Controle financeiro

Software financeiro completo e muito simples de usar.

Alternate Text

Esqueça as planilhas confusas e abra espaço para uma gestão de estoque eficaz, integrada e sem dor de cabeça. Com o software de automação comercial Lexos, o controle de estoque é simples e rápido.

Programa de Controle Financeiro

Escolha o melhor programa de controle financeiro, com Contas a Pagar, Contas a Receber, Fluxo de Caixa, DRE, Crediário Próprio, Emissor de Boletos e muito mais.

Faça um controle financeiro empresarial profissional e garanta a saúde financeira da sua empresa.

Vender é o mais importante, mas sem um software financeiro para ficar de olho nos indicadores e manter um equilíbrio, tudo pode ir por água abaixo. Conte com relatórios gerenciais para acompanhar de perto e definir o rumo da sua empresa.

Programa de Controle Financeiro

Contas à Pagar

O controle de contas a pagar ficará muito mais fácil com o programa de controle financeiro da Lexos. Cadastre contas fixa ou parceladas de uma forma muito mais simples e acompanhe os vencimentos.

Contas fixa, como luz, aluguel, telefone e muitas outras podem ser cadastradas e ter seus valores ajustados mês a mês. O importante é que elas ficam como estimativa de gastos para os próximos meses.

As contas a pagar podem ser geradas a partir de compras registradas no módulo de compras e tudo fica conectado, o pedido de compra, a compra, nota fiscal, o fornecedor e a conta a pagar.

Programa de Controle Financeiro

Contas à Receber

O controle de contas a receber é feito de uma forma bem simples. Ao registrar uma venda, a conta a receber é automaticamente cadastrada. O cliente pode optar pode diversas formas de pagamento que são previamente configuradas no sistema.

Caso a forma de pagamento do cliente tenha sido em cartão de crédito, automaticamente as taxas da bandeira são descontadas e a parcela creditada na data correta.

Para vendas com crediário próprio, a conta a receber é gerada e fica em aberto até o cliente efetuar o pagamento. É possível configurar um limite de crédito para os clientes baseado em alguns critérios.

Fluxo de Caixa

O sistema possui relatório de fluxo de caixa mensal e fluxo de caixa diário. O Fluxo de caixa projetado permite ter uma ideia muito real da situação financeira da empresa.

Com estas informações o empresário pode identificar fatores que devem ser controlados, como o impacto do parcelamento para seus cliente e prazo de pagamento para fornecedores. Ambos podem exigir um alto capital de giro.

Uma empresa pode ser lucrativa e não gerar caixa e isto pode ser um problema ou não. Tudo depende da estratégia.

Fluxo de caixa

Integração com módulo de compras

Para uma gestão de compras eficiente, é importante que o módulo financeiro e o módulo de compras estejam totalmente conectados. Desta forma, é possível rastrear a conta a pagar e entender qual compra e qual nota fiscal gerou aquela despesa.

Uma ferramenta interessante do nosso software de gestão financeira é a possibilidade de cadastrar previsão de contas a pagar e de contas a receber. Esta previsão também é gerada a partir de um pedido de compra e pode ser alterada posteriormente após saber o valor real e a forma de pagamento. Isto permite avaliar o quanto esta compra afetará o fluxo de caixa da empresa.

Contas Bancárias

No software de gestão financeira da Lexos é possível cadastrar quantas contas bancárias desejar e inclusive cadastrar subníveis para contas de investimento.

Você configura as formas de pagamento informando para qual conta o débito ou crédito deve ser registrado. Por exemplo, a forma “Cheque Banco do Brasil” deve automaticamente debitar da conta “Banco do Brasil. A forma de pagamento “Dinheiro”, deve debitar do “Caixa Loja”..

Crediário Próprio

Uma das ferramentas do nosso programa de controle financeiro é a venda em crediário próprio. Você possui ferramentas para definir regras de liberação de crédito para os clientes, também conta com ferramentas para cobrança, como impressão carta de cobrança, status da conta a receber e impressão de relatório para o SERASA..

Aumente suas vendas, mas sem complicar a sua vida. Utilize um bom sistema para fazer isto com segurança.

Emissão de Boletos Bancários

Com o gerador de boletos da Lexos, você consegue gerar boletos para os principais bancos. Imprima boletos pelo próprio sistema, ou envie automaticamente por e-mail. Quando o cliente realizar o pagamento, a baixa é automática.

A comunicação com o banco é feita através de troca de arquivos. Os chamados “arquivo remessa” e “arquivo retorno”.


Formas de Pagamento

Cadastre diversas formas de pagamento no nosso programa de controle financeiro. Para pagamentos ou recebimentos em cheque, você consegue cadastrá-los e gerenciar a compensação. Ao utilizar a forma de pagamento de cartão de crédito ou débito para recebimento, o sistema realiza o desconto da taxa da operadora e já credita o valor na data correta.

Na venda, você ainda pode cadastrar diversas formas de pagamento pré-configuradas, como pagamento no boleto em 15, 30 e 60, por exemplo.

