Novo checkout Lexos Hub: saiba tudo sobre essa poderosa ferramenta

Lexos

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18 de outubro de 2022

Com funcionalidades completas e simples de usar, o novo checkout do Lexos Hub faz de tudo para a sua operação não parar

Uma expedição eficiente é fundamental para que a sua operação de vendas tenha sucesso. Isso porque a maior parte dos problemas que impactam o comprador e atrapalham a reputação dos seus anúncios costuma ocorrer na expedição. O checkout do Lexos Hub sempre foi uma ferramenta poderosa. E agora ele está ainda melhor com novas funcionalidades e novo visual. Conheça todas as melhorias feitas em cada aba!

O que mudou na aba GERAL do checkout

A primeira mudança que você vai perceber é o visual. As informações foram reorganizadas para que tudo fique mais fácil de ser encontrado.

Na parte superior, você consegue identificar a plataforma de venda onde o pedido foi realizado, a sua loja responsável pela venda, a transportadora, a data limite para envio do pedido sem atraso e o status atual da Nota Fiscal. Todas essas informações são relevantes para a expedição, por isso, ficam disponíveis logo na primeira aba.

Você pode abrir o pedido na plataforma de venda, clicando no logo da plataforma.

A imagem do produto vendido agora pode ser ampliada, basta passar o cursor sobre a imagem. Clicando na imagem, você será direcionado para o anúncio do produto na plataforma de venda.

Mais abaixo, temos o campo de conferência, que agora tem novidade. Você pode conferir mais de um item de uma só vez, usando uma pequena fórmula que agiliza muito a operação.

Edições importantes na na aba GERAL

Ainda na aba GERAL, existem duas modificações muito importantes.

A primeira modificação é a edição de pedidos. Ao clicar em 'Editar pedido', caso o pedido tenha uma Nota Fiscal emitida, o novo checkout do Lexos Hub abre um modal, para resolver a NF-e antes de você realizar a edição.

Depois de selecionar a melhor opção para a Nota Fiscal, o Modo edição de pedido é aberto, para que você possa realizar as edições necessárias.

Você tem a opção de cancelar a edição ou salvar a edição. Caso opte por cancelar, o checkout mantém tudo como estava, inclusive a Nota Fiscal. Caso decida salvar, o checkout realiza as mudanças e resolve a NF-e, conforme sua escolha, tornando tudo mais fácil em um único fluxo.

A segunda modificação é a edição de Nota Fiscal. Quando uma Nota Fiscal já foi emitida para o pedido, o botão 'Abrir NF-e' aparece na tela do checkout. Clicando nesse botão, uma janela se abre com os dados da nota.

No canto direito superior, existe um botão 'Editar NF-e'. Esse botão, também aciona o mesmo modal para resolver a Nota Fiscal existente.

É só você escolher a opção e clicar em continuar. Assim o Modo edição de Nota Fiscal é ativado e você poderá editar os dados da NF-e.

Novamente, você pode cancelar o processo a qualquer momento, sem prejuízo nenhum aos dados anteriores. E caso opte por 'Emitir NF-e Editada', o checkout resolve a Nota Fiscal anterior e emite uma nota nova com os dados atualizados.

O que mudou na aba FATURAMENTO do checkout

O novo checkout do Lexos Hub é muito eficiente para resolver questões de faturamento, simplificando o seu dia a dia.

Na aba FATURAMENTO, você vai encontrar 4 opções:

  • Cancelar NF-e
  • Carta de correção
  • Emitir NF-e de Estorno
  • Emitir NF-e de Devolução

Essas opções ficam disponíveis ou indisponíveis, seguindo as regras do SEFAZ, o que diminui a possibilidade de erro na sua operação.

Cancelar NF-e

Essa opção é indicada quando faz menos de 24h que a Nota Fiscal foi emitida e o pedido não foi enviado. Clicando em 'Cancelar NF-e', é só preencher o modal com o motivo do cancelamento e pronto.

Emitir NF-e de Estorno

Essa opção é indicada quando faz mais de 24h que a Nota Fiscal foi emitida e o pedido não foi enviado. Clicando em 'Emitir NF-e de Estorno', é só preencher o modal com o motivo do cancelamento e pronto.

Emitir NF-e de Devolução

Essa opção é geralmente utilizada para pedidos que já foram enviados e, por alguma razão, o comprador decide devolver o produto. Clicando em 'Emitir NF-e de Devolução', é só confirmar e pronto.

Carta de correção

Essa opção é utilizada quando é necessário corrigir algum dado de uma Nota Fiscal emitida anteriormente. Você pode criar uma Carta de correção para a NF-e vigente ou para as NF-e anteriores. Clicando em 'Carta de correção', um modal se abre para que você possa gerenciar as cartas de correção da Nota Fiscal selecionada.

IMPORTANTE: em caso de dúvidas sobre as opções fiscais disponíveis, sempre consulte o seu contador.

A nova aba LOGÍSTICA do checkout

Outra novidade é a aba LOGÍSTICA, que não existia no checkout antigo. Nessa aba, você encontra informações sobre a transportadora do pedido e dados da entrega.

Caso o seu pedido não tenha uma transportadora definida, por exemplo pedidos de e-commerces, você pode definir a transportadora na aba LOGÍSTICA.

O que mudou na aba ANEXOS do checkout

Todo o layout da aba ANEXOS foi refeito, para melhorar a sua experiência no novo checkout. Também foram adicionadas novas versões dos documentos necessários para a expedição.

O que mudou na aba TIMELINE do checkout

A tabela da aba TIMELINE foi redesenhada para ter uma leitura mais amigável. Também foi adicionado um botão de 'Copiar linha', assim fica mais fácil de você copiar uma informação para analisar ou enviar para o time de suporte do Lexos Hub.

