O que é fulfillment center, como funciona e qual sua importância?

Lexos

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3 de junho de 2024

Se você está pensando em criar uma loja virtual, precisa entender melhor o que é fulfillment center e como ele é essencial para o sucesso do seu negócio.

Os shoppers, como chamamos os consumidores que compram em e-commerces e marketplaces, estão mais exigentes e demandam experiências cada vez melhores.

Por isso, é essencial ter uma operação rodando perfeitamente em todas as etapas do fulfillment center, desde o recebimento e processamento dos pedidos até a entrega do produto ao cliente.

Mas, além disso, é necessário contar com ferramentas que auxiliem sua empresa a gerenciar todo o processo logístico com mais organização, como um hub de integração.

Então, se você quer entender melhor como funciona esse processo logístico, como se beneficiar e o que você pode fazer para otimizá-lo, acompanhe este conteúdo até o fim.

O que é fulfillment center?

Com o aumento de vendas online, houve a necessidade de criar Centros de Distribuição (CD) exclusivos para e-commerces e marketplaces, chamados de fulfillment center.

Fulfill é uma palavra de origem inglesa, que pode ser entendida como “cumprido, realizado, completo ou preenchido”. 

Portanto, fulfillment pode ser entendido como a representação de todos os procedimentos que ocorrem da venda em diante, que acontecem dentro de um espaço físico.

Aliás, o processo logístico não termina com a entrega da mercadoria ao consumidor. O atendimento pós-venda também faz parte de uma operação online, justamente porque essa etapa é responsável pela satisfação do cliente e até sua fidelização.

Enfim, o order fulfillment center é diferente de um Centro de Distribuição tradicional porque atende exclusivamente lojas virtuais e o intuito não é armazenar mercadorias de longo prazo.

Afinal, esses centros logísticos atendem centenas, ou até mesmo milhares, de e-commerces e marketplaces. Isso faz com que a rotatividade dos produtos seja essencial para manter as operações de todas as empresas rodando, sem gargalos.

Por causa disso, muitas empresas que oferecem esse tipo de serviço logístico estabelecem um período para o armazenamento das mercadorias, que devem ser retiradas antes do fim do prazo pelo vendedor.

E para otimizar ainda mais as operações em centros urbanos, também foi criado o micro fulfillment center por estas empresas. Dessa forma, foi possível minimizar os obstáculos de envio e garantir a mesma qualidade de entrega.

Essa prática também foi adotada por empresas já estabelecidas no varejo tradicional. Essas passaram a utilizar suas lojas físicas também como pequenos centros de fulfillment, como parte da estratégia de omnichannel.

Com isso, o consumidor consegue realizar uma compra pelo e-commerce da loja e a entrega do produto pode ser realizada pela loja física, por exemplo.

Como funciona o fulfillment center?

Dentro do processo logístico, existe o recebimento, a separação, o preparo, a embalagem, a etiquetagem, o despacho, o acompanhamento e a entrega dos pedidos ao cliente final.

Além disso, o fulfillment também é responsável pela logística reversa, isto é, pelo processo de devolução das mercadorias, seja por causa de trocas ou cancelamentos de compras.

A Amazon Fulfillment Center foi uma das primeiras empresas a ofertar o serviço para seus clientes, atendendo suas necessidades, revolucionando as operações logísticas e, por consequência, levando a experiência de compra online para um nível superior.

Enfim, antes de colocar sua loja para rodar, é necessário garantir que todos os procedimentos e sistemas da empresa estejam alinhados.

Os produtos devem estar devidamente cadastrados, o estoque deve estar em dia e ser atualizado em tempo real, todas as configurações de pagamentos e recebimento dos pedidos devem estar prontas. Somente depois é possível iniciar sua operação de vendas online.

Daí, os consumidores podem navegar pelos e-commerces ou marketplaces, pesquisar pelos produtos com facilidade e realizar sua compra em poucos cliques.

Mas o que acontece depois disso?

Veja quais são as etapas do e-commerce fulfillment center:

Etapas do fulfillment para marketplaces e e-commerces 1. Armazenagem: Receba seus produtos no estoque ou CD parceiro, com conferência, identificação e alocação estratégica, seguindo as normas dos marketplaces. 2. Processamento dos pedidos: As informações do seu pedido são extraídas automaticamente, otimizadas com pré-picking e encaminhadas para separação e preparação. 3. Separação e Preparação: Seus produtos são separados com cuidado, embalados com materiais protetores, etiquetados com informações completas, e personalizados com sua marca (se possível). 4. Expedição e Entrega: Escolha entre entrega pelos marketplaces ou por transportadoras confiáveis, acompanhe o status com código de rastreio, e receba seus produtos no prazo combinado. 5. Pós-venda e Atendimento ao Cliente: Conte com suporte completo, contatos visíveis, foco na satisfação e busca por feedback para aprimorarmos nossos serviços, fidelizando seus clientes.

Quais são os benefícios do fulfillment center?

Esses centros logísticos são especializados em atender e-commerces e marketplaces, o que torna os processos das lojas mais eficientes.

Com isso, as experiências dos clientes são mais satisfatórias e a reputação do vendedor melhora no mercado.

Vale lembrar que esses dois fatores são essenciais para a decisão de compra, como podemos ver pelo Estudo Marketplaces, da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em parceria com a Toluna:

  • 90% dos shoppers olham as avaliações da loja virtual antes de comprar.
  • 79% dos consumidores dizem que a experiência da loja interfere no seu desejo de comprar.

E a experiência do cliente é definida pelo conjunto de processos e estratégias da empresa, que garantem que o consumidor seja bem atendido e receba sua compra.

Contar com um fulfillment center é a melhor forma de otimizar toda operação, por causa dos seguintes benefícios:

  • Redução de erros;
  • Economia de tempo e dinheiro;
  • Prevenção contra retrabalhos e desperdícios;
  • Diminuição de taxas de cancelamentos;
  • Aquisição de dados sobre o negócio;
  • Possibilidade de ter uma empresa escalável;
  • Entre outros.

Como aliar um hub de integração ao fulfillment center?

O armazém (warehouse) do fulfillment center deve operar de forma integrada com diferentes softwares, como o Lexos Hub, uma plataforma de integração de marketplaces e e-commerces.

O Lexos Hub conecta lojas físicas e virtuais em um único lugar, para você ter um controle maior sobre as operações e garantir que seu negócio cresça. Com a plataforma, é possível:

  • Fazer um gerenciamento completo dos anúncios;
  • Somar estoques em diferentes anúncios;
  • Transferir pedidos entre lojas;
  • Escolher o CNPJ para faturamento;
  • Atualizar o estoque em tempo real;
  • Conferir pendências de pedidos com facilidade;
  • Automatizar a impressão de NF-e e etiquetas;
  • Analisar diferentes dados de vendas, produtos e custos;
  • E muito mais!

Entre em contato para conhecer todas as funcionalidades e as vantagens para o seu negócio.

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