Cartões de Crédito

Conte com uma ferramenta de gestão de cartões de crédito que permite configurar taxa das operadoras, inclusive para diversas faixas de parcelamento.

A parcela é registrada no sistema com a data real de crédito da operadora e você consegue inclusive ajustar a data em caso de antecipação, ou por alguma outra divergência.

Centros de Custos e Receitas

Classifique suas contas em centros de custos e veja diversos relatórios demonstrando as informações em diferentes níveis de profundidade.

Acompanhe a variação dos custos e despesas ao longo do tempo através de gráficos.

Faturamento por cliente

Cadastre seus clientes e tenha um histórico completo de vendas e faturamento por cliente.

Com o programa para controle financeiro da Lexos você pode explorar dados de compra de seus clientes e identificar seus melhores clientes em volume de compra ou ticket médio. Identificar clientes que deixaram de comprar e muito mais.


DRE Gerencial

O DRE, ou Demonstrativo de Resultados do Exercício, é um relatório de extrema importância no controle financeiro empresarial, pois através deste relatório é possível verificar se uma empresa é efetivamente lucrativa.

Uma empresa pode estar gerando caixa, ou seja, ter dinheiro sobrando na conta, mesmo sem estar sendo lucrativa naquele momento. Você pode estar colhendo resultado de meses anteriores.

Outra possibilidade é não estar gerando dinheiro em caixa e estar sendo lucrativa. Neste caso, o problema seria no fluxo de caixa da empresa. Isto pode acontecer em função de um alto parcelamento para seus clientes e pouco tempo para pagar seus fornecedores.

O software financeiro da Lexos mostra as duas visões, a visão por regime de competência através do DRE e a visão por regime de caixa, através do relatório de fluxo de caixa.

Relatório DRE

Lançamentos de caixa

Através do Gerenciador Financeiro é possível ter o controle de entrada e saída de dinheiro. Os lançamentos podem ser tanto de contas a pagar/receber registradas previamente, como também de lançamentos avulsos.

Uma empresa pode ser lucrativa e não gerar caixa e isto pode ser um problema ou não. Tudo depende da estratégia.

Controle financeiro empresarial

Para ter um equilíbrio em sua gestão financeira, é essencial enxergar o passado, controlar o presente e garantir um futuro sustentável.

Para enxergar o passado, você precisa ter bons relatórios gerenciais, mas não se esqueça que o mais importante é alimentar o sistema com as informações, pois caso contrário, ele não terá nenhuma informação para mostrar. Se, conseguir tempo para alimentar o sistema seja um problema para você, consulte nossos consultores sobre o serviço de BPO financeiro. Assim você pode terceirizar o seu departamento financeiro e se concentrar no que realmente precisa.

Para controlar o presente, tenha indicadores que mostram em uma visão de curtíssimo prazo o rumo da sua empresa. Com o software de controle financeiro da Lexos você terá relatórios de BI (Business Intelligence) que permitem monitorar de forma prática e interativa diversos indicadores.

Para garantir um futuro sustentável, utilize todas as informações que possui para ter ceteza que a precificação de seus produtos e serviços esteja correta. Este cálculo inclui muitas variáveis e é muito fácil cometer o erro de vender com prejuízo sem perceber.


Comissões

O controle de comissões de seus vendedores pode ser realizado em função das vendas (por competência), ou em função das parcelas efetivamente recebidas.

Inadimplência

Se você vende no crediário, conte com ferramentas de cobrança para ajudar a diminuir a inadimplência.

Vender com bcrediário próprio, carnê ou boletos, pode ser muito interessante, mas se não cuidar com muita atenção e ferramentas próprias para isto, pode ser um desastre com a inadimplência e atraso dos pagamentos que corroem o capital de giro da empresa.

  • Configure as regras para limite de crédito dos seus clientes
  • Visualize relatório de inadimplência
  • Geração de carta de cobrança automática
  • Controle de ligações e status de cobrança
  • Impressão de carnê
  • Impressão de nota promissória
  • Impressão de relatório para o SERASA

Planejamento

O planejamento financeiro é uma operação de extrema importância para a orientação da empresa e definirá os passos para que o objetivo seja alcançado. O processo de planejamento financeiro deve começar pelos planos de longo prazo, ou estratégicos, que por sua vez, darão orientação para o planejamento de curto prazo.

Utilizando relatórios de Fluxo de Caixa e DRE, você pode terá tanto a visão por regime de caixa, como a visão por regime de competência e isto te dá uma orientação completa sobre a situação e projeção da empresa.

