15 de junho de 2022

Como ser premium no Mercado Livre e vender mais

Qual o maior desejo de quem vende no Mercado Livre? Vender mais, certo? Mas para que isso aconteça não basta só ter um preço competitivo e um produto que agrade os consumidores. 

É preciso estar entre os melhores!

Se você quer saber como ser premium no Mercado Livre, continue por aqui e acompanhe as nossas dicas para vender mais no e-commerce que mais cresce no Brasil!

Como ser premium no Mercado Livre?   

Antes de mirar o selo Premium ou Platinum, como também é conhecido, você precisa se tornar um MercadoLíder. Para isso, é preciso atender a alguns requisitos básicos: 

✅ Ser vendedor do Mercado Livre há quatro meses, no mínimo;

✅ Separar os documentos necessários para o cadastro;

✅ Enviar os documentos para comprovação fiscal;

✅ Estar o termômetro de reputação na cor verde-escuro;

✅ Não ter mais do que 1% de reclamações sobre o total das vendas;

✅ Ter menos de 2% de vendas canceladas com devolução de dinheiro.

Se você ainda está começando, fique tranquilo. Leia mais sobre Como anunciar no Mercado Livre.

Mas se você já está mirando grandes ganhos, continue com a gente.

Passada essa sabatina, é hora de cobiçar o nível mais alto dos selos: o Mercadolíder Platinum. Esse selo vai garantir que você esteja entre os melhores vendedores do Mercado Livre e ter chance de vender mais.

Será que você atende aos requisitos?

Para ser premium no Mercado Livre, você precisa ter feito 450 vendas ou mais e ter faturamento de R$ 200 mil nos últimos 60 dias.

Além disso, é preciso cumprir com todos os requisitos citados acima. São muitas exigências para ser Mercado Livre premium, não é mesmo? Mas será que é só isso?

Esses são os requisitos mínimos, mas é possível tornar o seu negócio mais atrativo no Mercado Livre adotando algumas medidas. Para te ajudar a implementar isso é simples, basta se fazer algumas perguntas:

Qual é a experiência do cliente ao comprar na sua loja?

Não basta só investir em anúncios, se você não atender bem o seu cliente em toda a jornada de compra, pode acabar com a reputação manchada. 

E atender bem vai desde responder uma simples dúvida rapidamente, até devolver um produto que o cliente não queira mais, por exemplo.

Lembre-se, você precisa manter o seu termômetro sempre verde, mesmo que para isso precise desfazer uma venda 😉 

Eu tenho um bom histórico no Mercado Livre?

Se você quer ser bem visto no marketplace precisa ter um bom histórico. Por isso, a questão da reputação é tão importante. 

Nem sempre é fácil se dedicar aos consumidores como você gostaria, mas responda rápido: você compraria algo se não tivesse certeza de que o produto é exatamente o que você precisa? 

Nesse sentido, atender o consumidor em cada dúvida, por mais simples que seja, é uma forma de melhorar a sua reputação, mesmo que a venda não aconteça naquele momento. 

Lembre-se: as pessoas não lembram muito das boas compras que fazem, mas aquelas que deram dor de cabeça, elas não esquecem jamais. Então, cuide muito bem do seu histórico no Mercado Livre.

Eu tenho um faturamento recorrente?

Para o Mercado Livre, os vendedores que mantêm a mesma média de faturamento dentro de um período de três meses têm mais chances de serem bem vistos. 

Isso demonstra que o vendedor é competitivo, tem um bom produto e os consumidores gostam de comprar dele.

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Eu ofereço descontos atrativos aos meus clientes?

O que motiva as pessoas a comprar? Necessidade? Vontade? Eu diria que ambas. Independentemente da motivação de cada um, uma coisa é fato: quem entra no Mercado Livre para comprar, já sabe o que quer. O que falta, às vezes, é só um incentivo. 

Então, uma forma de ganhar mais atenção na plataforma e vender mais é oferecer descontos reais e atrativos aos consumidores.

