Centro de custo: O que é e como ele pode ajudar a sua empresa
20 de março de 2018 |
Atualizado em 5 de junho de 2024As finanças costumam ser um assunto delicado para os empreendedores. Isto porque elas são peças-chave para o funcionamento de um negócio, é o que de fato possibilita a sua existência. Não é a toa que a maioria das empresas que fecham antes dos seus dois anos de existência apontam a ausência de administração de recursos como principal motivo. Para não entrar nessa estatística, elaboramos este artigo sobre centro de custo.
Entenda agora como ele funciona e como pode ajudar a sua empresa a ficar no azul.
Confira!
Índice
Centro de custo: entendendo o seu significado!
Para começo de conversa, podemos definir o centro de custo como um recurso através do qual um gestor pode controlar e analisar todo o dinheiro que entra e sai de seu empreendimento, identificando as fontes de renda e os destinos dos gastos.
Para que esta ferramenta seja eficiente, convém separá-la em diversas unidades, o que permite ter um olhar mais detalhado de cada departamento da empresa, verificando suas necessidades específicas e como o capital pode ser aplicado a fim de suprir estas demandas.
Na prática, como o centro de custo ajuda na gestão do meu negócio?
Em linhas gerais, o centro de custo possibilita uma visão ampla do movimento financeiro de uma empresa.
Para fins práticos, tomamos como exemplo uma empresa de porte médio. Para controlar os seus recursos, foi decidida a criação de um centro de custo para cada departamento, sendo eles:
- Criação;
- Marketing;
- Atendimento ao cliente;
- Compra de materiais;
- Contabilidade e
- Jurídico.
A partir da criação de 6 centros de custo, são elaborados periodicamente relatórios que trazem o fluxo de caixa de cada uma destas divisões.
A cada supervisor de departamento caberá analisar os dados e julgar se a utilização do capital está sendo bem feita, se os gastos são necessários ou quais podem ser reduzidos ou eliminados; se o valor de lucro alcançado está atingindo as estimativas, etc.
Veja também: Saiba quais são os documentos obrigatórios para a admissão de empregado CLT.
Por outro lado, o empreendedor ou a equipe executiva terá através destes documentos acesso a toda movimentação financeira da empresa e ao mesmo tempo detalhes objetivos sobre a receita de cada divisão.
Assim, o conceito de centro de custo permite um olhar amplo e micro para o empreendimento, o que permite relativizar as situações, ora olhando para o macro, ora para um micro dependendo do que é demandado. Fica mais fácil tomar as melhores decisões.
Como implantar um centro de custo?
Agora que você entendeu o conceito de centro de custo, talvez esteja pensando em como é possível criar este espaço no funcionamento da sua empresa.
De início, já destacamos que é possível ter centro de custo em todo tipo de negócio, mesmo aqueles considerados de pequeno porte, pois através deste recurso será possível controlar melhor o capital disponível e expandir as atividades realizadas.
No caso de empresas menores, por exemplo, é possível iniciar a aplicação do recurso criando, pelo menos, três centros independentes:
- O primeiro relativo à própria administração do negócio;
- Outro referente à produção de artigos ou a compra de produtos para a revenda e
- Um último relacionado às vendas propriamente ditas ou serviços prestados aos clientes.
Como gestor da empresa, você pode fazer uma estimativa dos custos e lucros que cada área gera para todo o empreendimento. Com isso, é possível iniciar os trabalhos do seu centro de custo e, pouco a pouco, ir ajustando valores e metas com a realidade encontrada.
Quanto maior for uma empresa, mais centros de custos ela terá devido aos seus diversos departamentos e até mesmo às filiais. Mas este número não deve assustar, muito pelo contrário: ele permite o controle da unidade como da totalidade.
E além disso...
Depois de criar um centro de custo para cada departamento de sua empresa, o trabalho não para por aí: é necessário também se atentar para a organização interna de cada uma destas partes.
Caberá ao gestor de cada área definir para onde e quanto será direcionado o dinheiro de caixa, também fazendo divisões internas para entender as necessidades de cada função e melhor distribuir o capital.
Tomemos como exemplo o departamento de marketing. O supervisor deste desta área deve levar em conta gastos como:
- Folha de pagamento dos colaboradores;
- Anúncios online;
- Propagandas físicas como outdoors e folhetos;
- Investimento em pesquisa de relacionamento com o cliente, etc.
Desta forma, haverão as subdivisões necessárias para pensar a melhor maneira de empregar o dinheiro depositado em caixa e gerar lucro para a empresa.
Quais recursos podem ser utilizados para proporcionar um bom funcionamento ao centro de custo?
Observe que existem ferramentas que facilitam o gerenciamento de cada centro de custo, permitindo que este conceito de praticidade seja explorado ao máximo, utilizando-se de todo o potencial que ele tem.
Entre os recursos, destacamos os sistemas operacionais. Eles podem ser definidos como softwares que disponibilizam diversas funções que auxiliam na administração do negócio, automatizando tarefas que são do trato diário dos colaboradores.
Um mesmo programa tem a facilidade de concentrar informações sobre diversos centros de custo. Sejam eles internos a uma unidade simples como também à filiais.
Através deles, registra-se e se acompanha todas as movimentações de caixa realizadas em um período desejado. Além de também poder gerar relatórios que auxiliem nesta análise tão importante.
Em suma, você não precisa quebrar a cabeça pensando em como poderá gerir cada centro de custo. Mesmo que disponha de um colaborador para supervisionar individualmente todos eles. Além de pessoas de confiança, você possui hoje uma ajudinha da tecnologia.
Conclusão
Esperamos que você tenha gostado do artigo. E entendido a importância de se aplicar a ferramenta de centro de custo em sua empresa. Através dela você pode acompanhar todo o movimento de dinheiro que acontece em seu empreendimento.
Além de recomendarmos a sua aplicação, também indicamos a necessidade de um programa de gestão para facilitar as tarefas de organização e controle do dia-a-dia. Será possível assim ter um domínio completo sem perder tempo demais com planilhas confusas e eventuais perdas de informação.