9 de maio de 2024

PEPS e UEPS: Entenda Esses Métodos de Controle de Estoque

Se você quer aprender a controlar melhor o seu estoque, deve conhecer os métodos PEPS e UEPS. Esse controle permite que a empresa tome decisões mais estratégicas, que contribuem para o crescimento e a sustentabilidade do negócio.

Afinal, é por meio da gestão de estoque que a empresa consegue saber quais produtos estão em falta e quais estão disponíveis para, assim, organizar a compra dos itens ou sua produção.

Então, continue sua leitura para entender melhor como os métodos UEPS e PEPS afetam a gestão do seu estoque e o sucesso do seu negócio.

O que é PEPS e UEPS?

O controle de estoque permite que a empresa garanta que suas operações sejam mais eficientes, minimizando os custos e as perdas, que poderiam prejudicar sua saúde financeira. 

Por outro lado, possibilita que a empresa evite a escassez, perdendo oportunidades de vendas e, por consequência, clientes que poderiam ser fidelizados. 

Mas lembre-se que, para escolher o modelo de controle de estoque, a empresa precisa avaliar quais são suas necessidades e tipo de negócio. 

Afinal, a escolha pode impactar diretamente nos resultados e na saúde financeira, influenciando a competitividade no mercado e a satisfação dos clientes.

Então, conheça as principais características do método PEPS e do UEPS para conseguir escolher a opção mais vantajosa.

Diferença entre os métodos para controle de estoque: PEPS x UEPS

Método PEPS
-PEPS é recomendado para empresas que comercializam produtos perecíveis, precisam de controle preciso do CMV e desejam otimizar a rotatividade do estoque.
-O Método PEPS consiste na venda das mercadorias que foram produzidas ou compradas primeiro, para evitar que fiquem paradas no estoque.
-Vantagens do PEPS incluem redução do desperdício, facilitação da organização do estoque, confiabilidade na apuração do CMV, redução de perdas com produtos perecíveis e melhora na rotatividade do estoque.
-Desvantagens do PEPS incluem possíveis variações de custo, gestão rigorosa requerida, lucro menor no curto prazo em períodos de inflação e maior complexidade na gestão do estoque.

Método UEPS
-UEPS é mais vantajoso para empresas que comercializam produtos com preços que tendem a subir, buscam maximizar o lucro no curto prazo e priorizam a simplicidade na gestão do estoque.
-O Método UEPS consiste em utilizar os itens mais recentemente adicionados ao estoque primeiro, sendo o oposto do PEPS.
-Vantagens do UEPS incluem controle de inflação de custos e adequação para produtos não perecíveis em ambientes inflacionários.
-Desvantagens do UEPS incluem não refletir o fluxo físico de estoque e distorcer o lucro líquido.

Método PEPS

PEPS é a sigla para "Primeiro que Entra, Primeiro que Sai". Este método assume que os primeiros itens adicionados ao estoque são os primeiros a serem vendidos ou usados na produção, isto é, realiza a organização dos itens em ordem cronológica.

Esse método é mais indicado para empresas que comercializam ou fabricam produtos perecíveis ou que têm datas de validade, como alimentos, medicamentos e cosméticos. 

Dessa forma, garante que as mercadorias mais antigas sejam vendidas ou utilizadas antes das mais novas. Isso evita que elas sejam esquecidas no estoque ou vendidas por último, correndo o risco de perderem a validade, o que impossibilita sua venda ou o seu uso.

É muito importante que o gestor fique atento aos prazos de validade. Isso porque a prática de venda de produtos vencidos é considerada um crime grave, como está estabelecido na Lei 8.137/90

A penalidade por vender produtos impróprios para o consumo pode resultar em uma pena de detenção ou reclusão de 2 dias a 5 anos, mas pode ser convertida em multa, que pode variar de R$ 50 mil a R$ 1 milhão.

Vantagens e desvantagens do PEPS

As empresas podem se beneficiar com a aplicação do método PEPS no estoque, não só para evitar complicações legais, como também para reduzir o desperdício e o prejuízo. Afinal, o estoque é organizado por ordem cronológica

Além do que, ele permite ter uma precisão maior do custo das mercadorias vendidas (CMV), já que reflete o custo real de cada aquisição ou produção de cada lote, que é vantajoso para o controle fiscal.

Outro benefício desse modelo de estoque é que evita que os itens fiquem parados no estoque. Então, além de otimizar o espaço do armazém, também pode economizar custos e gerar um fluxo de caixa eficiente.

Mas, por outro lado, esse modelo não considera a variação dos preços dos produtos que ocorre ao longo do tempo. Uma mercadoria que foi comprada há 6 meses pode não ter o mesmo custo atual. 

Então, ao ajustar o valor da venda, a empresa pode obter um lucro maior, o que resulta em impostos mais altos.

Método UEPS

UEPS é a sigla para "Último que Entra, Primeiro que Sai", ou seja, é o oposto do PEPS. Neste método, os itens adicionados mais recentemente ao estoque são os primeiros a serem usados ou vendidos. 

Então, todos os itens do último lote comprado ou produzido são vendidos, até seu esgotamento. Depois, a operação parte para a venda do segundo lote mais novo, e assim por diante.

