O cadastro de produtos é algo essencial para o funcionamento de um empreendimento. Com o programa para cadastrar produtos e clientes criado pela Lexos, o seu negócio ganhará mais agilidade e eficiência.

Com ele é possível realizar o registro de todas as informações do produto. Inclusive inserindo imagem para o melhor entendimento do seu público.

O produto oferecido pela Lexos ainda permite que você concentre todas as informações úteis para o seu negócio em um só lugar, tornando o cadastro de consumidores, fornecedores, dentre outra informações muito mais prático e versátil.

Conheça o programa de cadastro da Lexos. E veja como ele é uma opção completa e compatível com o seu negócio.

Cadastro de usuários

O primeiro passo para começar a utilizar o programa para cadastrar produtos e clientes da Lexos é criar usuários para trabalhar neste sistema.

O administrador tem o poder de criar a quantidade de usuários que quiser. Determinando qual será o nível de acesso de cada um neste software.

Assim, os vendedores podem ser habilitados somente para o cadastro de produtos, clientes, fornecedores e realização de compras, por exemplo.

Cadastro de fornecedores

Antes de realizar o cadastro de produtos, é interessante fazer o cadastro dos fornecedores de seu negócio. Ao utilizar o programa de comércio da Lexos, fica fácil obter todas as informações deles de forma rápida.

Com ele é possível inserir as informações básicas sobre fornecedores (como razão social e nome fantasia), formas de contato (endereço, telefones, e-mail, etc) e qual setor de sua loja ele abastece com produtos, assim como seu preço.

Desta forma, você poderá consultar com apenas alguns cliques os fornecedores que possui. E contatá-los ao perceber que não há a quantidade mínima de produtos em estoque.

EPR Lexos e o cadastro de produtos

O programa para cadastro de produtos e vendas da Lexos facilita a inclusão de produtos no sistema. Através dele, você consegue concentrar todas as informações necessárias para manter o funcionamento de seu empreendimento sob seu controle.

Primeiramente, você pode classificar cada produto em um setor. E depois em um subgrupo. Assim, por exemplo, se você possui uma loja de artigos para casa, pode ter o setor “cozinha”. E criar um grupo específico de “utensílios domésticos”.

Além disso, você consegue inserir informações relacionadas a sua composição. E até mesmo incluir uma foto de identificação do produto.

E como a Lexos está sempre pensando nas necessidades especiais de cada cliente, o sistema desenvolvido para lojas de roupa também possui os campos “tamanho” e “cor”. Assim, o cadastro de produtos estará mais completo e você terá mais opções de filtros em sua busca.

Identificação de produtos

No programa criado pela Lexos, é possível fazer o cadastro de produtos por meio de três tipos de codificação.

 O primeiro é a sua NCM/SH (nomenclatura comum do Mercosul). Ela possui oito dígitos. E foi estabelecida pelo governo federal para facilitar a exportação de produtos nacionais na América do Sul.

A segunda opção é a utilização de um código automático (o auto incremento), que será gerado pelo próprio sistema Lexos.

Outra opção é cadastrar produtos com código de barras, algo que pode ser feito manualmente.

Com a variedade de opções para identificação de produtos oferecida pelo sistema Lexos, identificar os ítens da sua loja não será mais uma tarefa difícil e complicada.

Definindo preços de forma rápida e eficiente

Com o sistema desenvolvido pela Lexos, no cadastro de produtos é possível inserir precificações distintas e que sejam compatíveis com diversas situações de compra.

Você pode indicar um preço para quem compra no varejo. Outro para os que compram certo produto em atacado. E um terceiro, com valor especial para promoções. Neste último, você indica no campo “preço de” o valor anterior do produto, informação esta que estará também presente no cupom fiscal.

Ainda, nosso sistema traz a possibilidade de configuração de markup. Para quem não sabe, ele é um método de precificação que auxilia os vendedores a estabelecer um valor de venda para um produto levando em consideração seu custo de produção/ compra e a média de venda do mercado.

