9 de maio de 2022

O que o VTEX Day trouxe de tendências para o futuro do e-commerce

O varejo digital no Brasil passa por um momento único e as perspectivas de crescimento são promissoras. Apesar do boom recente causado pela pandemia do Covid-19, as projeções mostram que a participação das vendas online representam apenas 11% do total de vendas do varejo. Ou seja, ainda tem muito a ser explorado. 

Para sair na frente, é preciso estar atento às novidades do mercado e o VTEX Day foi um desses canalizadores de tendências. O maior evento de inovação digital do Brasil chegou a sua 22º edição em abril e trouxe insights preciosos para quem vende online. Confira a seguir.

Social Commerce

Os brasileiros são conhecidos pela presença nas mídias sociais. Para se ter uma ideia, da população com acesso à internet, mais de 98% usam redes sociais via celular. 

Esse é um dos motivos pelo qual usar as mídias sociais como canal de venda tem sido uma estratégia crescente no varejo online. Prova disso, são as plataformas oferecendo cada vez mais recursos para que produtos sejam comercializados dentro de seu ambiente.

Vantagens do Social Commerce: Usar as redes sociais como vitrine é uma forma eficiente de fazer os produtos chegarem a mais pessoas e estabelecer uma relação mais próxima com o consumidor, vantagem que não é oferecida pelas plataformas de venda, por exemplo.

Além disso, ao criar uma estratégia de tráfego, é possível chegar ao público-alvo com conteúdo atraente e de forma segmentada.

Live Commerce

Esse formato ficou famoso em programas de televisão que apresentavam produtos ao vivo e as vendas aconteciam via telefone. Reformulado e bem mais moderno e interativo, as live commerces são vistas como a evolução do e-commerce como conhecemos.

Esse movimento começou na China e tem ganhado cada vez mais força por aqui. Não são poucas as marcas que fazem regularmente live commerces como uma alternativa para ampliar a interação e os pontos de contato com os clientes. 

Vantagens da Live Commerce: Esse formato acelera a conversão, ainda mais se for dado um tom de escassez às ofertas. Outro ponto positivo é a possibilidade do consumidor tirar dúvidas em tempo real sobre os produtos.

Estar em contato ao vivo com os consumidores é uma forma de criar relacionamento e identificação com a marca. Além disso, as live commerces podem ser laboratórios de testagem para a adesão de novos produtos. 

PIX parcelado

O PIX foi uma revolução para os meios de pagamento nacionais e a grande novidade para esse segmento é a possibilidade do parcelamento do PIX. Embora essa modalidade ainda não seja oficializada pelo Banco Central, que deve em breve lançar uma versão oficial do parcelamento, o banco Santander e as fintechs Mercado Pago, Digio e Picpay já oferecem o serviço.

Vantagens do PIX parcelado: Para quem recebe o PIX nada muda. O valor é recebido integral e na hora. Já para os consumidores, o parcelamento do PIX acarreta em juros e taxas pelas transações, cobradas pelas instituições financeiras a cada parcela.

Assinatura de varejo

As assinaturas de varejo são uma modalidade de vendas que evoluiu e se adaptou ao varejo digital. Hoje em dia a cultura de assinatura está presente em quase tudo, desde clube de vinhos até produtos para o seu pet, atraindo novos consumidores e fazendo crescer a receita de muitos negócios. 

Vantagens da assinatura de varejo: O pagamento recorrente é uma das grandes vantagens desse modelo. Contar com uma renda recorrente no final do mês ajuda no planejamento e no controle das finanças.

Ao contar com uma base de clientes fidelizados, é possível conhecer mais sobre os consumidores e ter uma relação mais próxima. Criar esse ambiente de comunidade é vantajoso para os negócios e pode transformar os clientes em promotores da marca.

Hubs logísticos

Um dos gargalos do e-commerce nacional é a logística. Com dimensões continentais, o Brasil sofre quando o assunto é a logística de entrega. O resultado são fretes altos e demora na entrega dos produtos. Lembrando que o valor do frete é motivo de desistência das compras em 87% das compras.

Os hubs logísticos aparecem como solução para esse problema e atuam desde a negociação do frete com as transportadoras, até a diversidade na hora da entrega, com lockers, por exemplo.

Vantagens dos hubs logísticos: A negociação dos contratos com os Correios e outras transportadoras reduzem o valor do frete em até 90%. Usar os pontos de redistribuição das mercadorias com os lockers agiliza a entrega dos produtos, uma vez que os armários inteligentes estão localizados em pontos estratégicos e de fácil acesso aos consumidores.

Gostou das tendências? Já usa alguma delas no seu dia a dia?

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