Fechamento de caixa: Como fazer o da sua empresa?

Download grátis
dessa Planilha

Fazer o fechamento de caixa é um procedimento no qual todo estabelecimento comercial precisa realizar diariamente. E você, tem efetuado o fechamento de caixa diário? Sabe como fazer fechamento de caixa corretamente?

Se a resposta for negativa, não é preciso se desesperar.

Assim como você, outros empreendedores geralmente deixam essa tarefa de lado por achar que as questões operacionais do negócio são mais importantes que as administrativas.

Mas, para ter compromisso e ser responsável com a gestão financeira do seu empreendimento, é preciso que você se dedique também ao fechamento de caixa do seu negócio.

E para lhe ajudar nessa missão, criamos uma planilha e também algumas dicas que irão te ajudar no fechamento de caixa diário da sua loja.

Descubra também:

  • A Importância de fazer o fechamento de caixa diário;
  • Planilha de Fechamento de Caixa diário;
  • Como fazer o Fechamento dixa Seguro com o Sistema Lexos.

 

Faça o teste do Sistema Lexos e tenha o Controle de Caixa da sua empresa !

Importância de fazer o fechamento de caixa diário

Sabemos que qualquer erro na gestão financeira de um negócio pode levá-lo a fechar as portas bem mais cedo do que se imagina.

Em outras palavras, se você não possui um controle sobre todo o dinheiro que e sai do seu caixa, as chances de colocar seu negócio em risco e comprometer os resultados do seu empreendimento são altas.

Seja uma retirada de dinheiro que não foi registrada, uma cobrança indevida. Ou então um dinheiro sobrando no caixa que na realidade se trata de um valor que era para ser usado no pagamento de fornecedores e você ainda não o fez, mas não se deu conta disso porque não possui um controle financeiro eficiente.

Tudo isso e muito mais pode acontecer quando não se tem um controle sobre a gestão financeira do negócio.

E o pior de tudo!

Esses problemas podem acontecer sem que você sequer tenha tempo de pensar em uma solução rápida, que contorne a situação.

Fazendo a abertura e fechamento de caixa corretamente, você evita de submeter o seu negócio a esses riscos.

Além disso, usando uma planilha de fechamento de caixa, você passa a cuidar melhor das suas finanças.

Agora, se você não faz ideia de como fazer o fechamento de caixa ou por onde iniciar esse processo, não se preocupe.

Vou mostrar a partir de agora todos os passos que deve dar para começar a implementar essa solução no seu estabelecimento.

Planilha de Fechamento de Caixa diário

O primeiro passo para começar a fazer o fechamento de caixa diariamente no seu estabelecimento é contar com uma planilha de fluxo de caixa ou um sistema para essa finalidade.

Através dessa ferramenta, você terá em mãos um controle melhor sobre as entradas e saídas diária de valores do seu negócio.

Dessa forma, não ficará perdido caso falte ou sobre dinheiro no seu caixa, fechando o balanço do dia com tranquilidade e segurança.

Além dessa ferramenta, também é importante que você faça um Check List de todas as etapas que deve seguir para fazer o fechamento de caixa do seu negócio.

Para facilitar sua vida nesse desafio, montamos uma lista com todos esses passos. Confira!

Check List para fechamento de caixa

O check list de fechamento de caixa é algo bem simples e prático de fazer e que pode tornar essa tarefa muito mais fácil do que imagina. Veja abaixo quais etapas devem fazer parte do seu Check List para fechamento de caixa:

1.    Abertura do Caixa

O primeiro item da sua lista consiste em abrir o seu caixa. Aqui, não deve haver nenhuma entrada, a não ser o troco inicial, também chamado de fundo de caixa.

Troco inicial    

O troco inicial é um valor disponibilizado na abertura de caixa, para o caso de haver a necessidade de repassar troco para os clientes.

2.    Registre todas as vendas do seu caixa

Uma vez que o caixa esteja aberto, o operador deverá registrar, ao longo do dia todas as entradas e saídas daquele ponto.

Importante! Todos os comprovantes devem ser guardados ao longo do expediente. São eles que ajudarão no fechamento de caixa, como prova da conferência de valores.

3.    Tenha um responsável pelo caixa da sua empresa

Um erro comum entre os empreendedores e que você não deve cometer é o de deixar várias pessoas usando o mesmo caixa. Isso pode gerar uma grande confusão, e ainda deixar o ponto mais suscetível a falhas, fraudes e golpes.

Se um operador abriu o caixa, ele deve ficar responsável por ele. Caso o expediente desse trabalhador acabe antes do final do expediente no estabelecimento, ele deve fazer o fechamento de caixa.

