22 de novembro de 2023

Black Friday 2023: confira as travas dos marketplaces e outras novidades?

Essa data já conquistou o público-consumidor brasileiro, então, preparem-se porque a Black Friday de 2023 está chegando! Assim como os consumidores, os sellers também aguardam ansiosamente por ela, porque é uma oportunidade incrível de vender muito mais.

Neste ano, a Black Friday será realizada no dia 24 de novembro. Então, os principais marketplaces do Brasil já estão preparando suas ofertas.

Dados da Confi Neotrust e ClearSale apontam que, no ano passado, a Black Friday movimentou R$ 6,1 bilhões em nosso país, com um ticket médio de R$ 618,16. 

Para garantir que as vendas sejam tranquilas e justas, essas plataformas costumam adotar algumas travas, que são regras e restrições que visam evitar fraudes e abusos.

O que é trava em marketplaces?   

As travas são mecanismos que os marketplaces usam para evitar fraudes e abusos durante eventos como a Black Friday. Elas são importantes para garantir a segurança dos clientes e dos vendedores.

Conheça algumas delas:

  • O limite de compras é uma forma de impedir que um cliente compre uma quantidade excessiva de produtos em um curto período de tempo. Isso pode ser feito para evitar que pessoas abusem de ofertas especiais ou que tentem fraudar o sistema;
  • A verificação de endereço é uma forma de garantir que o cliente está realmente localizado no endereço que informou. Isso pode ser feito para evitar que pessoas de outros países ou regiões comprem produtos com preços mais baixos;
  • A verificação de pagamento é uma forma de garantir que o cliente tenha fundos suficientes para pagar pelo produto que está comprando. Isso pode ser feito para evitar que as pessoas comprem produtos que não podem pagar.

Dicas para evitar problemas nas compras da Black Friday

Além de ficar atento às travas dos marketplaces, também é importante tomar alguns cuidados para evitar problemas nas compras da Black Friday:

  • Não compartilhe seus dados pessoais com desconhecidos: nunca compartilhe suas informações pessoais, como senhas ou números de cartão de crédito, com pessoas que você não conhece;
  • Use um antivírus: um antivírus pode ajudar a proteger seus dados de malware e outras ameaças.

Confira as datas das travas e freezing dos principais marketplaces

Logo da Americanas Marketplace

17/11 - Aumento de preço
Criação de novas lojas
Configuração das lojas
Entrega full

Logo da Magalu Marketplace

22/11 – Parada de entrada de novos sellers e SKUs
Cadastro de novos produtos

Aguardando atualizações

A Shopee não trabalha com data limite para o seller mudar alguma informação no anúncio, seja de valores de desconto ou quantidade. A plataforma orienta para sejam seguidas as orientações de precificação.

17/11 a partir das 20h
Cadastro e exclusão de produtos
Aumento de preços
Cadastro da 2 url de frete
Cadastro da tabela de contingência

Novidades e expectativas para Black Friday 2023

Com a proximidade da Black Friday 2023, uma pesquisa da MField com 2.300 participantes revelou que 75,6% da população pretende comprar na data. Esse número representa um crescimento de 32,2% em relação ao ano passado, quando 43,4% dos brasileiros compraram na Black Friday.

O aumento da expectativa de compra também foi observado em uma pesquisa realizada pela Olist no Relatório de Tendências da Blacky Friday, com 1,6 mil lojistas. O relatório apontou que 73% dos comerciantes acreditam que as plataformas de marketplaces serão os maiores responsáveis pelo impulsionamento das suas vendas na Black Friday 2023.

Preferências dos consumidores na Black Friday 2023

Segundo a pesquisa da Olist, os consumidores demonstraram preferências para marketplaces na Black Friday 2023, como Mercado Livre, Americanas e Amazon, que são preferidas por 45% dos consumidores.

Se você quer saber como atrair clientes na Black Friday, já mirando nas próximas datas comemorativas do varejo, uma das dicas é investir no Unboxing Experience, que agrega valor à compra. 

O uso de embalagens personalizadas, brindes, mensagens de agradecimento, entre outras coisas, podem encantar os clientes, superando suas expectativas e, conquistando-os para futuras compras.

Lexos Hub te ajuda na Black Friday 2023

Para ajudar a lidar com a gestão desse alto volume de pedidos em tão pouco tempo, é fundamental contar com um hub de integração de marketplace que escale sua ao seu negócio. 

O Lexos Hub é a plataforma de  gestão mais completa do mercado. 

O Lexos Hub se destaca por seu conjunto abrangente de Dashboards de Business Intelligence, que analisa profundamente os dados de devoluções, produtos, vendas e custos da venda, aplicando facilmente as regras e os conceitos da regra de Pareto, capacitando-se com insights valiosos para tomar decisões estratégicas que impulsionam seus resultados.

No controle de estoque, garantimos um acompanhamento minucioso. Seu estoque é atualizado automaticamente, assegurando que as quantidades sejam precisas e confiáveis. 

Além disso, disponibilizamos relatórios detalhados das notas fiscais emitidas, proporcionando uma visão clara e abrangente das transações fiscais realizadas.

Com Lexos Hub à sua disposição, você experimentará uma transformação significativa durante a Black Friday 2023, na eficiência de suas operações de expedição, obtendo uma impressionante redução de até cinco vezes no tempo necessário.

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