Estabelecendo métodos de pagamento

Além do eficiente cadastro de produtos, o sistema da EPR Lexos oferece a possibilidade de cadastrar mais de um tipo de método de pagamento.

Para atrair e manter clientes, é interessante oferecer variadas formas e condições de pagamento, facilitando a compra de mercadorias em seu comércio.

Neste programa, é possível cadastrar contas correntes (sejam elas pessoais ou do próprio comércio). E proporcionar compras por dinheiro, cheque, cartão de débito, cartão de crédito e cartão de crédito parcelado.

Esta última opção traz como vantagens o cadastro de compras feitas a prazo, em que é possível registrar o número de parcelas, o valor de cada, quanto de juro irá incidir sobre cada uma e quais são as datas de pagamento.

Posteriormente, será muito mais fácil fazer o controle de clientes que optaram por este tipo de compra e acompanhar o recebimento de cada parcela. Desta forma, a inadimplência será um problema com os dias contados no seu empreendimento.

Outra função útil é a possibilidade de gerar boletos. Após fazer contato com uma instituição bancária, você pode fazer trocas de informação com ela tanto para criar boletos como para receber informações de pagamentos destes.

Controle de movimentação financeira

E no programa da Lexos, além do cadastro de produtos, é possível gerenciar a sua atividade bancária.

Com a integração de contas bancárias no sistema, você consegue fazer o controle das movimentações financeiras de seu caixa.

Depósitos, transferências ou retiradas ficam registrados no sistema e podem ser acessados a qualquer momento. Assim, toda a rotina administrativa fica concentrada em um só lugar, tornando prático o seu gerenciamento.

Flexibilidade no registro de produtos

Com o programa criado pela Lexos cadastrar produtos com código de barras ou via com código automático é muito fácil, basta você escolher o que preferir. E se você estiver com dúvidas sobre o que fazer se alguma informação for inserida por engano, pode ficar despreocupado.

Este sistema é eficiente e bastante flexível. No caso de identificação de erros de informação, apenas alguns cliques são necessários para conseguir resolver este problema.

Em cada cadastro de um produto, há o botão “alterar produto” que possibilita a alteração de qualquer informação já ali inserida. Desta forma, eventuais erros ou atualizações de preços são possíveis.

Além disso, caso você ofereça um produto que possui versões diferentes, não precisa ter o trabalho de fazer um cadastro completo. Basta apenas clicar em “duplicar o produto” e inserir as informações específicas desta nova entrada.

Por último, se você desejar excluir o cadastro de um produto que está errado ou que eventualmente você irá deixar de oferecer ao seu público, basta clicar em “excluir produto”. Com o sistema da Lexos, é muito fácil consultar e gerenciar as informações das suas mercadorias.

Controle de estoque

Ao fazer o cadastro de produtos no programa proposto pela Lexos, é possível indicar uma quantidade mínima para cada produto no estoque.

Desta maneira, você consegue fazer um controle das vendas de cada uma das mercadorias e saberá o momento certo de fazer mais pedidos aos fornecedores.

Por outro lado, é possível também saber o valor total do estoque em determinado momento, já que no sistema estão contidas as informações sobre o seu preço de custo. 

Cadastro de clientes

A Lexos desenvolveu um programa para cadastrar produtos e clientes de forma rápida e eficiente.

Em seu sistema, você pode criar um banco de dados com as principais informações do cliente – com a permissão dele, é claro-, como nome completo e dados de contato (telefones residencial e comercial, e-mails, endereço, etc).

Assim, você pode obter as informações necessárias sobre cada um deles de forma rápida ao realizar vendas, emitir notas fiscais, dentre outras ações.

Fidelização de clientes

O cadastro de clientes oferecido no programa para comércio da Lexos traz ferramentas para que você possa criar estratégias de vendas e fidelizar os seus clientes.

Isto porque ao fazer o seu cadastro, é possível preencher um campo chamado “categoria”. Aqui, você pode indicar qual é o tipo ou grupo de produtos que o seu cliente mais leva para casa.