Por causa dessa característica, não é recomendado para produtos que têm prazo de validade, já que eles podem ficar muito tempo parados no armazém, ocasionando a expiração da validade. 

Portanto, é indicado apenas para mercadorias não perecíveis, como eletrônicos, eletrodomésticos, entre outros. Além disso, aqui, é possível ter um lucro maior com a venda dos produtos. 

No entanto, é preciso ficar atento com o uso do espaço do estoque. Apesar dos itens não terem problemas com expiração da validade, o tempo prolongado do armazenamento pode sim ocasionar danos à mercadoria, que também gera prejuízos para a empresa.

Vantagens e desvantagens do UEPS

A longo prazo, é possível obter um lucro maior nas mercadorias. Isso porque os primeiros produtos foram comprados a um custo menor e serão vendidos pelo mesmo preço dos mais caros.

Mas, a curto prazo, pode ocasionar redução de impostos sobre o lucro, se a empresa não reajustar os valores na venda, reduzindo a margem de lucro.

Esse modelo pode ser muito vantajoso para as empresas porque acompanha a inflação dos preços. Entretanto, não reflete com precisão o lucro líquido, já que utiliza apenas os custos dos produtos mais caros.

Em outras palavras, o CMV não é tão confiável, o que pode gerar distorções nos resultados financeiros da empresa. 

Além disso, esse modelo de estoque reduz a rotatividade do estoque, gerando um acúmulo de mercadorias, que podem estar ocupando um espaço desnecessário do armazém e, possivelmente, aumentando os custos de armazenagem.

Como calcular PEPS e UEPS?

Para calcular o custo, você precisa seguir os seguintes passos:

  • Identificar o valor total das mercadorias que foram vendidas durante determinado período;
  • Destacar o último lote que entrou no estoque antes das vendas;
  • Calcular o custo das mercadorias vendidas usando o valor do último lote de mercadorias que entrou no estoque.

A fórmula para calcular método UEPS é a seguinte:

CMV = (Quantidade de mercadorias vendidas) x (Custo unitário do último lote de mercadorias que entrou no estoque).

UEPS e PEPS: exemplos 

Para você entender melhor a diferença desses modelos de controle de estoque na prática, acompanhe os exemplos.

Imagine que uma empresa adquiriu um lote de camisetas com preço de R$ 20 por unidade no mês passado, cuja venda era realizada por R$ 75. 

Mas, no mês atual, esse custo aumentou 25%, resultando na compra da mesma camiseta por R$ 25, e o preço da venda para R$ 93,75, se considerarmos o repasse proporcional do aumento percentual.

No método PEPS, as camisetas serão vendidas por R$ 75, com um lucro de R$ 55. Já no modelo UEPS, elas serão vendidas por R$ 93,75, com R$ 68,75 de lucro.

E Qual a Diferença entre PEPS, UEPS e MPM?

Todas são métodos de controle de estoque, mas, ao contrário do PEPS e do UEPS, o custo médio (Média Ponderada Móvel) calcula o custo de todos os itens a cada nova compra, e não somente do lote mais antigo ou do último.

Isso significa que o custo das mercadorias vendidas é calculado com base na média dos custos de todos os itens disponíveis no estoque. 

Portanto, o MPM tende a resultar em um custo de mercadorias vendidas mais equilibrado ao longo do tempo, pois leva em consideração todos os custos de aquisição dos itens em estoque.

Como melhorar o controle de estoque?

Independentemente do modelo que você escolher, precisa manter um controle preciso e atualizado do estoque, para evitar desperdícios, perdas e custos desnecessários.

Além disso, um controle de estoque eficiente pode te ajudar a tomar decisões mais estratégicas para o negócio, permitindo ter um conhecimento mais aprofundado sobre as sazonalidades do mercado e as preferências dos consumidores.

E para te ajudar nesta tarefa, você pode contar com o Lexos Hub, uma solução que integra sua loja física às lojas virtuais, como e-commerce e marketplaces.

Veja todas as vantagens de utilizar o hub de integração no seu negócio para o controle de estoque:

Como o Lexos Hub auxilia o controle de estoque?
Integração com as principais plataformas:
O Lexos Hub integra loja física, e-commerce e marketplaces, permitindo um estoque único atualizado em tempo real.
Exportação automática de estoque para novas contas em plataformas de vendas, evitando erros e otimizando tempo.
Integração de loja física e online:
Possibilidade de integrar lojas físicas e digitais para controle centralizado e eficiente, facilitando a transição para vendas online.
Gestão Multi-CNPJ:
Cadastro de produtos em um banco de dados único para múltiplas lojas, controle de estoques separados ou conjuntos, transferências entre lojas e escolha de CNPJ para faturamento.
Gestão de estoque e devolução:
Sistema inteligente que atualiza estoque automaticamente, inclusive devoluções, emitindo NF-e na entrada e saída de pedidos, e identificando pendências.
Gestão de anúncios:
Controle de estoque preciso para evitar anúncios de produtos indisponíveis, com atualização automática pós-venda em todas as plataformas integradas.
Dashboard com análises:
Oferece análises detalhadas de vendas, custos, Curva ABC de produtos, devoluções, pedidos realizados, produtos mais vendidos e lucro por item para otimização do estoque e investimentos.

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