15 de fevereiro de 2022

Importação de produtos: dicas que vão ajudar o seu negócio

Gerenciar um negócio implica, muitas vezes, em precisar expandir as oportunidades de comércio, sendo nada incomum que uma empresa invista na importação de produtos para impulsionar os lucros.

Porém, para entrar nesse mercado, é importante entender como funciona o processo de importação, a fim de conseguir custos acessíveis para viabilizar as operações de venda no Brasil. 

Pensando nisso, preparamos um guia com algumas dicas para revenda de produtos importados. Confira: 

Como importar produtos de fora do brasil: tenha um planejamento estratégico

Se você deseja ter uma loja de produtos importados, saiba que entender como funciona o processo de importação é essencial para garantir o melhor custo-benefício para o seu negócio. 

Para isso, é necessário ter um planejamento estratégico, que engloba um passo a passo para que todas as transações sejam regularizadas, sem causar prejuízos à empresa ou ao consumidor.

Nesse plano, o primeiro item que deve ser verificado para começar a correr atrás de fornecedores de produtos importados é se a empresa está regularizada e habilitada para lidar com esse tipo de comércio. Para isso, é preciso ter um CNPJ ativo, além de incluir no objeto social da companhia as atividades referentes à importação.

Depois, é necessário solicitar acesso para usar o Siscomex ou Sistema Integrado de Comércio Exterior. Por meio dessa plataforma, o governo federal poderá acompanhar as suas transações com o comércio exterior, evitando qualquer tipo de complicação com a Justiça. 

A partir do momento em que a empresa receber a permissão de importação, já estará legalizada para venda de produtos importados

Como funciona a importação de produtos: saiba classificar os itens

Continuando com as dicas para importação de produtos, é importante saber como classificar os itens que serão vendidos, porque existem algumas regras a serem seguidas, principalmente, quando as compras são de mais de 3.000 dólares. 

Por exemplo, é preciso ter a identificação do código NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) de cada produto, que definirá a discriminação da taxação de produtos importados, ou seja, das cargas tributárias que serão impostas na importação das mercadorias.

Mas, como saber o NCM de um produto importado? Para obter esse código, deve-se entrar em contato com o fornecedor para obter as informações sobre os preços mínimos, que vão variar de acordo com a mercadoria. O código de 8 dígitos também estará presente na Fatura Comercial.

Com esses valores em mãos, será possível saber qual preço dar para cada produto, segundo as taxas que serão cobradas para a sua importação. 

Distribuidora de produtos importados: pense no funcionamento da empresa

Para começar na importação de produtos, saiba que deve-se ter bem definido como irá funcionar os processos da empresa. 

No caso, é necessário saber se o negócio será um site de produtos importados, como o Amazon marketplace, uma loja física ou até uma distribuidora, porque a quantidade de mercadorias que serão trazidas de outros países irá variar de acordo com a modalidade desejada. 

Assim, quanto maior for a carga adquirida, maior será o imposto sobre importação de produtos estrangeiros, o que exigirá mudanças na estratégia de vendas, como o aumento do preço, por exemplo. 

Que tipos de produtos são importados e exportados pelo país? Analise a concorrência!

Se quer saber quais produtos são importados pelos brasileiros, basta analisar a sua concorrência, verificando quais mercadorias são comercializadas em outras lojas. Para fazer isso, recomendamos que você verifique alguns vendedores no Magazine Luiza marketplace

Além disso, vá em feiras de produtos importados e converse com as pessoas. Faça networking. Essa iniciativa será importante para que você conheça fornecedores e, dessa forma, encontre aquele que fará o melhor preço para revenda.

Como ser revendedora de produtos importados: saiba escolher, com cuidado, as mercadorias

No caso da importação, tão importante quanto a escolha do fornecedor está a escolha dos produtos que serão importados para a revenda, porque é preciso ter em mente os riscos e aumentos nos custos que podem acontecer durante o processo, o que pode, de alguma forma, acabar prejudicando os lucros.

Saiba se vai vender produtos de cabelo importados ou produtos de limpeza importados, ou qualquer outra mercadoria, pensando sempre no valor que será pago e fazendo pesquisas para verificar o aumento no preço durante os meses/anos.

Lexos Hub: contrate para vender nos marketplaces de forma personalizada!

Se você está pensando em vender em marketplaces, precisa conhecer um integrador. Também chamado de hub de integração de marketplace, ele permite visualizar, em um único canal, todos os pedidos, estoque e anúncios de todos os marketplaces em que a sua loja de produtos importados estiver presente. 

O integrador da Lexos, o Lexos Hub, é referência nesse mercado. Ele conecta todas as informações, fazendo a interligação com diversos marketplaces.

Quando o cliente compra o produto em qualquer um dos marketplaces integrados ao hub, por exemplo, você recebe a notificação, já com a impressão da etiqueta de expedição e nota fiscal. Então, é só separar o produto e despachar. O sistema que está interligado ao seu ERP dá baixa no estoque e atualiza em todos os marketplaces.

Não perca tempo e se faça presente!

Leia também: