Ter o controle sobre o que entra e o que sai do seu negócio é essencial para uma gestão eficiente. E uma ferramenta que pode ajudar bastante nesse quesito é um programa para controle de caixa.

Conheça agora o software para controle de caixa elaborado pela Lexos. E saiba como ele pode lhe ajudar a gerenciar o movimento de caixa do seu negócio.

Controle de caixa da Lexos

O controle de caixa diário pode ser realizado de forma simples com o sistema Lexos. Nele, o gestor possui um login como administrador, que lhe permite criar quantas contas de usuários quiser para os seus colaboradores.

O controle de caixa da Lexos possibilita um acompanhamento facilitado sobre como estão ocorrendo as vendas, bem como o seu lucro em um determinado período de tempo. Com esses dados em mãos, é possível garantir uma tomada de decisões mais ágil, impedindo que o seu negócio fique vulnerável frente a uma possível redução das vendas.

Além disso, com o sistema comercial da Lexos, você consegue estabelecer quais ações cada usuário poderá fazer, limitando o seu acesso ao cadastro de produtos, realização de orçamentos, pedidos de compras, dentre outros. Assim, você poderá controlar toda a informação que está ali contida de um jeito muito mais prático e rápido.

Controle de fornecedores

Ter o controle dos fornecedores que abastecem o seu estoque é importante, pois assim você consegue saber quais são os produtos que cada um deles fornece e o seu preço.

No sistema elaborado pela Lexos, o controle de caixa também é feito nesta etapa. Já que estas informações colaboram para que você tenha uma estimativa de quanto será gasto em um determinado período com cada fornecedor.

Cadastro de produtos

O controle de caixa diário da Lexos também começa com o cadastro dos produtos que são oferecidos pelo seu estabelecimento. No sistema você consegue inserir os dados de identificação de todas as mercadorias e o preço de cada uma delas.

Dessa forma, controlar o movimento de caixa da sua empresa, não será mais uma tarefa complexa e dispendiosa. Afinal de contas, você terá as informações de que precisa sempre à disposição para garantir um bom fluxo de caixa no seu negócio.

Precificação de produtos

Além de cadastrar o valor de custo de cada produto, você também já pode registrar o preço que eles custarão em seu empreendimento.

E em nosso sistema você poderá indicar até três valores diferentes de preço: um para atacado, outro para venda em varejo e um para realização de desconto.

Com esta informação você consegue fazer um eficiente controle de caixa, pois elas servem de parâmetro para entender o que entrou para sua empresa em certo período.

Utilizando o método Markup

Está com dificuldades em determinar o preço das mercadorias em seu estabelecimento? Não há problema. No sistema Lexos você há disponível o campo “markup” que te ajudará a realizar esta tarefa.

Para quem não sabe, ele é um método de cálculo que permite fazer um controle do preço de venda, indicando qual é o melhor valor para cada produto, levando em consideração os seus devidos custos.

Tributação

O fluxo de caixa consiste na entrada e saída de dinheiro da sua empresa e os impostos são determinantes para fazer o cálculo da real lucratividade de seu negócio.

No programa criado pela Lexos, há uma aba exclusiva para a inserção deste tipo de informação, onde você pode indicar toda a tributação que incide sobre determinado produto.

É bom para o cliente que terá todos os dados discriminados na nota fiscal – que também consegue ser gerada pelo nosso sistema- e para você, que além de provar estar na legalidade terá este tipo de gasto indicado em seu controle de caixa.

Controle de pendências de clientes

Na rotina financeira de um comércio, a inadimplência de clientes afeta negativamente o lado financeiro. Com o programa elaborado pela Lexos, o controle de caixa não passará por este problema.

Com a autorização do consumidor, você pode fazer o seu cadastro no sistema, identificando cada cliente pelo seu nome completo, formas de contato (telefone residencial, telefone comercial, celular e e-mail) e endereços.