O programa desenvolvido pela Lexos, vai ajudar você a desenvolver uma estratégia de vendas criativa e rentável para o seu negócio, seja utilizando as informações contidas no sistema para criar o mailing com os endereços de e-mail de todos que gostam do seu produto, para avisa-los posteriormente sobre novas promoções e lançamentos. Ou ainda fazendo promoções e condições especiais de pagamento para este cliente.

Enfim, são diversas as possibilidades de oferecer um atendimento personalizado para o seu cliente, garantindo assim, maiores chances de fidelização.

Emissão de nota fiscal

A nota fiscal é uma conquista para empresários e clientes e a sua emissão fica bem mais fácil com o sistema de comércio criado pela Lexos.

No cadastro de produtos é possível indicar todas as informações possíveis sobre a mercadoria que está sendo vendida, desde as descritivas até mesmo os seus valores.

Ainda, é possível inserir os valores de tributos que incidem sobre a venda de determinado produto. Em uma aba própria para isso, você poderá indicar estas informações e mostrar a transparência da venda que está sendo feita.

Além disso, para quem trabalha com e-commerce ou também oferece a possibilidade de enviar seus produtos para os clientes, há a possibilidade de criar uma tabela de frete, levando em conta as taxas de transporte dos Correios ou da transportadora de sua preferência.

nfe-sjc emissor de nota fiscal eletronica sjc

Gestão de vendas

A Lexos traz ao mercado um programa para cadastro de produtos e vendas que auxilia todo o empreendedor a fazer o controle de tudo o que foi vendido em seu estabelecimento.

Todo empreendedor sabe como as vendas são importantes para viabilizar o funcionamento de qualquer comércio. E por isso é interessante investir no que há de melhor no mercado para fazer sua gestão.

Neste programa, você consegue registrar todas as saídas de mercadorias, que depois podem ser consultadas no momento em que quiser.

E a partir do cadastro de produtos da Lexos você tem disponível uma série de filtros que lhe ajudam a saber quais são as mercadorias que mais dão rentabilidade ao seu negócio.

Gestão financeira

A partir do cadastro de produtos com o sistema Lexos, é possível fazer uma gestão eficiente do fluxo de caixa do seu empreendimento.

Primeiramente, você pode utilizar os filtros disponíveis para acompanhar a real rentabilidade de cada mercadoria, sabendo quais delas são as preferidas de seus clientes e as que não estão tendo boa saída.

Além disso, o cadastro de produtos na Lexos também indica qual é o valor de custo de cada um deles e, tendo isto em mente, você pode fazer um cálculo estimativo de despesas que você terá ao longo de um mês com determinado produto.

A gestão financeira é muito importante para o funcionamento de um comércio. Ela é necessária na medida em que demonstra se ela está tendo a rentabilidade que você esperava e identificar o que pode estar prejudicando o seu sucesso.

O sistema Lexos também possibilita a criação de relatórios com estas informações. Assim, você consegue tomar as decisões corretas que colocarão seu comércio no caminho do sucesso.

Abaixo algumas atividades que podem ser realizadas através do software para comércio da Lexos

  • Cadastro de produtos;
  • Cadastro de fornecedores;
  • Cadastro de clientes;
  • Fidelização de clientes;
  • Criação de estoque;
  • Controle de estoque;
  • Cálculo de custos;
  • Emissão de nota fiscal;
  • Fluxo de caixa;
  • Gestão de vendas.

FAQ – Perguntas Frequentes

  1. Após obter o software da Lexos eu preciso adquirir outros serviços?

Não. O programa para comércio criado pela Lexos é completo, pois disponibiliza para o empreendedor todas as ferramentas necessárias para fazer uma gestão eficiente, auxiliando-o desde a compra de mercadorias até o controle e análise do financeiro.

  1. Posso criar outros campos de informação para fazer o cadastro de produtos da minha loja?

Sim. O sistema da EPR Lexos é passível de adaptação a todos os tipos de comércio, atendendo suas necessidades.

Em caso de dúvidas e sugestões, contate a nossa equipe de consultores para sabermos como podemos ajudá-lo com a gestão de seu empreendimento.

 

Lexos