Sabe aquele produto que já não está mais tão em alta, ou que tem um preço mais alto e está difícil vender? É hora de pensar em uma promoção.

O meu prazo de entrega é bom ou deixa a desejar?

Quem compra quer receber logo. Afinal, já pagou e não vê a hora de estar com o seu produto em mãos. Por isso, nada de demorar para fazer a remessa de suas entregas.

Não tem nada que deixe o consumidor mais irritado do que acessar o rastreio do produto e ver que ele ainda não foi postado. Não faça isso se quiser manter uma boa reputação no Mercado Livre, hein?

Uma alternativa é utilizar o Mercado Envios full. Ao assinar o serviço, você mantém o seu estoque em um dos centros de distribuição do Mercado Livre.

Então, assim que o comprador finaliza a transação, o Mercado Livre separa o produto, coloca em uma embalagem exclusiva e envia para a entrega. O cliente recebe a encomenda em até 24 horas 😃 

Leia mais:

Estou investindo em anúncio premium Mercado Livre?      

Investir em um anúncio premium é tão importante como calcular preço de venda no Mercado Livre. Isso porque, os anúncios pagos tornam os seus produtos mais visíveis, tanto na página de busca, quanto nas páginas de produtos semelhantes na plataforma.

Portanto, se você quer vender mais e estar junto dos melhores, precisa investir nisso. Há três categorias de anúncios: grátis, clássico e premium.

Nesta última, a exposição dos produtos é máxima e os anúncios têm duração ilimitada. Além disso, você pode oferecer aos clientes parcelamento em até 12x sem juros.

Em relação ao valor do anúncio premium, há um custo para produtos novos e usados, conforme a categoria. Veja o valor anúncio premium de cada categoria.

Já para produtos abaixo de R$ 79 há um custo fixo de R$ 5 por unidade, além da tarifa que você pode conferir no link acima. 

Qual dessas dicas acima você já está aplicando aí na sua loja? 

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Bom, agora que você já sabe como ser premium no Mercado Livre e como deixar a sua loja ainda mais atrativa no marketplace, pode estar se perguntando:

 Eu tenho uma ferramenta de análise de mercado?

Sabia que é possível monitorar seus concorrentes e saber quais preços eles estão praticando? 

O Seller Analytics é uma extensão do Google Chrome gratuita que você pode baixar para acompanhar as ações de preço dos seus concorrentes. 

Com ele, você entende melhor o seu nicho e pode otimizar seus anúncios, ofertas e preços, de acordo com a concorrência.

Clique aqui e use o seu vigia de preços gratuitamente.

Eu tenho uma ferramenta que me ajuda a vender mais?

Se você vende em vários e-commerces diferentes, precisa ter um hub de integração marketplace. Ele te ajuda a administrar seu estoque e seus pedidos e assim sobra mais tempo para responder às dúvidas dos seus clientes. 

Lembra como é importante para a reputação? 

Conheça o Lexos Hub

O integrador de marketplace que vai tornar o seu dia a dia muito mais simples e te ajudar a vender mais, como?

O Lexos Hub é excelente por 5 motivos:  Você gerencia todos os seus produtos e pedidos em um único lugar, e pode vender nos maiores marketplaces do mercado sem precisar atualizar o estoque em lugares diferentes; Publica seus anúncios em massa, ou seja, aquele anúncio que está bombando no Mercado Livre pode fazer sucesso também em outros e-commerces; Pode emitir suas notas fiscais automaticamente com as etiquetas de envio;  Pode fazer expedição automatizada das suas encomendas, e reduzir seu tempo de expedição em até 5 vezes; 😯 Você descobre quais são os produtos campeões de venda, monitora os concorrentes e assim, pode melhorar a performance de seus anúncios.

Se você quer vender mais e se tornar premium no Mercado Livre, pode contar com os recursos do Lexos Hub.

Com ele, seu produto alcança mais pessoas, você atende seus pedidos em tempo recorde e ainda cresce a reputação do seu negócio.

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