Em uma aba de informações adicionais, você pode inserir informações sobre a relação financeira com este cliente, como as formas de pagamento e se ele possui alguma pendência.

Esta informação vai ajudá-lo a controlar as eventuais dívidas dos clientes e a bloquear vendas se julgar necessário. Ainda, é possível gerar relatórios (em pdf, Excel ou Word) sobre cada um deles.

O software Lexos e o controle de caixa

A gestão financeira é imprescindível para que você tenha conhecimento do que está acontecendo em seu empreendimento, podendo identificar problemas a tempo de resolvê-los.

Por esta razão, é necessário o controle de caixa diário, o que é algo que se mostra prático através do sistema para comércio elaborado pela Lexos.

Aqui você consegue inserir todas as movimentações de entrada e saída de dinheiro e posteriormente consultá-las para analisar e interpretar estes dados.

Ainda, é possível filtrar as informações referentes apenas sobre vendas (crédito) ou sobre os gastos (débito) em determinado período pré-selecionado.

Saiba como estes registros podem ser feitos no sistema Lexos.

Métodos de pagamento

O sistema de comércio da Lexos permite que você ofereça diversos meios de pagamentos para os seus clientes, o que invariavelmente irá impactar o movimento de caixa.

Assim, é possível receber através de pagamento em dinheiro, cheque, cartão de débito, cartão de crédito, cartão de crédito parcelado e boleto, pagando as devidas taxas inclusas nestas operações.

Cartão de crédito parcelado

Com o sistema Lexos é possível organizar um crediário próprio de seu estabelecimento. E um dos meios para isso é o oferecimento do cartão de crédito parcelado como meio de pagamento.

Nele você consegue indicar no sistema em quantas vezes a compra será paga, qual é o valor de cada parcela e em qual dia ela deve ser paga. Posteriormente, é possível fazer uma consulta sobre todos os clientes que fizeram compras nesta condição.

Vale lembrar que as vendas no cartão de crédito aparecem 31 dias depois da data em que a compra foi realizada. Também é possível gerar relatórios com os dados específicos sobre as operadoras de cartão, como a Cielo.

Tenha em mente estas informações ao configurar o sistema Lexos para o seu negócio.

Geração de boletos

Método de pagamentos é um critério utilizado pelos clientes para escolher o estabelecimento em que farão uma compra. E o sistema Lexos permite que você gere boletos bancários, o que favorece clientes que não possuem cartões.

Tratando dos boletos, eles são oferecidos a partir de consulta prévia com uma instituição bancária. Como todos sabemos, a confirmação de pagamento por este meio costuma demorar entre 2 a 3 dias úteis.

Você deve levar em conta este período de compensação no seu controle de caixa.

Registrando recebimentos

Além das vendas de mercadorias, você pode ter outros tipos de recebimentos como aluguel de imóveis, investimentos, dentre outras ações. É possível fazer a administração destes recebimentos de forma simples.

Efetuando pagamentos

Na administração financeira de um empreendimento, controlar os gastos é essencial para a saúde empresarial de um negócio.

Através do sistema de controle de caixa da Lexos, você pode indicar as compras e serviços que foram ou deverão ser pagas, sejam elas fixas ou esporádicas, facilitando assim o controle

Registrando Transferências

As transferências no sistema podem ser realizadas entre caixa e conta-corrente como também entre contas no próprio sistema. Com o nosso sistema, você pode fazer o controle detalhado deste tipo de transação.

Realizando depósitos ou retiradas

Com o programa para comércio criado pela Lexos, no controle de caixa diário você pode registrar todos os depósitos ou retiradas feitos no período, indicando a data, o valor e a razão desta movimentação na conta.

Cadastro de conta corrente

No software elaborado pela Lexos, também é possível cadastrar as suas contas correntes, sejam elas pessoais ou institucionais.

Desta forma você consegue fazer a gestão do caixa da empresa e as suas finanças pessoais de maneira integrada.

