20 de fevereiro de 2018

Just in time: Como Funciona a Produção?

Na década de 1970, o Japão desenvolveu um modelo de produção denominado Just in Time. Ele se baseia na produção de uma empresa conforme a demanda de seus clientes.

O objetivo do modelo de produção é simples. Ele visa aumentar a produtividade ao mesmo tempo em que diminui o desperdício de recursos valiosos. Esse processo abastece os estoques de uma empresa, e ao mesmo tempo evita que ele fique cheio de produtos com baixa saída.

Porém, o Just in Time não se baseia somente no modo de produção. Ele vai além no sentido de que funciona como uma forma de pensar dentro de uma empresa.

Hoje, você vai aprender mais sobre esse modelo de produção e entender como ele pode maximizar seus lucros e minimizar as perdas. Boa leitura!

O que significa Just in Time?

Just in Time pode ser traduzido em português para “o momento certo”. Mas o que isso significa na prática?

Significa que todas as etapas de uma empresa que compreendem desde a compra de insumos até a venda devem ser realizadas na hora certa.

Ou seja, uma empresa só deve adquirir matéria-prima quando necessário. Ela só deve produzir quando necessário. E, claro, um produto só deve ir à venda quando for solicitado.

Basicamente, podemos dizer que esse modelo inverte as etapas de produção. Ele diz que o cliente deve primeiro comprar um produto. Então, a matéria-prima deve ser adquirida para que a produção comece.

Na prática, é um modelo que não só economiza dinheiro como também espaço. Por que? Bem, porque simplesmente não há estoque de produtos. Os insumos apenas são encomendados quando há necessidade!

Quais são os objetivos do Just in Time?

O objetivo principal do sistema de produção baseado no Just in Time é economizar. E quando dizemos economizar, nos referimos a tudo.

O JIT visa manter equipamentos, funcionários e matéria-prima somente quando necessário. E somente também o que for necessário para isso.

Para que esse objetivo do sistema JIT seja alcançado, é preciso priorizar 6 itens:

  • Cada etapa de produção precisa ser integrada, de modo que possam se coordenar. Desse modo, não há desperdícios;

  • Os produtos produzidos devem sempre ser baseados na alta qualidade;

  • Todo e qualquer tipo de custo que envolve todas as etapas de produção devem ser enxugados ao máximo;

  • Os produtos só devem ser fabricados de acordo com a demanda dos clientes;

  • Todas as etapas de produção devem ser flexíveis;

  • Todos os objetivos só podem ser cumpridos se os compromissos firmados com clientes, fornecedores e todos os envolvidos nas etapas de produção da empresa forem respeitados;

É claro que, se analisarmos em um contexto geral, qualquer empresa deve adotar essas mesmas metas. Porém, nem sempre é possível cumpri-las. O modelo de gestão Just in Time proporciona facilidades para que esses objetivos sejam cumpridos.

O modelo do Just in Time busca resolver alguns problemas comuns às empresas. Um exemplo é a dificuldade que muitas empresas têm em equilibrar seus custos.

Um bom exemplo disso seria o custo que uma empresa tem para comprar material e transportar uma quantidade maior e o custo necessário para a manutenção do maquinário.

Muitas empresas buscam maneiras de driblar esse custo, como transportar uma quantia menor de matéria-prima. Outro método é diminuir os custos de preparação das máquinas. Uma boa saída para isso seria produzir o próprio maquinário, como o Japão faz.

Como o sistema Just in Time pode ser implementado em uma empresa?

Para que uma empresa mude seu sistema de produção para o Just in Time, ela precisará de tempo. Mas por que esse tempo é necessário?

Porque ela deve avaliar todas as suas etapas de produção e analisar qual o melhor modelo de produção que pode ser adotado. Além disso, ela precisará avaliar a qualidade de seus produtos. E claro, todos os funcionários devem ser treinados a fim de se adaptarem ao novo modelo de produção.

É extremamente necessário que a empresa crie objetivos. Sem metas traçadas, não adianta implementar um sistema que visa a economia dentro de uma empresa.

Pois bem, analisado o que precisa ser analisado, a empresa deve reavaliar o seu sistema de produção.

Para saber se a sua empresa será capaz de adotar esse modelo, responda algumas perguntas, como:

  • A empresa vai conseguir manter a qualidade alta dos produtos?

  • A empresa será capaz de não deixar nenhum funcionário na mão?

  • E quando houver alta demanda? A empresa poderá dar conta da produção?

  • Se um produto precisar ser alterado, a empresa consegue lidar com essa mudança de forma rápida e objetiva?

Se a resposta para todas as perguntas forem sim, o próximo passo é começar a pensar na equipe. É essencial ter funcionários treinados e capacitados a produzirem segundo o sistema do Just in Time.

Nunca deixe de apostar em um fornecedor de qualidade. Além dos produtos necessitarem dessa alta qualidade, o fornecedor precisará estar ao seu dispor. É importante combinar um modo para que os produtos sejam fornecidos na hora exata.

Planejamento é a chave do sucesso

É essencial criar um planejamento para adotar o sistema do Just in Time. Ele deve sempre ser feito com base em dados reais.

Ou seja, quanto a empresa realmente consegue e pode vender durante a semana/mês/ano.

É bom ressaltar que todos os segmentos de uma empresa precisam ser alterados a fim de que o JIT funcione. Não somente as etapas de produção, mas principalmente de contabilidade e administração.

Você gostou de saber mais sobre o Just in Time? Deixe o seu comentário abaixo, e não se esqueça de assinar a nossa Newsletter. Com ela, você ficará sempre atualizado com os nossos conteúdos!

Fontes:

http://www.ignicaodigital.com.br/just-in-time-conceito-e-definicao/

www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?down=32