Acredite, isso faz toda a diferença para a saúde financeira do seu negócio, e até mesmo para o trabalhado dos seus colaboradores.

4.    Controle as retiradas do Caixa: Sangria

Outro detalhe importante sobre o processo de fechamento de caixa é controlar as sangrias feitas no caixa.

Para quem não sabe, as sangrias representam todas as retiradas feitas no caixa. Esse é um procedimento de segurança muito comum, e que a grande maioria dos estabelecimentos realiza.

Basicamente, você determina um valor X que o caixa pode receber. Quando ele atinge esse limite, o operador precisa fazer uma sangria.

Que nada mais é do que retirar o valor do caixa e guardar na administração. Tudo isso deve estar registrado, para que você saiba exatamente quantias sangrias foram feitas e os valores.

Isso evita que o caixa fique com muito dinheiro acumulado e, por algum incidente, todo o lucro do dia seja perdido.

5.    Suprimento de Caixa

O suprimento é um processo inverso ao da sangria. Basicamente, nessa etapa você vai colocar algum troco no seu caixa.

Registrar esse tipo de entrada é importante, também, para evitar qualquer tipo de falha no fechamento de caixa.

6.    Faça conferência prévia do fechamento de Caixa na troca de turnos da sua empresa

Como dito anteriormente, é muito comum que os operadores de caixa sejam trocados entre um turno e outro. Esse esquema de turnos precisa sempre ter uma conferência.

O trabalhador que está encerrando o expediente, precisa anotar todas as informações do caixa naquele momento, assim como o operador que está entrando.

Ao final do dia, ficará mais fácil fazer o fechamento de caixa.

7.    Concluindo o fechamento de caixa 

Aqui, a primeira coisa que você deve fazer é a verificação de valores em seu regime de caixa. Ou seja, o operador precisa contabilizar o dinheiro, comprovantes de cartões, cheques entre outros meios de pagamento.

É aqui que também todas as sangrias, suprimentos, trocas e devoluções devem ser contabilizadas. Feito isso, você deve somar o total de entradas e saídas.

E esses valores devem bater com os anteriores. Ao final do fechamento de caixa, você deve fazer um relatório de fechamento de caixa.

Nele, devem constar todas as informações do expediente: entradas, saídas, sangrias, suprimentos, total de pagamentos com cartão, total em dinheiro, entre outros dados.

Viu como todas as etapas do processo são importantes?  Aproveite para conferir abaixo o modelo de fechamento de caixa. Ele te ajudará e muito nessa tarefa que é tão importante para a saúde financeira de qualquer negócio!

Fechamento de Caixa Seguro com o Sistema Lexos

Se você quer ter mais facilidade na hora de fazer o fechamento de caixa do seu empreendimento, o software de Fechamento de Caixa PDV – Lexos é uma excelente opção. Ele agiliza o processo de pagamento de clientes, além de facilitar todos os registros de entradas e saídas do seu negócio.

Além disso, esse sistema da Lexos oferece algumas vantagens, tais como:

  • Emissão de nota fiscal com agilidade;
  • Controle de retiradas do caixa;
  • Acompanhe em tempo real o desempenho de cada vendedor;
  • Meios de pagamento personalizados;
  • Cadastro rápido de clientes;
  • Totalizador por meio de pagamento.

Para realizar o fechamento de caixa com o sistema Lexos é bem simples. Tudo o que você precisa fazer é seguir os passos abaixo. Confira:

  1. Abra o software;
  2. Efetue o login;
  3. Clique na opção Abrir/Fechar Caixa;
  4. Clique em abrir caixa;
  5. Selecione o funcionário que ficará responsável pelo caixa;
  6. Digite qual é o troco inicial que o caixa vai ter;
  7. Clique novamente em abrir caixa;
  8. Ao final do dia, basta clicar novamente em Abrir/Fechar Caixa e depois em Fechar Caixa.

Pronto, você acabou de efetuar o fechamento de caixa através da solução Lexos! O melhor de tudo é que o programa gera automaticamente o relatório de entradas e saídas.

Durante o dia, se você quiser, também pode ter acesso a uma prévia desse relatório para analisar o faturamento do dia.

Com o Fechamento de Caixa PDV – Lexos, você terá ainda mais facilidade para fazer a frente de caixa e fechamento de caixa do seu negócio.

Não deixe de conferir abaixo o vídeo de “Como abrir e fechar o Caixa – Lexos” para saber mais sobre essa solução integrada que irá melhorar e muita a saúde financeira do seu negócio

http://ww.youtube.com/watch?v=MvlAOOtIl_A

E você, tem conseguido fazer o fechamento de caixa da sua empresa com facilidade e exatidão? Deixe abaixo a sua dúvida e aproveite para ver como a Lexos pode te ajudar!