6 de dezembro de 2021

Lexos Hub recebe novo investimento e foca em tecnologia para melhorar performance dos sellers

Lexos, retail tech sediada em de São José dos Campos, comemora o recebimento de mais um aporte financeiro. A rodada foi liderada pela Aimorés Investimentos, que conta com uma divisão especializada para investir em tecnologia para varejo e marketing.

Com foco no varejo online, a Lexos oferece uma solução SaaS (software as a service) voltada para performance em marketplaces e e-commerces. “Receber esse segundo investimento é muito significativo para nós, pois é baseado principalmente nos resultados que alcançamos durante os últimos seis meses”, comenta Bruno Kerber, co-CEO da Lexos.

Breno Pinheiro e Bruno Keber, Co-CEOs da Lexos.

No início do ano, a Lexos participou de rodada de investimento pre-seed e recebeu R$1.5 milhão de um pool de investidores, entre eles o fundo da Aimorés Investimentos e da Bossanova. A segunda rodada foi liderada pela Aimorés que aportou quatro vezes o valor inicial investido. Esse é o maior aporte em startups na história da Aimorés Investimentos até o momento.

“A Lexos tem se tornado uma empresa robusta, com alta capacidade tecnológica. Prova disso é o crescimento do MRR (Monthly Recurring Revenue) de mais de dois dígitos. Ter um time focado em tech, com cerca de 40% dos colaboradores atuando nessa área faz com que a empresa ganhe envergadura, responda rápido aos desafios e bata as metas”, afirma Natan Sztamfater, fundador da Aimorés Investimentos.

“Com esse aporte vamos melhorar ainda mais nossa plataforma para oferecer cada vez mais performance de vendas aos clientes. Queremos ser a melhor plataforma para sellers de e-commerce e marketplace com a implantação de novas ferramentas e principalmente, evolução do nosso algoritmo de MEO – Marketplace Engine Optimization”, comenta Bruno.

O investimento também será feito em novas contratações. Desde o início de 2021, a Lexos aumentou o time em 173% e as admissões foram principalmente no time de tecnologia. “A meta é continuarmos investindo em nossa equipe e trazendo novos talentos para a Lexos”, comenta Bruno.

Soluções tecnológicas com foco em performance

Além do investimento, a Lexos tem outros motivos para comemorar. A empresa é um dos braços tecnológicos do AliExpress no Brasil. O gigante chinês abriu sua operação para sellers nacionais no início de setembro de 2021 e a Lexos contribuiu com uma ferramenta de inteligência artificial para a importação de produtos e anúncios do Mercado Livre para o AliExpress. Assim, o seller consegue trazer para a sua conta AliExpress todas as informações de seus produtos e anúncios divulgados no Mercado Livre de forma simples e rápida. “Oferecer essa facilidade diminui a barreira de entrada de novos sellers, uma vez que ele não perde tempo precisando cadastrar todos os seus produtos e configurando novos anúncios. Queremos otimizar processos para que os sellers se preocupem com o que realmente importa, que é vender mais”, afirma Bruno.

Seller Analytics

Outro lançamento da Lexos foi o Seller Analytics, uma extensão gratuita do Google Chrome que ajuda com que os sellers entendam a estratégia por trás dos anúncios do Mercado Livre e identifiquem oportunidades de lucro. “O Seller Analytics nasceu como um plug-in grátis para ajudar com estudo de concorrentes. Agora vamos evoluir para um sistema mais completo com um novo algoritmo que ofereça mais insights com base em dados”, projeta Bruno.