Como o novo checkout te ajuda a resolver problemas do pedido

As devoluções e cancelamentos podem tomar muito tempo na sua operação, principalmente porque esses casos envolvem movimentações de estoque e resoluções de Nota Fiscal. Pensando nisso, o novo checkout traz uma série de automações que não deixam a sua operação parar. Veja os casos possíveis:

Pedido sem NF-e cancelado pelo comprador antes de ser enviado

Nesse caso, o novo checkout do Lexos Hub resolve tudo sozinho. O estoque é estornado e o pedido é movido para o status TODOS da expedição.

Pedido cancelado pelo comprador dentro de 24h da emissão da NF-e e antes de ser enviado

Nesse caso também, o novo checkout do Lexos Hub faz tudo sozinho para você não se preocupar. A NF-e é cancelada automaticamente, o estoque é estornado e o pedido é movido para o status TODOS da expedição.

Pedido cancelado pelo comprador depois de 24h da emissão da NF-e ou depois de ser enviado

Nesse caso, o pedido é movido para o status AGUARDANDO RESOLUÇÃO da expedição. Ao abrir esse pedido, o checkout do Lexos Hub te ajuda a resolver as pendências, para que a operação não fique travada. Primeiro, um alerta vai aparecer na aba GERAL do checkout.

Clicando em 'Resolver Nota Fiscal e Estoque', um modal se abre para você escolher o que fazer com o faturamento e os itens do pedido.

As opções de faturamento, são as mesmas disponíveis na aba FATURAMENTO. Já as opções de estoque são 4:

  • Voltar estoque para a loja de origem: o checkout do Lexos Hub vai voltar exatamente as mesmas quantidades do pedido para o estoque da loja que vendeu os itens. Nesse caso, os itens poderão ser vendidos novamente.
  • Transferir estoque para uma loja específica: o checkout do Lexos Hub vai permitir que você escolha para qual loja os itens vendidos devem voltar.
  • Não voltar estoque para nenhuma loja: o checkout do Lexos Hub vai dar saída nos itens, ou seja, as quantidades do pedido não irão constar mais em nenhuma loja da sua operação.
  • Zerar estoque do item na loja de origem: o checkout do Lexos Hub além de não voltar os itens do pedido para nenhuma loja, ainda vai zerar o estoque do produto na loja que realizou a venda (indicado para vendas sem estoque).

Após escolher as melhores opções para o pedido, é só clicar em continuar que o checkout realiza as operações e move o pedido para o status TODOS.

Pedido sem nota fiscal cancelado pelo comprador depois de ser enviado

Nesse caso, o pedido também é movido para o status AGUARDANDO RESOLUÇÃO da expedição. Porém, o alerta que vai aparecer na aba GERAL do checkout é um pouco diferente, pois você só precisa resolver o estoque do pedido, visto que ele não possui NF-e.

Clicando em 'Resolver estoque', um modal se abre apenas com as opções de estoque.

Após escolher a melhor opção para o pedido, é só clicar em continuar que o checkout realiza as operações e move o pedido para o status TODOS.

Pedido Mercado Livre FULL devolvido pelo comprador

Nesse caso, o Mercado Livre é responsável pela Nota Fiscal. Contudo, o produto pode não ser recebido pelo estoque do FULL e ser enviado de volta para a sua operação. O novo checkout do Lexos Hub também tem um alerta no status AGUARDANDO RESOLUÇÃO para te ajudar a resolver essa pendência.

Clicando em 'Verificar NF-e no Mercado Livre', você será direcionado para a página de Nota Fiscal do pedido na plataforma de venda. E clicando em 'Resolver Estoque', um modal específico para o FULL se abre, para te ajudar na finalização do pedido.

Após escolher a melhor opção para o pedido, é só clicar em continuar que o checkout realiza as operações e move o pedido para o status TODOS.

Sua operação ainda vai acelerar com o checkout por item

O novo checkout do Lexos Hub tem outra novidade incrível: o checkout por item. Funciona assim:

1. Emita a lista de separação e faça o picking dos seus produtos.
2. Abra o expedição do Lexos Hub no status CONFERIR e clique no campo de busca que fica no canto direito superior.

3. Usando um leitor de código de barras, bipe um dos produtos coletados.
4. O Lexos Hub vai pesquisar os pedidos que possuem o produto bipado e abrir um dos pedidos no checkout, usando critérios de prazo de envio e quantidade de itens no pedido.
5. Bipe novamente o mesmo produto para realizar a conferência. Você não precisa usar o mouse, pois o campo de conferência já fica ativo neste momento.

6. Quando a linha do produto na tabela ficar verde, significa que o produto já está conferido. Nesse momento, ocorre a impressão da DANFE.

7. Sem sair da tela do checkout, pegue outro item que foi coletado na lista de separação e bipe (pode ser o mesmo sku ou um diferente).
8. O Lexos Hub vai fechar o pedido atual e mover para o status PRONTO P/ ENVIO e logo na sequência, ele vai abrir outro pedido no checkout com o item que foi bipado.
9. Repita os passos 5, 6 e 7 até que todos os produtos tenham sido conferidos.

Dica: os pedidos que possuem 2 ou mais itens são os últimos a aparecerem no checkout por item. A dinâmica de conferência segue sendo a mesma, porém, você precisa bipar todos os itens do pedido para que a conferência seja finalizada e só então você consegue prosseguir.

O novo checkout do Lexos Hub foi feito para você

Todas as funcionalidades do novo checkout do Lexos Hub foram pensadas para facilitar a sua operação. E o checkout pode ser ainda melhor com as suas sugestões.

Por isso, em caso de dúvidas, comentários ou se você identificar algum problema, entre em contato com a nossa equipe pelo chat.

Boas vendas.