22 de abril de 2018

Tipos de e-commerce: Conheça os principais

O e-commerce é a modalidade comercial em que todo o processo de compra e venda de produtos e serviços é feito online. Devido a sua praticidade, é um negócio que vem crescendo cada vez mais ao redor do mundo, especialmente no Brasil. Quem deseja empreender precisa colocá-lo em perspectiva e também ficar por dentro dos principais tipos de e-commerce.

Para ajudar quem quer se aventurar por este mundo ou mesmo para aqueles que já estão em busca de informações, nós preparamos esta publicação para apresentar alguns tipos de e-commerce.

Conheça e veja qual deles combina mais com a sua área de atuação.

 

Principais tipos de e-commerce: Business to Consumer (B2C)

 

Este é um dos principais tipos de e-commerce que existem. Ele consiste na operação comercial entre uma empresa (uma pessoa jurídica) e um cliente (uma pessoa física).

A empresa possui um site em que expõem os seus produtos ou serviços e que é acessado diretamente pelo internauta. Aqui ele conhece as opções, seleciona as mercadorias que deseja comprar, fecha a compra, faz o pagamento e já fica sabendo o prazo em que os produtos serão entregues em sua casa.

Geralmente esta empresa funciona no ramo do varejo e busca ao máximo criar estratégias para fidelizar os seus consumidores.

Como exemplo, podemos citar a Amazon (venda de artigos variados), Extra (venda de artigos variados), Ponto Frio (venda de eletrodomésticos), etc.

 

Principais tipos de e-commerce: Business to Business (B2B)

 

O segundo dos tipos de e-commerce é caracterizado por envolver, em uma ponta, uma empresa fornecedora de matérias-primas ou produtos. E na outra ponta uma empresa cliente.

Por ser uma relação comercial entre dois negócios é comum que a demanda de produtos seja alta e em atacado, até mesmo para oferecer vantagens à empresa cliente.

Como exemplos, podemos citar as redes de supermercado em atacado, como Atacadão e Sonda (venda de produtos alimentícios e de higiene).

 

Principais tipos de e-commerce: Consumer to Consumer (C2C)

 

O advento da internet também trouxe a possibilidade de compra e venda entre pessoas físicas, quase como um mercado paralelo ao das grandes empresas.

O terceiro dos tipos de e-commerce a ser apresentado é feito, geralmente, por um site que serve de plataforma de encontro entre aqueles que desejam vender ou comprar produtos artesanais, artigos de segunda mão, dentre outros. A negociação também é feita de forma “pessoal”, com mensagens trocadas entre ambas as partes.

Este tipo de plataforma oferece para os seus usuários um espaço com visibilidade, segurança de pagamento para os vendedores e garantia de entrega para os consumidores. Em contrapartida, certa porcentagem desta operação comercial é repassada para a companhia que gerencia o site.

Como exemplo, podemos citar o Mercado Livre (venda de artigos diversos), a Estante Virtual (site especializado na venda de livros novos e de segunda mão), OLX (venda de artigos diversos), Workana (plataforma de encontro entre clientes e profissionais freelancers) e grupos no Facebook, que cada vez mais surgem com este intuito.

 

Principais tipos de e-commerce: Business to Employee (B2E)

 

Agora vamos passar para um dos tipos de e-commerce mais específicos, o Business to Employee, que em tradução livre do inglês seria “de empresa para empregado”.

Nesta modalidade, uma empresa possui um canal e regras de venda de produtos e serviços específicos para os seus empregados.

Geralmente, através de uma plataforma online com acesso restrito, os funcionários podem usufruir de descontos, formas de pagamento especiais. E também pagamentos facilitados, além de outros benefícios exclusivos.

Este tipo de estratégia é interessante, pois permite que os empregados possam aproveitar os mesmos itens que produzem ou serviços que prestam, o que costuma ser um estimulante para que os funcionários trabalhem melhor.

Por outro lado, eles também servem como propaganda ou chamariz em sua rede pessoal, atraindo mais clientes através do chamado marketing de relacionamento.

Como exemplo deste tipo de prática, podemos citar empresas como CVC (especializada na venda de pacotes de viagem), dentre outras. 

Veja também:

Principais tipos de e-commerce: Peer  to Peer (P2P)

 

Este é um dos tipos de e-commerce mais controversos, pois não tem estruturas formais para estabelecer uma relação de compra e venda direta. E não oferece garantias de que o “vendedor” seja remunerado pelo seu trabalho.

Se traduzirmos ao pé da letra, esta expressão em inglês significa “par a par” e serve para denominar uma utilização específica de uma rede de computadores.

De forma didática, imaginemos que todas as empresas possuem plataformas próprias ou sites que estão hospedados em um servidor específico. Para que um cliente consiga acessar os seus produtos, ele se conecta ao site específico, como se o seu computador estabelecesse uma relação direta com o computador/servidor da empresa.

No caso do peer to peer, um usuário hospeda seus arquivos em plataformas ou programas específicos de compartilhamento de conteúdo. Através disso, o acesso a um filme ou livro, por exemplo, não está sendo centralizado em um, mas em múltiplos servidores/ computadores. E uma vez que caiu na rede, todos podem ter acesso.

É claro que isso é um crime, pois fere os direitos autorais dos criadores de conteúdo e é considerado pirataria.

 

Outros canais de comercialização

 

Além do computador em si para fazer operações comerciais. Vale a pena destacar outras modalidades de venda que utilizam o meio digital:

  • M- Commerce

Este é um dos tipos de e-commerce que utiliza os smartphones como meio principal de atingir os consumidores. Hoje, diversas empresas possuem aplicativos próprios para facilitar a navegação no aparelho e possibilitar outra via de compra.

  • S- commerce

Outro dos tipos de e-commerce que vem para dar praticidade à vida do consumidor é a venda de produtos via redes sociais.

Utilizadas em larga escala atualmente, também são espaços que dão visibilidade e que promete maior rendimento aos negócios.

  • T- commerce

E o último dos tipos de e-commerce a ser apresentado é o t-commerce, realizado via televisão digital. A partir de propagandas e mershandising, as marcas atingem diversos consumidores. Mesmo aqueles que porventura não possuem acesso a internet em si.

Conclusão

Agora que você conhece os principais tipos de e-commerce, é momento de analisar as possibilidades. E apostar naquele que acredita trazer mais benefícios para os seus negócios.