Determinando comissões

Ao fazer o controle do movimento de caixa de seu empreendimento no sistema Lexos, você conseguirá indicar qual é o valor de comissão para os seus colaboradores por cada venda realizada.

Além de cada um deles possuir uma conta de usuário própria no sistema, no campo específico “comissões”, você determina a porcentagem delas por venda feita.

Contas a pagar

Agora ficará mais fácil de saber e controlar as contas que devem ser pagas para que o seu estabelecimento continue a funcionar.

Com apenas alguns cliques, é possível acessar todas as informações, já que este sistema articula todas as partes já mencionadas.

Você pode cadastrar as contas fixas, como aluguel, luz, telefone, água e também as despesas relativas ao abastecimento de seu estoque. Assim, você possui uma estimativa do quanto irá gastar por mês em seu negócio.

Contas a receber

Da mesma forma acontece com as contas a receber. Em cada venda realizada, o sistema registra a entrada de capital em seu caixa.

Com as vendas a prazo ou pagas via cartão de crédito, cheque ou boleto bancário, o sistema também traz a previsão de quando este dinheiro será enviado para a sua conta.

Assim fica fácil fazer as contas e acompanhar a movimentação do caixa diariamente e, posteriormente, realizar o balanço do funcionamento do mês, do semestre e do ano.

Acompanhando a sua lucratividade

Com todas estas informações, você já possui subsídios para entender como anda a saúde financeira da sua empresa. Mas com a Lexos, o acompanhamento da sua lucratividade não para por aí.

Em nosso sistema você pode gerar relatórios que trazem as informações do fluxo de caixa em um determinado mês ou mesmo dia-a-dia. Desta forma, você conseguirá acompanhar em tempo real o índice de rentabilidade do seu empreendimento.

Planejamento financeiro

Com estes relatórios gerados graças ao sistema para comércio da Lexos o controle de caixa se torna mais simples e eficiente.

Alguns cliques possibilitam o acesso às informações financeiras do seu empreendimento, o que faz com que seja mais fácil saber como está a sua empresa, se as estratégias pensadas inicialmente estão sendo aplicadas e dando resultado, etc.

Um exemplo prático de planejamento é o relativo às contas de receber a prazo. Com os relatórios disponíveis você consegue acompanhar a porcentagem de clientes que optam por este tipo de pagamento, se estão com o pagamento em dia e como o seu caixa é impacto por esta ação.

Abaixo você encontra um curso sobre a temática

Fluxo de caixa.

Abaixo algumas atividades que podem ser realizadas através do programa para comércio da Lexos para o controle de caixa

  • Registro de contas a pagar;
  • Registro de contas a receber;
  • Controle de pagamentos;
  • Controle de depósitos;
  • Controle de retiradas;
  • Cadastro de contas corrente;
  • Emissão de notas fiscais;
  • Controle de estoque;
  • Geração de relatórios;
  • Gestão de vendas;
  • Controle de pendências;
  • Gestão de estoque;
  • Controle de comissões;
  •  Registro de transferências;
  • Criação de crediário próprio;
  • Gestão financeira;
  • Controle das finanças da empresa e pessoais.

FAQ – Perguntas Frequentes

  1. Qual é a diferença entre fluxo de caixa e controle de caixa?

O fluxo de caixa pode ser definido como a movimentação de entrada e saída de dinheiro do caixa de um empreendimento. Já o controle de caixa mantém o fluxo de caixa sob uma gestão inteligente, administrando-o para analisar seus resultados posteriormente.

  1. Com qual frequência o controle de caixa deve ser feito?

Os especialistas sobre finanças recomendam que o controle de caixa seja feito diariamente e mensalmente. Nota-se que este último depende do primeiro, pois uma boa gestão a longo prazo é definida a partir das informações reunidas sobre cada movimentação.

  1. Quais são as instituições bancárias que emitem boletos bancários?

A emissão de boletos está condicionadas pelos maiores bancos brasileiros: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú e Santander.

Lexos