11 de janeiro de 2018

Valor agregado do produto: entenda como ele pode aumentar suas vendas!

Começar seu próprio negócio não é uma tarefa tão simples como todos gostaríamos que fosse. São muitos detalhes que vão surgindo à medida em que o negócio vai tomando forma. Você sabe, por exemplo, quais são as diferenças entre preço, valor, valor agregado e valor percebido?

Se você ainda tem dúvidas sobre esse assunto, nós preparamos este post para esclarecer de uma vez por todas cada um desses conceitos. Vamos lá?

Entendendo os conceitos de valor

O valor de um produto vai muito além do preço que está estampado em sua etiqueta na prateleira. O conceito de valor é mais profundo e subjetivo, mas vamos detalhá-lo a seguir.

Valor

Enquanto o preço de um produto é uma medida financeira, resultado de uma série de cálculos que dirá ao cliente o quanto ele pagará pelo produto, o valor representa os benefícios que o cliente receberá ao adquirir esse produto.

O valor está relacionado à necessidade do consumidor. Quanto melhor o seu produto satisfizer a necessidade do seu comprador, maior é o valor que esse comprador atribui a ele.

Valor agregado

Já o valor agregado é aquele benefício que vai além da necessidade básica do cliente. São os elementos presentes no produto, no processo de produção ou no processo de venda que fazem com que seu cliente esteja disposto a pagar um preço maior até do que o preço do seu concorrente.

Valor percebido

O valor percebido está relacionado ao custo-benefício que seu cliente atribui ao seu produto. O cliente sempre vai buscar um equilíbrio entre o preço do produto e as vantagens que ele lhe proporciona.

Como criar valor agregado em meus produtos

Para ajudar você a melhorar o valor percebido de seus produtos, separamos 4 dicas simples e infalíveis. Confira!

Gere expectativa

Enfatize as qualidades do seu produto antes mesmo de mostrá-lo. Faça com que seu cliente deseje os benefícios que ele proporciona. Valorize o que seu produto tem de melhor, sem modéstia.

Valorize a apresentação do seu produto

Uma embalagem bonita, criativa e funcional faz bastante diferença para o consumidor.

Esteja sempre atento a detalhes no acabamento de seus produtos e no bom estado das embalagens. Um produto “feio” perde pontos na percepção de valor e seu cliente não estará disposto a pagar um bom preço por ele.

Atenda seu cliente com excelência

O atendimento pode definir toda a experiência que seu cliente tem com a sua empresa. Um atendimento malfeito pode ter consequências drásticas na percepção de valor de seus produtos.

Seja sempre cordial, alegre e solícito. Dê atenção ao cliente enquanto faz o atendimento, as pessoas gostam de se sentir especiais.

O bom atendimento é um dos valores agregados mais poderosos que você pode usar em sua empresa.

Incentive seu cliente a experimentar seu produto

A experimentação é a prova mais isenta que o cliente tem sobre seu produto. Ele pode duvidar de tudo o que você disser. Ele pode achar que é tudo “papo de vendedor”.

Mas no momento em que ele experimenta seu produto, ele vai avaliá-lo com base em uma experiência própria. E isso é um argumento irrefutável.

O valor agregado pode alavancar as suas vendas de uma forma que você nunca imaginou. Se você gostou deste post, assine a nossa newsletter para receber todas as novidades diretamente em seu e-mail.