8 de março de 2022

Controle de estoque: saiba como a boa gestão pode ajudar no crescimento

Muitos não sabem o que é controle de estoque ou a sua importância, mas é por meio dele que há um controle de entrada e saída dos itens disponíveis na empresa. 

Além de controlar o que está ou não disponível na loja, também é muito importante para o crescimento da empresa. Quer saber como? Acompanhe o texto abaixo. 

Qual a importância do controle de estoque?

O controle de estoque diz respeito à logística das mercadorias e produtos.

Tendo uma gestão rígida neste controle, é possível conseguir mais vendas e, com isso, alcançar um crescimento no negócio. A partir de processos bem definidos, o empreendedor pode se prevenir em relação à falta de estoque, evitando perder uma venda ou atrasar uma entrega por conta desse fator. 

Além disso, pode ajudar na conservação dos produtos, pois, dependendo do tipo de material, podem deteriorar, caso fiquem estocados por muito tempo. 

Outro dado importante é que esse controle também auxilia nas decisões de compra, para não haver excessos ou faltas de um produto. 

Com um controle eficaz do estoque, o empreendedor pode proteger e evitar qualquer comprometimento do capital giro, mantendo-se no mercado e vendendo cada vez mais. 

Leia mais:

Gerenciar o estoque

Como fazer controle de estoque

Programa de controle de estoque: Lexos ERP

Investir em um programa de controle de estoque pode ajudar uma empresa a melhorar ainda mais os seus processos e gestão. 

O Lexos ERP é um software de automação comercial, com esse programa é possível realizar o controle de estoque de forma rápida e simples, sem a necessidade de uma planilha de controle de estoque ou de uma ficha de controle de estoque, que, muitas vezes, podem ser confusas ou o empreendedor nem sabe como montar uma planilha de controle de estoque

Com o software, fica muito mais fácil controlar a entrada e saída de produtos para garantir que não haja prejuízo por excesso ou ruptura de estoque. 

No cadastro do produto, é possível utilizar até três níveis de classificação, incluindo, grade de cor e tamanho, quando for aplicável. 

O preço do produto pode ser estabelecido com a Margem de Lucro ou Markup, que é um indicador calculado pela divisão do preço de venda do produto e preço de custo do produto. 

Além disso, é possível determinar um markup mínimo, markup máximo e markup ideal para que o sistema sugira alterações no preço ao realizar novas compras.

Leia mais: 

Entenda mais sobre os benefícios que essa ferramenta pode trazer para as empresas.

Grade de cores

A grade de cores é voltada para lojas de roupas e calçados, já que os produtos possuem variações. É possível habilitar para fazer a gestão de estoque deste produto como um todo, sem identificar cada variação de cor e tamanho como um diferente. Isso ajuda muito no gerenciamento. 

Curva ABC

A Curva ABC é um método de estoque. A partir dela, consegue-se identificar o percentual de vendas de cada produto em um determinado período. Com isso, é possível otimizar e investir apenas o necessário em estoque, sem deixar faltar ou sobrar produtos. Isso irá influenciar diretamente na diminuição de avarias, em maior giro de mercadoria e no fluxo de caixa. 

Controle de compras

Essa é uma das tarefas mais importantes no gerenciamento de estoque, pois, comprar além do necessário gera desperdício de dinheiro e comprar de menos gera ruptura de estoque. 

O Lexos ERP possui um módulo de compras inteligentes, que ajuda a comprar apenas a qualidade ideal no momento ideal, levando em conta fatores como média de vendas, tempo para reposição do estoque, agenda de entregas do fornecedor etc. 

O processo de compras é dividido em quatro etapas: 

  • Requisição;
  • Mapa de cotação;
  • Pedido;
  • Recebimento.

No mapa de cotação, o empreendedor pode comparar os preços e prazos de até três fornecedores. Também é possível verificar qual foi o último preço pago por aquele produto.

Integração com e-commerce

O sistema Lexos possui integração com a loja virtual do empreendedor. Além de integrar com as principais plataformas de mercado, a Lexos também oferece a opção de ser o único fornecedor. 

É possível utilizar o sistema Lexos integrado com a plataforma de e-commerce XpertWeb, que também é do grupo Lexos, o que simplifica todo o processo. 

Rede de lojas/Franquias

Caso o empreendedor possua uma rede de lojas, ele pode cadastrar os produtos em um único banco de dados e compartilhar com as outras lojas, economizando tempo e facilitando a verificação. 

Além disso, poderá escolher se quer visualizar as informações de estoque como um todo ou separado por cada loja. Também é possível fazer transferência de estoque entre lojas, registrar a entrada de produtos em um único local e distribuir para as lojas etc.

Tabelas de preço

No sistema de controle de estoque, é possível cadastrar quantas tabelas de preço o empreendedor desejar. Podem ser relacionadas com categoria de clientes, formas de pagamento, quantidade vendida (preço atacado e varejo) e também podem ser utilizadas para promoções por tempo determinado. 

Integração com módulo de vendas

Com o sistema Lexos, é possível fazer um controle de estoque e vendas, portanto, ao vender um produto, a baixa no estoque é registrada automaticamente e, em caso de devolução, a entrada também é registrada. 

Caso seja feita pré-venda, a cada pedido realizado (na loja física ou virtual) o sistema gera uma reserva de estoque para que não fique mais disponível para a venda. 

Montagem de kits

A montagem de kits ou composição do produto é utilizada para vincular matéria-prima ou peças a um produto final. Por exemplo, uma pizza é formada por farinha, queijo, molho e outros ingredientes, então, ao registrar uma venda, o sistema baixa automaticamente a matéria-prima. 

Leia também:

Integração de loja física e online

O Lexos ERP possibilita a integração e-commerce com multi lojas. É possível integrar lojas físicas e digitais, podendo controlar a loja matriz, filiais, centro de distribuição e e-commerce em um só software, evitando inconsistências e erros.

Ficou interessado? Contrate o Lexos ERP!

Hoje já não é mais necessário perder tempo contando mercadorias ou utilizando planilha, essa tarefa  já pode ser feita por meio da tecnologia, que ajuda o empreendedor a entender como fazer controle de estoque

Contando com o sistema certo, é possível otimizar tempo, sem precisar ficar pesquisando como montar uma planilha de controle de estoque, além de contar com muitas outras funcionalidades. 

Invista em um software específico! Suas vantagens são inúmeras:

  • Fim de investimentos desnecessários em mercadorias;
  • Eliminação de erros;
  • Controle de inventários;
  • Baixa automática de produtos vendidos;
  • Previsão de duração do estoque;
  • Cálculo de custos;
  • Controle de fornecedores, entre outros benefícios.

Entre em contato pelo WhatsApp e agende uma apresentação!