabalho, comece pela Receita Bruta de Vendas e subtraia, em seguida, o valor das deduções. Assim, encontrará a Receita Líquida de Vendas. Desse valor, retire o Custo do Produto Vendido e encontre o Resultado Bruto.

Não esqueça de listar também as despesas e receitas — e de considerá-las no cálculo os valores do IRPJ e da CSLL. Por fim, o Resultado Líquido do Exercício mostrará se há lucro ou prejuízo para o empreendimento.

Usando o DRE para a tomada de decisões

DRE - demonstração do resultado do exercício

O DRE é uma importante ferramenta para a tomada de decisões do seu negócio. Por meio dele, é possível analisar os pontos que precisam ser melhorados no seu empreendimento, bem como usar os indicadores de vendas e lucratividade para criar estratégias de aperfeiçoamento.

Pare te ajudar a utilizar esse relatório no dia a dia empresarial, nós separamos algumas dicas simples que você pode colocar em prática. Confira abaixo:

Comparação de períodos

A primeira maneira de utiliza o DRE para tomar decisões no seu negócio é fazendo a comparação de períodos. Por meio desse método, você consegue ver em quais meses as vendas foram melhores, e identificar os fatores que levaram a esse aumento.

Com base nesse tipo de comparação, é possível identificar, também, quais foram os produtos e serviços menos vendidos, e criar ações de marketing pontuais que fomentem a venda deles.

Identifique os custos e despesas que podem ser cortados

O excesso de despesas desnecessárias é um dos fatores que acaba minando a lucratividade de um negócio. Através do DRE, é possível identificar e analisar quais são os custos para a produção do produto ou prestação de serviços.

Por meio dessa análise, você conseguirá criar estratégias para minimizar esses gastos, como, por exemplo, a substituição de processos e operações obsoletas. Dessa forma, você consegue maximizar os lucros do seu empreendimento.

Redução de carga tributária

Outra maneira de usar o DRE para melhorar o desempenho da sua empresa, é por meio da análise de regime tributário. Muitos empresários pagam valores altos de impostos, mas, que não são realmente obrigatórios ou necessários. Isso acaba prejudicando a porcentagem de lucro, e deixando o produto ou serviço mais caro.

Com esse relatório, você pode analisar os tributos que a sua empresa está pagando, e verificar de que maneira é possível diminuir a tributação, de forma legal, e mantendo o seu negócio regular. Além disso, também é possível identificar itens que podem gerar a recuperação de crédito tributário, que é uma excelente alternativa para os empresários não pagaram tantos impostos.

Nesse caso, é essencial que um consultor tributário também ajude na análise. Apenas ele poderá identificar quais tributos estão sendo cobrados a mais, e de que maneira é possível reduzir a quantidade de impostos que estão sendo cobrados.

Indicação de melhorias necessárias

Por meio do DRE, você também consegue identificar possíveis melhorias que são necessárias no seu empreendimento. Muitas vezes, os empreendedores estão presos a processos e operações obsoletas, que acabam prejudicando a lucratividade do negócio.

Com o relatório, você consegue identificar quais são as melhorias necessárias para que o seu empreendimento possa ter um desempenho melhor. Mais do que isso, é possível identificar em quais períodos são necessárias ações pontuais para potencializar o seu negócio.

Agora que você já sabe como elaborar o seu DRE, e de que forma utilizá-lo no dia a dia empresarial, não deixe de fazer esse documento e começar a utilizá-lo. Você verá que o desempenho e lucratividade do seu negócio serão melhorados com a utilização desse relatório.

E então, gostou de saber como fazer uma DRE? Assine a nossa newsletter e receba mais informações!