No programa para comércio da Lexos, é fácil identificar e acompanhar suas contas a receber. Todos empreendedores que possuem comércio ou fazem prestação de serviços sabem da importância de ter o total controle de contas a receber originárias de suas vendas feiras a prazo, por isso tenha uma ferramente que irá além de ajudá-lo a manter seu fluxo de caixa saudável, você poderá reduzir sua inadimplência.

Ofereça diversas formas de pagamento aos seus clientes e acompanhe o recebimento de cada venda realizada, além de poder analisar detalhadamente as movimentações e o controle financeiro empresarial de forma detalhada em um determinado período.

Agora saiba como nosso software controle de contas a receber pode ajudá-lo a fazer uma gestão financeira eficiente que possibilite obter mais lucratividade e sucesso em seu ramo de atuação.

Contas a receber: Potencialize a frente de caixa com o ERP Lexos

No sistema para comércio elaborado pela Lexos, fica fácil fazer o controle de contas a receber da sua loja. Na sua frente de caixa você vai conseguir fazer o registro de serviços e vendas do seu empreendimento de forma simples, rápida e completa.

Através do nosso sistema de automação comercial, as operações do seu estabelecimento não ficarão paradas por entraves técnicos no sistema. Todos os processos ocorrerão de maneira fluida e rápida para garantir a satisfação da sua clientela.

Com a frente de caixa sendo realizada pelo sistema Lexos, o seu negócio poupará mais tempo e lucrará bem mais!

Controle de contas a receber totalmente integrado com suas vendas

Em nosso software de gestão as contas a receber são registradas automaticamente. No momento em que você registrar uma venda neste sistema integrado, há uma movimentação de estoque e no seu caixa.

O sistema terá registrado a data de compra, o responsável por ela, os produtos ou serviços comprados, o preço, a natureza (a vista ou a prazo) e a forma de pagamento escolhida pelo consumidor. Você pode consultar estas informações sempre quando quiser.

Assim, sempre que houver algum erro de informação ou dúvida, você terá condições de tirar a prova, consultando os dados no sistema, de maneira rápida, prática e eficiente.

Projeção de Fluxo de caixa de seus contas a receber

O programa da Lexos é completo e possibilita o registro completo de contas a pagar e receber. Além de indicar todos os pagamentos que receberá pelas vendas, você pode deixar registrado quais são as contas que deve pagar.

Elas podem ser contas fixas de manutenção como aluguel, água, luz, telefone e internet ou esporádicas como a compra de equipamentos ou o pagamento de reformas de sedes físicas.

Assim, você acompanha o que precisa ser pago, seu valor e a data de vencimento de cada conta. Este tipo de controle financeiro é ideal, pois você poderá saber quais são os seus gastos, não ter problemas de inadimplência e criar estratégias para que o seu caixa fique sempre no azul.

Com o fluxo de caixa da Lexos, o seu estabelecimento manterá um controle financeiro muito mais eficiente, resultando em mais faturamento e lucros para o seu negócio.

gráfico de contas a receber

Cadastro de clientes

Um recurso que ajuda o empreendedor a controlar as contas a receber é fazer o cadastro de clientes no sistema da Lexos. Mediante a sua autorização você pode registrar o nome completo, o endereço, o CNPJ/ CPF, meios de contato (e-mail, telefone e celular) e indicar qual é a melhor data de pagamento para ele.

Com estes dados você tem o controle do vencimento de seus pagamentos e pode gerar e enviar cartas de cobrança no caso de atrasos. Com o sistema da Lexos nada passará a margem de seu crivo.

Além disso, com o sistema de cadastro de clientes pelo sistema Lexos, você terá à disposição dados importantes, que mostram detalhes estratégicos sobre o seu público, contribuindo assim para realização de campanhas publicitarias mais assertivas e direcionadas a quem realmente importa para o seu empreendimento.

cadastro de clientes - controle contas a receber

Formas de pagamento

Sabendo da importância que as formas de pagamentos tem para os clientes, a Lexos criou um sistema que possibilita o oferecimento de diversas opções para os seus consumidores. Mas não é só isso: o nosso software também ajuda na administração de contas a receber destes diferentes meios.

Faça o controle de pagamentos em dinheiro, em cheque, cartões de débito e crédito (a vista ou parcelado) e também através de boletos bancários. Registre e acompanhe as transferências a serem feitas para o seu caixa.

Com o sistema Lexos, você facilita as operações financeiras do seu negócio e ainda amplia a satisfação dos seus clientes, já que eles terão inúmeras formas de pagamento disponíveis para escolher.

Pagamento em cheque

Se um cliente quiser fazer o pagamento com cheques, você pode deixar registrada instituição bancária e o dia em que ele deve ser compensado por ela. Assim, você não terá problemas com eventuais pagamentos esquecidos.

Com o sistema Lexos, o pagamento com cheque não será mais um problema para o seu estabelecimento.

Cadastro de operadoras de cartão- Adquirentes

Outro ponto importante é que, em nosso software, você cadastra as operadoras de cartão que são aceitas por seu estabelecimento e as contas a receber de cada uma delas. Saiba quais são as taxas de serviço, os montantes a serem recebidos e qual é a data que os pagamentos serão feitos.

Quanto mais operadoras o seu negócio aceitar, mais clientes poderá atrair e fidelizar. E o sistema Lexos poderá oferecer o suporte que precisa para trabalhar com cada uma delas de maneira prática, dinâmica, minimizando erros e falhas durante as operações.

Cadastro de conta bancária

No programa para comércio da Lexos você faz o controle das contas a receber em seus fundos bancários. Faça o cadastro da sua conta em nosso sistema e saiba quando os pagamentos são realizados.

