26 de julho de 2018

Como montar uma loja de roupas de sucesso!

Você adora andar na Moda? Você ama atender o público? Então talvez seja a hora de você montar uma loja de roupas de sucesso!

Para muitos, montar uma loja de roupas é o primeiro passo para iniciar numa jornada empreendedora e também significa desistir da segurança do trabalho corporativo, com uma renda estável, férias remuneradas, feriados tranquilos com a família, décimo terceiro no final do ano, entre outros benefícios da CLT.

Administrar uma loja de roupas é mais do que um trabalho CLT em tempo integral, é algo que você fará todos os dias, algo que você precisará viver intensamente, inovando a cada estação, trazendo novidades para seu público e atendendo o cliente como se fosse um único.

Abrir um empreendimento é uma tarefa que exige esforço e dedicação, por isso, fizemos este texto para desvendar todos os segredos de Como Montar uma Loja de Roupas de Sucesso.

O Brasil precisa de empreendedores como você!

Se ficar com dúvidas, deixe um comentário ao final do post.

Boa leitura!

Como Montar Uma loja de Roupas de Sucesso

Não basta apenas ter uma ideia boa e recursos, e necessário um bom planejamento, bem como várias ferramentas que lhe auxiliem na administração, como por exemplo um sistema para loja de roupas para ter o total controle administrativo da sua loja. Dessa forma, será mais fácil lidar com todas as etapas para colocar a sua empresa em atividade.

O mercado de moda tem crescido cada vez mais. São tantos nichos de atuação que o empreendedor pode manter um catálogo extremamente variado, com diversos tipo de mercadoria e marcas, ou focar em apenas um tipo de mercadoria ou numa marca exclusiva. Isso depende muito do tipo  de público que você irá atender.

Trabalhar no segmento da moda é tão maravilhoso, que além de fazer parte do nosso  dia a dia (nossas roupas de trabalho, academia, baladas, etc), as roupas também são excelentes opções de presente. Por isso, este mercado é encantador e muitas empresários focam neste segmento.

Para lhe ajudar a como abrir uma loja de roupas de sucesso, listamos algumas informações que você precisa saber para conquistar a tão sonhada liberdade financeira e ter uma loja de roupas de sucesso.

  • Como montar uma loja de roupa sendo MEI;
  • Como anda o mercado brasileiro de vestuário;
  • Passo a passo para montar uma loja de roupa;
  • Dicas e cuidados para que a sua loja de roupa seja um sucesso.

Come é possível montar uma loja de roupas sendo MEI?

A modalidade de MEI foi criada pelo Governo Federal visando incentivar a formalização de profissionais. Nesse regime você pode faturar até R$ 81 mil por ano, e tem uma quantidade de tributos bem menor do que em outras modalidades de negócio.

Muitas pessoas ficam na dúvida sobre como abrir uma loja sendo MEI, mas o processo é bem mais simples do que você pode imaginar. O seu cadastro como Micro Empreendedor Individual é feito através da internet, e você pode solicitar o alvará de funcionamento na sua prefeitura.

Veja os quais são os documentos necessários para abrir uma empresa MEI.

Além disso, durante o cadastro como MEI, você pode escolher entre atuar com loja física ou virtual. Em pouco tempo você terá todos os documentos necessários em mãos e já poderá atuar com o seu negócio.

Vantagens de abrir uma loja de roupas com um CNPJ no regime MEI, quando comparado de ter uma loja de roupas informal:

  • Conta em bancos de pessoa jurídica você poderá solicitar as máquinas de cartão com melhores taxas
  • Melhor a negociação com seus fornecedores e consiga maiores prazos para pagamento
  • Micro créditos com excelentes taxas para empresas no regime MEI
  • Programas de incentivo do governo como por exemplo o programa Juro Zero Empreendedor, criado em parceria com a agência estadual Desenvolve SP e o Sebrae-SP,

O mercado brasileiro de vestuário

Antes de você saber o que precisa para montar uma loja de roupas, é necessário entender à fundo o mercado brasileiro de vestuário.

Mesmo com a crise que abalou o país nos últimos anos, os especialistas têm sido bastante otimistas em relação a esse setor. Isso porque a cada dia esse mercado tem registrado números melhores, demonstrando que os consumidores estão retomando a confiança e voltando a comprar mais.

E segundo o economista Maílson da Nóbrega, o Brasil terá crescimento de 3,5  a 4% do volume de vendas no no varejo em 2019.

Como montar uma loja de roupas: Passo a passo

Agora que você sabe que é possível utilizar o MEI para ter o seu negócio próprio, vamos te ensinar em um passo a passo simples, como montar uma loja de roupas. Nesse tutorial você entenderá quais os aspectos mais importantes para que a sua ideia seja um sucesso.

Mais do que isso, você saberá o que precisa para abrir uma loja de roupas, no sentindo de planejamento e investimentos. Todos esses detalhes são importantes para que o seu empreendimento seja um verdadeiro sucesso.