Alguns exemplos do que você pode fazer

  • Cadastro de contas bancárias;
  • Cadastro de formas de pagamentos;
  • Extrato bancário por conta;
  • Extrato bancário unificado;
  • Registro de pagamentos e recebimentos;
  • Transferência entre contas;
  • Registro de depósitos e retiradas;
  • Filtro por Centro de Custo;
  • Registro dos dados de cheques recebidos e emitidos;
  • Lista de cheques emitidos;
  • Lista de cheques recebidos;
  • Cheques que não compensaram;
  • Conferência das taxas descontadas pelas operadoras nos recebimentos em cartão;
  • Cadastro de contas a receber fixas e parceladas de forma fácil;
  • Cadastro de contas a pagar fixas e parceladas de forma fácil;
  • Cadastro de contas a receber por categoria de cliente (utilizado principalmente por clubes e academias);
  • Emissão de boletos com impressão local ou pelo banco;
  • Troca de arquivo remessa e retorno com o banco;
  • Demonstrativo de contas pagas;
  • Demonstrativo de contas a pagar;
  • Pagamento / recebimento de vários registros de uma vez;
  • Relatório de inadimplentes;
  • Impressão de carta de cobrança;
  • Lucro líquido mensal ou de qualquer período;
  • Cobrar juros e multa por atraso automaticamente;
  • Imprimir carnê;
  • Visualizar recebimentos por forma de pagamento;
  • Gráfico dos gastos por centro de custo ao longo dos meses;
  • Saber se o caixa ficará negativo e em qual dia exatamente.

FAQ - Perguntas Frequentes

O modo “contas a receber” é gerado automaticamente?

Sim, todas as vendas geram automaticamente uma “conta a receber”, mas também é possível cadastrar manualmente, se necessário.

O modo “contas a pagar” fica vinculado às minhas notas de compra de produtos?

Sim, quando você registra as notas de fornecedores pelo módulo de compras é possível gerar automaticamente o modo “contas a pagar”, que ficará vinculado à nota.

Consigo saber quanto tenho em aberto de um fornecedor específico?

Sim, basta utilizar a tela de pesquisa e filtrar os registros pelo nome do fornecedor e que estão sem pagamento.

Consigo listar todas as pendências de um cliente?

Sim, é possível filtrar pelo nome do cliente e inclusive efetuar o pagamento de todas as pendências de uma vez. Isso é muito útil para lojas que cobram do cliente uma única vez por mês.

Tenho que dar baixa nos recebimentos em cartão de crédito?

Se quiser configurar o sistema para exigir que seja obrigatória a confirmação de cada parcela do cartão, é possível. Dessa forma, você conseguirá conferir se a operadora está pagando corretamente.

Porém essa não é uma configuração padrão, pois a maioria dos usuários prefere que isso seja feito de maneira automática.

Tenho que informar os dados dos cheques?

Não, isso é opcional.

Para quais bancos é possível realizar emissão de boletos?

Banco do Brasil, Santander, Itaú, Bradesco e Caixa Econômica Federal.

É possível configurar as taxas das operadoras de cartão por bandeira?

Sim, você pode cadastrar quantas operadoras e quantas bandeiras desejar e configurar as taxas aplicadas por cada uma.

É possível configurar as taxas de cartão em função do número de parcelas da compra?

Sim, você pode configurar as diferentes taxas aplicadas para cada faixa de parcelamento.

Consigo saber tudo que as bandeiras Rede ou Cielo deveriam me pagar em um determinado dia?

Sim, existe um relatório em que você consegue listar o que as operadoras deveriam pagar em um determinado período e qual foi o desconto feito por elas em cima do valor total.

Consigo configurar os relatórios ou operações que cada funcionário pode utilizar?

Sim, todas as operações e relatórios têm controle de acesso por usuário.

Essa configuração é feita no momento do cadastro do usuário.

Preciso de um relatório que não existe. É possível criá-lo?

Sim, a solicitação deve ser enviada ao departamento comercial que irá avaliar qual o custo para a implementação ou se o relatório já está sendo criado para uma versão futura.

Tenho contas em mais de um banco, consigo gerenciar todas elas?

Sim, no sistema é possível cadastrar quantas contas quiser e controlá-las separadamente.

Consigo fazer recebimento parcial de uma conta?

Sim, algumas lojas têm clientes que pagam valores aleatórios ao longo do mês.

Em nosso sistema é possível efetuar o pagamento parcial de uma parcela ou pagar várias parcelas de uma vez.

Consigo saber todas as contas que irão vencer hoje?

Sim, é possível visualizar todas as contas que irão vencer hoje, nesta semana ou neste mês, de maneira fácil e rápida.

Consigo visualizar relatórios de contas a pagar e receber do meu celular ou tablet?

Sim, temos um aplicativo para celulares ou tablets que permitem o acompanhamento em tempo real de suas contas a pagar e contas a receber. O aplicativo funciona em Android, I Phone e Windows Phone.





Experimente gratuitamente o software ERP!
Conte sempre com nossa equipe

Atendimento de segunda a sexta das 09:00 às 18:00 e plantão aos finais de semana e feriados
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Ligue

Comercial

fixos

0800 887 1630

whats app

(12) 9 8142-0395

Suporte

fixos

(12) 2012 - 7009
(11) 4720 - 0019

Plantão de Final de Semana

celular (TIM)/ Whatsapp

(12) 9 8118 - 1048