O software da Lexos trabalha com os principais bancos no Brasil, a saber Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú e Santander. Acompanhe tudo o que acontece no financeiro de sua empresa.

Emissão de boletos bancários

Com o cadastro de uma conta bancária no nosso sistema de gestão, você pode emitir boletos bancários e controlar as contas a receber provenientes deles. Ao fazer uma venda, é possível enviar as informações necessárias à instituição bancária para gerar o documento.

Escolha a data de vencimento combinada com o cliente e envie a ele o boleto bancário. Depois, leve em conta os dias necessários para sua compensação e espere que o banco avise sobre o pagamento em sua conta. Assim, você oferece esta opção de pagamento para o cliente e tem tudo sob controle.

Crediário próprio

Muitos clientes procuram parcelar o pagamento, principalmente quando o produto comprado ou serviço contratado pesa no seu orçamento. No sistema desenvolvido pela Lexos você pode fazer a administração de contas a receber também através de seu crediário próprio.

No programa você pode registrar as contas a prazo indicando o nome do cliente, o valor total da compra, o número de parcelas e o valor de cada pagamento e a data de vencimento.

Com estes dados, você acompanha os pagamentos e sabe quando haverá entrada de capital em seu caixa. Em caso de não recebimento, você pode enviar uma carta de cobrança para o cliente ou até mesmo bloquear as suas compras e crédito até quitar o que lhe deve. Fim do fantasma da inadimplência!

Emissão de nota fiscal

Com o nosso sistema as notas fiscais cumprem o papel legal. E também ajudam a fazer o controle das contas a receber. Com alguns cliques você emite o cupom com todas as informações sobre a venda, já com a indicação do valor dos tributos. Depois você pode consultar todos os documentos no sistema.

emissor nfe

Sistema multi-lojas

O software da Lexos concentra todas as informações necessárias e auxilia o administrador a controlar as contas a receber de quem possui várias franquias.

No programa você pode registrar e visualizar as entradas e saídas de todo o financeiro de seu negócio, assim como o caixa de cada unidade. Desta maneira, o controle do financeiro ocorre de forma atenta e detalhada.

Relatórios gerenciais

Um dos recursos mais importantes do sistema Lexos são os relatórios gerenciais sobre as contas a pagar e receber. Através deles é possível saber o quanto sua empresa gasta com contas de manutenção, abastecimento de estoque, folha de pagamento, dentre outros.

Também se pode apreender o montante de vendas realizadas em um determinado período. Sabendo quais são os produtos e serviços de maior sucesso e o perfil do público alvo.

Com estas informações, é possível criar estratégias administrativas, identificando o que é mais ou menos rentável, avaliando o que deve continuar sendo oferecido, fazendo redução de gastos, analisando a real lucratividade de seu negócio, etc. Através disso, você pode fazer uma gestão eficiente.

Segurança das informações

O software da Lexos apresenta diversos recursos que asseguram as informações das contas a receber. Primeiramente, o seu acesso é feito mediante a um login e senha individual, restrito ao proprietário e eventuais colaboradores.

Por outro lado, o nosso sistema faz backups contínuos que asseguram a salvaguarda de dados em caso de panes elétricas e perdas de equipamentos por violência, por exemplo. Com a Lexos, você tem todas as informações protegidas e que podem ser recuperadas a qualquer momento.

Abaixo você encontra alguns artigos para entender a importância de fazer o controle de contas a receber da sua empresa

http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/entenda-e-aplique-os-controles-financeiros,ce9f438af1c92410VgnVCM100000b272010aRCRD

http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/ap/artigos/entenda-as-diferencas-entre-contas-a-receber-e-a-pagar,0f911219dcf2f510VgnVCM1000004c00210aRCRD

Abaixo algumas atividades que podem ser realizadas no contas a receber do sistema Lexos

  • Registro de todas as vendas;
  • Cadastro de clientes;
  • Facilitação das contas a serem recebidas;
  • Recebimento de pagamentos em dinheiro;
  • Recebimento de pagamentos em cheque;
  • Recebimento de pagamentos em cartão de débito;
  • Recebimento de pagamentos em cartão de crédito;
  • Recebimento de pagamentos em boleto bancário;
  • Criação de crediário próprio;
  • Controle da inadimplência;
  • Cadastro de contas bancárias;
  • Planejamento de pagamentos a serem feitos;
  • Sistema multi-lojas;
  • Criação e análise de relatórios;
  • Gestão financeira;
  • Aumento de lucratividade.

FAQ – Perguntas Frequentes

  1. Posso indicar outras contas a receber além das relacionadas às vendas?

Sim, através de nosso software você pode indicar outros tipos de fontes de recebimentos como alugueis de imóveis, investimentos financeiros, dentre outros.

  1. É possível cadastrar mais de uma conta bancária?

Sim! No programa para comércio da Lexos você pode cadastrar quantas contas bancárias quiser, sejam elas pessoais ou comerciais. Dessa forma, é possível controlar as contas a receber em um só lugar, de maneira prática, rápida e sem custos adicionais.

  1. O programa de contas a receber da Lexos dispõe de suporte para seus clientes?

A equipe da Lexos começa o suporte antes mesmo de você adquirir o nosso software. Envie-nos as suas dúvidas e vamos te ajudá-lo a ter o programa que atende as necessidades de seu comércio. Depois, você pode ficar despreocupado, pois poderá contatar nossos consultores o momento que quiser.

  1. Posso consultar as minhas contas a receber de forma remota?

Sim, a equipe Lexos possui um módulo de Business Intelligence – B.I para que você possa acompanhar as suas contas a receber diretamente em seu celular. E também as contas a pagar de onde quiser. Através de seu login, é possível acessar o sistema a partir de tablets e smartphones.

Lexos