26 de fevereiro de 2024

Lucratividade a partir da excelência em gestão de estoque: agilizando vendas e reduzindo erros

É possível facilitar a integração dos processos da sua empresa e otimizar a gestão de estoque que, aliás, é uma das formas mais estratégicas de aumentar a lucratividades de suas operações em marketplaces.

Um dos maiores transtornos dos sellers no dia a dia é a demora na entrega dos pedidos. Isso pode acontecer devido aos processos ineficientes de gestão, que atrasam o envio dos pedidos ou não efetuam a compra corretamente. 

Esse problema pode ocasionar prejuízos para os vendedores e atrapalhar todo o fluxo das mercadorias.

Mas não é só isso! Essa situação também gera uma experiência negativa para os consumidores, o que é bem prejudicial para a imagem da marca. Isso porque, cada vez mais exigem experiências de compra melhores e personalizadas. Em outras palavras, eles querem ser conquistados pelas empresas.

Por isso, é essencial que sua marca conte com um software de gestão de estoque para empresas como parte das suas estratégias, que eliminam os erros e aumentam a eficiência das suas operações.

Por isso, é essencial que você entenda melhor qual a importância da gestão de estoque, o que é e como você pode aumentar seus lucros. Tudo isso, você consegue conferir neste conteúdo.

O que é gestão de estoque?

A gestão de estoque é um processo de organização das mercadorias de uma empresa para sua utilização em canais de vendas, que podem ser marketplaces, e-commerces ou lojas físicas.

Dessa forma, o vendedor consegue saber a quantidade dos produtos armazenados, vendidos ou os que estão em falta, mas, isso só é possível se forem realizadas todas as entradas e saídas dos produtos corretamente.

Qual a importância da gestão de estoque?

A gestão de compras e estoque deve facilitar todo o fluxo de mercadorias, para tornar a empresa sustentável. Afinal, o propósito de qualquer negócio de vendas é o lucro.

Portanto, a manutenção ineficiente do estoque pode gerar altos custos para os sellers, seja em compras excessivas com fornecedores, compras de consumidores não efetuadas, perda de produtos (por vencimento ou danos), entre outros problemas.

Veja todos os motivos pelos quais as empresas devem se preocupar em ter um sistema de gestão de estoques eficiente:

Benefícios da gestão de estoque eficiente

Acompanhamento do envio ao consumidor e tempo das entregas, com possibilidade de adotar medidas de estorno ou novo envio caso existe algum problema nesta etapa.
Controle sobre trocas ou devoluções, sem que o vendedor ou o comprador sejam prejudicados.
Previsão de demandas e realização de novas compras com o fornecedor, para evitar a falta no estoque.
Proteção contra realização de compras em excesso para não causar prejuízos à empresa.
Garantia de que os consumidores tenham acesso/comprem apenas produtos disponíveis no estoque.

Experiência do cliente

A satisfação do cliente é primordial, particularmente para lojas que operam exclusivamente online. Isso se deve à facilidade com que os consumidores podem tanto elevar a reputação de uma marca que apreciam quanto prejudicar sua imagem nas mídias sociais.

Portanto, é necessário garantir que a experiência em toda a jornada de compra seja positiva. E isso começa com a gestão de estoque e armazenagem.

Todos os produtos disponíveis para compra devem estar disponíveis no estoque, para que o comprador não tenha a infelicidade de ser informado que o produto que ele comprou e tanto desejava… Acabou. 

Isso gera uma frustração muito grande no consumidor, o que leva à perda de confiança na empresa. Dificilmente ele retornará para fazer uma nova compra, porque pode ser decepcionado novamente.

Controle de perdas

Da mesma forma que o consumidor pode se deparar com a falta de estoque, um cenário inverso pode ocorrer. Como assim?

É comum que a mercadoria esteja disponível no estoque, contudo, não consta nos canais de venda. Isso gera perdas financeiras para a empresa, com produtos que poderiam ser vendidos mas acabam parados no estoque por muito tempo.

Por isso, é essencial contar com software de gestão de estoque, que atualize corretamente e em tempo real todas as mercadorias armazenadas.

Além disso, com a quantidade correta registrada nos estoques, o seller consegue se programar financeiramente para realizar novas compras com os fornecedores apenas quando for necessário, evitando gastos dispensáveis no caixa.

Dessa forma, sempre terá uma quantidade mínima de mercadorias em estoque, para que os consumidores possam encontrá-las e comprá-las.

Como otimizar a gestão de estoque?

O mais importante é contar com um sistema de gestão de estoque que facilite o fluxo de mercadorias e disponibilize diferentes recursos para um controle eficiente.

É igualmente importante que o estoque no fulfillment esteja atualizado, assim como as devoluções de vendas, não só o armazenamento.

Você precisa ter uma panorama de tudo o que está acontecendo, em qual etapa estão os produtos e onde existem os gargalos, isto é, mapear todo o fluxo.

Portanto, deve adotar uma plataforma que integre todos os seus estoques, de lojas físicas e virtuais. Inclusive, que possibilite a automação de processos, diferentes análises e funcionalidades diversas para ter um controle geral das mercadorias.

O que você precisa é o Lexos Hub.

Otimize a gestão de estoque com Lexos Hub

Com o Lexos Hub, você consegue gerenciar todos os seus produtos e pedidos em um único lugar, além de acompanhar todos os canais de venda e obter insights para criar novas estratégias.

A plataforma possibilita a redução de tempo de expedição de produtos, com processos automatizados de emissão de NF-e e etiquetas.

Mas não é só isso. Você consegue conectar contas e CNPJs diferentes, sem perder o controle dos estoques de todos os canais e, o mais importante, sem causar uma experiência ruim ao cliente, com a gestão multi-CNPJ do Lexos Hub.

Com essa funcionalidade, você consegue controlar o sistema de gestão de estoques variados, somando os produtos de estoques de lojas diferentes ou realizando transferências de pedidos para outra loja ou franquia, isto é, outro CNPJ. Portanto, é possível escolher qual CNPJ você deseja utilizar para o faturamento.

Além do que já citamos, há muitos outros recursos no Lexos Hub que você pode utilizar para otimizar suas operações, como a gestão de anúncios, de devoluções, análises de vendas, de concorrentes e muito mais!

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