  1. Defina o seu nicho de atuação

Antes de pensar em abrir um MEI, investir dinheiro e alugar um ponto comercial ou criar uma loja virtual, é necessário definir qual o seu nicho de atuação. Existem vários segmentos de vestuário do mercado. Desde os mais gerais como moda infantil, até os específicos como Plus Size.

Para lhe ajudar, separamos algumas ideias para loja de roupas:

  • Gestantes: Sim, as mamães adoram andar na moda e sempre estão em busca de itens fashion e maravilhosos. Esse é um mercado ambo e ainda pouco explorado;
  • Gospel: Esse é outro nicho em constantemente crescimento. Graças ao sucesso de celebridades gospels, a demanda por esse vestuário em específico é alta;
  • Bebês: Esse é um setor que nunca fica sobrecarregado. As mamães simplesmente adoram comprar mimos para seus filhos e filhas;
  • Fitness: O aumento da expectativa de vida dos brasileiros causou uma verdadeira explosão de pessoas em busca de uma vida saudável. As roupas fitness são um sucesso, pois, podem ajudar os atletas durante os treinos.

Então, não se esqueça, o primeiro passo de como montar uma loja de sucesso é estudar bem o mercado da sua região e escolher o nicho que melhor se enquadra no seu perfil e nas demandas do público-alvo.

  1. Defina o seu público-alvo

O segundo passo de como montar uma loja de roupas é pensar no seu público-alvo. Não adianta se fixar na premissa “quero vender para qualquer pessoa”. A sua clientela, assim como seu nicho é específica e apenas conhecendo ela você terá sucesso nos negócios.

  1. Escolha seu ponto comercial com muito cuidado e atenção

Esse é um cuidado importante tanto para quem vai atuar com loja física, como virtual. No caso de quem quer vender presencialmente, é preciso pesquisar bem a região do ponto comercial. Veja quantos concorrentes existem por perto, se o layout do espaço é adequado, se há segurança no entorno, e, principalmente se há um grande volume de pessoas.

Já para quem vai aderir ao e-commerce, é necessário escolher uma plataforma que ofereça todo o suporte necessário. Desde os módulos de segurança até o sistema de pagamento.

  1. Plano de negócios para montar uma loja de roupas

Esse é passo extremamente importante no processo de como montar uma loja de roupas. É através da elaboração de um plano de negócios que você conseguirá colocar no papel todas as informações do seu empreendimento.

Nele você irá reunir vários estudos que te auxiliarão a ter um norte nessa jornada. Por exemplo, você indicará quais são os seus principais concorrentes, quanto você precisa faturar por mês, qual é o seu capital de giro, com quais fornecedores você irá trabalhar e todos os dados que forem necessários para que você tenha segurança.

Após concluir seu plano de negócio, faça também uma análise SWOT do mercado de atuação.

SWOT analysis

Neste modelo de gestão, você poderá identificar seus pontos fortes e com isso montar seu plano de marketing em cima dos pontos mais fortes, também poderá entender seus pontos fracos para tentar melhorá-los, mapear as ameaças do seu negócio como fornecedores que não entregam no prazo, ver como você pode posicionar sua marca no mercado e por fim as oportunidades que serão diversas após esse estudo da análise SWOT.

Geralmente com a analise SWOT desenhada, você saberá exatamente aonde "atacar" seus concorrentes, começando por seus pontos fracos que logo se tornarão suas OPORTUNIDADES.

Listamos alguns exemplos que você poderá usar como oportunidade na abertura da sua loja de roupas.

  • Maior variedade de produtos
  • Layout da loja moderno e inovador
  • Criar uma cultura de excelência em seu atendimento
  • Proporcionar momentos únicos para seus clientes
  • Criar uma nova política de trocas e devoluções especial, para clientes especiais
  • Ter preços de guerrilha, ou seja, colocar produtos estratégicos na sua loja, com preços baixos, para atrair novos clientes.
  • Treinar sua equipe de vendas para fazer upsell (aumento do ticket médio)
  1. Investimento inicial e capital de giro

Independentemente se você terá uma loja física ou online, você precisará de um investimento inicial para abrir o seu negócio, bem como um fundo (Capital de Giro) para mantê-lo nos primeiros meses, até que ele comece a dar lucro.

Para estabelecer esse valor, você deve levar em conta todas as despesas e gastos que você terá. Desde as contas fixas como água, luz, telefone, até a compra de mobiliários ou pagamento de domínio.

Se planeje para arcar com todas essas despesas sem precisar de vendas pelo menor por 4 meses.

  1. Crie uma identidade de marca

Outro ponto importante em como montar uma loja de roupas é criar uma identidade para sua marca. É através dela que você conseguirá conquistar os seus clientes e fidelizá-los.

Ela envolve todos os aspectos visuais do seu empreendimento, desde a logo, até a decoração da loja física, ou layout da loja virtual. Cada detalhe fará toda a diferença para que os clientes optem pelo seu empreendimento e não de um concorrente.

