18 de maio de 2022

O que você pode aprender com um sex shop que conseguiu alavancar suas vendas online

Vender online pode ser desafiador. Todos os dias, precisamos enfrentar uma concorrência acirrada, plataformas de e-commerce que nem sempre são fáceis de usar, preços competitivos e um público cada dia mais exigente e consciente do que compra. 

A regra é simples: se você acreditar no potencial do seu produto e usar as ferramentas certas para vender mais online, você verá seus números crescendo. 

“Mas eu faço tudo isso e não consigo lucrar. O que estou fazendo de errado?”

Talvez a resposta não seja o que você está fazendo de errado, e sim o que você está deixando de fazer. Quem entende do assunto confirma: as plataformas de e-commerce favorecem quem sabe usá-las com inteligência e estratégia, e o segredo para isso está em conhecer as especificidades de cada uma. 

A otimização de marketplaces talvez seja o caminho. Se você não conhece essa ferramenta, pode descobrir essa tendência que está movimentando o universo dos experts em vendas online por aqui

E se você tem ainda mais curiosidade em saber quais são as técnicas indicadas para ganhar mais força no seu marketplace, dá só uma olhada nas dicas que separamos para você.

Todas elas foram inspiradas em um estudo de caso que você pode conferir lá no nosso blog. Estamos falando da Brilho Proibido: um sex shop que revolucionou sua forma de interagir com o público através de sistemas de vendas e que contou um pouco dessa experiência a partir de um webinar muito interessante. Confira o vídeo completo aqui. 

1. Coloque seu produto/serviço no lugar certo.

De nada adianta ter um ótimo produto ou serviço, se ele está sendo oferecido em um lugar que não atenda ao seu público. Pare para pensar: sua plataforma atual está atendendo e mostrando todo o brilho do seu produto

Falando em brilho, aí vai o exemplo de alguém que entende do assunto: a Brilho Proibido percebeu uma grande diferença em suas vendas quando determinou seu marketplace e passou a utilizar as ferramentas e funcionalidades adequadas para ele. Isso fez com que a legitimidade da marca aumentasse gradualmente, criando uma diferenciação da concorrência. 

2. Saiba fazer seu estoque trabalhar a seu favor.

No caso da Brilho Proibido, o controle de estoque foi um desafio. Afinal, com a mistura entre loja virtual e física, eles muitas vezes se pegavam confusos com a quantidade de produtos que ainda estava disponível. Isso atrasava os pedidos e causava incômodos.

A resposta para esse problema estava na frente deles o tempo todo, e consistia em encontrar parcerias com funcionalidades específicas para o controle de estoque.

Com essa forcinha extra, o estoque da Brilho Proibido passou a ser muito mais claro, e o melhor de tudo: sempre com cuidado para que os colaboradores da marca também estivessem alinhados com essa ferramenta e tirassem o melhor proveito dela. Aí sim, né?

3. Expedição rápida é determinante no seu sucesso. 

Você fez uma venda! Pronto, agora é hora de comemorar. Certo?

Ainda não. Um erro muito comum entre os vendedores online é uma preocupação seletiva com a venda, que se dissolve na hora da expedição.

Mas a verdade é que ter uma boa metodologia nessa área é indispensável para quem quer ter uma boa reputação do marketplace. E acredite: sem isso, você não vai ter os resultados que quer. 

No caso da Brilho Proibido, isso também foi solucionado com uma boa escolha de parceiros e sistemas.

Uma vez que isso foi determinado, ficou muito mais fácil e o processo foi simplificado: agora, eles contam com a DANFE e a nota de postagem na mesma impressão, o que significa que eles podem evitar aquela papelada confusa na hora de despachar encomendas

4. Só ser ágil não é suficiente.

Nós falamos sobre como é importante ter uma expedição rápida e coerente, mas isso não é tudo. Muitas pessoas que querem vender mais online, acabam cometendo um erro que pode ser muito prejudicial ao seu negócio:

Elas crescem, crescem e crescem.

“Mas isso não é bom?”

Claro que é! Esse é o seu objetivo, e nós estamos com você nessa. Mas isso não significa que você pode deixar a qualidade de lado. 

É que com uma demanda de pedidos muito mais alta, é comum que muitos vendedores se percam e acabem optando por entregar logo, em vez de entregar com capricho.

Nesse quesito, o equilíbrio é tudo. Manter a combinação entre agilidade e qualidade é o que vai te fazer vender muito mais no seu marketplace.

5. Sincronize para vender mais!

Sabe quando você precisa abrir dezenas de abas, ter diversos cadernos e dividir as informações do seu marketplace em todos os cantos da casa? 

Pois é, esse é um grande problema. 

Ter dados dessincronizados pode diminuir suas chances de fazer conexões e encontrar informações valiosas para vender mais online. 

Uma boa dica  é encontrar uma parceria que seja capaz de sincronizar seus sistemas para fornecer dados com muito mais facilidade. 

Gostou? Então é hora de colocar em prática!

Viu só como pode ser fácil ter um aumento no seu fluxo de vendas no marketplace? Essas dicas são simples, mas muito funcionais. 

Com as ferramentas certas, podemos ir muito mais longe. Por isso, aproveite o know-how de quem teve sucesso e tome você também as atitudes certas para alcançar sua meta de vendas online.