Para elaborar uma identidade chamativa e que conquiste a atenção de todos, é necessário saber exatamente quais são os valores da sua marca. Além disso, o ideal é que você trabalhe com profissionais especializados na construção desse tipo de identidade para te auxiliar a estabelecer uma imagem clara sobre ele.

  1. Compre de fornecedores confiáveis

Mais um passo de como montar uma loja de roupas é buscar fornecedores confiáveis, que ofereçam uma gama variada de produtos, mas, que também arquem com prazos. Lembre-se que o seu cliente é exigente, e se você ficar sem estoque poderá afetar a identidade do seu negócio.

Por isso pesquise bem por fornecedores antes de começar a pedir os produtos da loja.

  1. Precificação de Produtos, como achar o preço ideal

Essa é uma etapa de como montar uma loja de roupas que exige muito cuidado e atenção. A precificação de produtos é um dos principais elementos que irá determinar a lucratividade do seu negócio.

Se você trabalhar com uma margem de lucro muito achatada, correrá o risco de ter um grande volume de vendas, mas mesmo assim não conseguir arcar com as suas despesas.

Para fazer uma precificação de produtos, você precisa somar todas as despesas e gastos do seu negócio, incluindo impostos, e calcular uma porcentagem que possibilite que você arque com todas as suas despesas, e ainda consiga ter lucro e até destinar uma parte para investimentos.

  1. Mantenha o seu financeiro sempre organizado

Uma vez que você já tenha um espaço, produtos para serem vendidos, uma identidade e todos os preços já tiverem sido estabelecidos, é necessário começar a utilizar ferramentas que te ajudem a organizar o financeiro do seu empreendimento.

Muitas pessoas acreditam que apenas anotar as transações feitas dentro do negócio já é o suficiente. Contudo, o fazer o fluxo de caixa manualmente pode gerar uma série de problemas, como erros de valores e cálculos.

Por conta disso o mais indicado é que você utilize um software de automação. Por meio dele você poderá centralizar todas as informações financeiras da sua loja, de forma automática e sem erros.

Desde o controle de estoque até a emissão de nota fiscal. Tudo poderá ser feito em uma única plataforma, otimizando o seu dia a dia.

Dicas e cuidados para que a sua loja de roupas seja um verdadeiro sucesso

Mais do que saber o que é necessário para montar uma loja, você precisa saber como organizar uma loja de roupas. Isso porque, a organização dela fará toda a diferença na hora de chamar a atenção dos clientes.

Na loja física, você precisa criar um ambiente em que o cliente se sinta à vontade para comprar, e tenha facilidade para encontrar as peças desejadas. Uma dica é apostar em uma decoração mais clean, que deixe o espaço bem livre e arejado.

Sobrecarregar o ambiente com itens de decoração pode dificultar a passagem dos clientes, ou até mesmo a visualização das mercadorias. Então, organize o espaço de maneira mais clean.

E-commerce

Para quem deseja ter uma loja virtual, a principal coisa que o empreendedor precisa se preocupar é com a responsividade e navegabilidade do seu site. Esse é um dos fatores que as pessoas mais levam em conta atualmente.

Uma loja virtual que não carrega em dispositivos móveis, e que fica travando o tempo todo está fadada ao fracasso. Vivemos em plena Era Digital, as pessoas precisam de dinamismo e rapidez.

De modo geral, tanto para lojas físicas como online, você precisa pensar na experiência do seu cliente. O processo de compra precisa ser simples e prazeroso. Assim, ele sentirá confiança na sua marca, e as chances de fidelização serão muito maiores.

Além disso, outra forma de como atrair clientes para loja de roupas é investindo em marketing digital. Esse tipo de estratégia é recomendada para todas as empresas, independentemente do porte ou segmento de atuação.

Como dito anteriormente a internet se tornou uma ferramenta poderosa. Mesmo os consumidores que não comprar por ela, buscam informações sobre produtos, serviços e marcas através da web.

Logo, para conseguir ampliar o seu alcance de atuação, e, ao mesmo tempo conquistar essa clientela “conectada” é necessário investir em ações de marketing digital. A criação de perfis nas redes sociais, por exemplo, é indispensável.

Hoje os brasileiros utilizam essas plataformas para pesquisar, comprar e até mesmo se comunicar com as empresas. Então, se a sua loja de roupas estiver nesse meio, terá mais chances de fazer sucesso.

Conclusão

O processo de como montar uma loja de roupas não é um bicho de sete cabeças. Na verdade, tudo é uma questão de se planejar e saber exatamente qual o próximo passo a ser dado.

A grande dica para que você obtenha sucesso com o seu negócio é otimizar ao máximo as suas funções administrativas, que são as que exigem mais do seu tempo.

Uma vez que você consiga otimizá-la será mais fácil dar conta de todas as tarefas do seu negócio.