Software de gestão empresarial Lexos

O software de gestão financeira elaborado pela Lexos é o mais completo do mercado, possuindo todos os recursos para que você consiga fazer uma boa administração do capital do seu negócio.

Se você deseja um sistema que ofereça ferramentas que organiza, concentra. E articula todas as informações financeiras, vale a pena conhecer o que o programa para comércio da Lexos proporciona aos seus clientes.

Saiba mais sobre este software e como ele será seu braço direito na gestão de seu empreendimento.

O software de gestão financeira da Lexos e o fluxo de caixa

No sistema elaborado pela Lexos você tem controle total sobre as entradas e saídas de capital, o que possibilita um ótimo controle de caixa, essencial para a saúde financeira de qualquer comércio.

Ao clicar na aba “gerenciador financeiro”, é possível visualizar tanto o crédito recebido como o débito de pagamentos. Você pode filtrar estas informações ou observar ambas ao mesmo tempo.

Registre todas as contas a serem pagas e as que serão recebidas, sejam elas fixas ou esporádicas. Tenha em suas mãos as informações necessárias para acompanhar a saúde financeira de seu negócio e tomar as melhores decisões o seu funcionamento.

Contas a receber

O software de gestão financeira disponibiliza o registro de todas as vendas realizadas, indicando o valor gasto, a forma de pagamento e a data em que a transação foi ou será realizada, no caso de cartão de crédito, boleto bancário ou cheque.

Ainda, é possível indicar o crédito recebido através de outras fontes como alugueis, investimentos, etc.

Formas de pagamento

A Lexos elaborou um software de gestão financeira que possibilita o oferecimento de diversas formas de pagamento, deixando os clientes a vontade para escolher aquele ou aqueles métodos que mais lhe são práticos.

As vendas podem ser pagas com dinheiro, cheque, cartão de débito, cartão de crédito, cartão de crédito parcelado e boleto bancário.

Uso de cartão de crédito

Há muitos clientes que preferem utilizar o cartão de crédito no pagamento de contas para conseguir equilibrar as suas finanças. Com o software de gestão financeira da Lexos você não precisará mais quebrar a cabeça pensando como este tipo de pagamento impactará o seu caixa.

No nosso sistema você consegue cadastrar o tipo de operadora de cartão de crédito que utiliza e saber a porcentagem que será descontada de cada transação, além de quanto e quando você receberá o pagamento.

Um crediário próprio

Já pensou na possibilidade de criar um crediário próprio para o seu comércio? A Lexos criou um software de gestão financeira que além de tornar isso possível, oferece recursos para facilitar a sua gestão.

No cadastro de formas de pagamento você pode registrar vendas feitas a prazo, indicando em quantas parcelas a venda foi realizada, se haverá descontos, quais são as datas em que serão pagas, etc.

Posteriormente, é possível visualizar quantas e quais foram as vendas realizadas nestas condições e controlar o seus pagamentos.

Emissão de boletos bancários

Tanto proprietários de lojas físicas como os de e-commerce precisam ter em mente que não são todos os clientes que trabalham com cheques, cartão de débito ou crédito. Ainda pode acontecer a situação dele não ter na carteira o valor exato da compra.

Pensando nisso, a Lexos elaborou um software de gestão financeira que disponibiliza a emissão de boletos bancários para os principais bancos no Brasil: Bradesco, Banco do Brasil, Itaú, Santander e Caixa Econômica Federal.

A compensação deste documento acontece depois de 2 a 3 dias do pagamento no banco e a data e valor creditados aparecerão no seu sistema, sem que você precise ficar preocupado com isso.

Controle da inadimplência

Todas as informações de vendas já pagas ou que foram feitas por métodos a prazo são registradas e concentradas no software de gestão financeira da Lexos. Você pode consultá-las a qualquer momento, podendo escolher visualizar as movimentações em diferentes períodos.

Este sistema traz a vantagem de controle total sobre as suas vendas e pagamentos, evitando contrair prejuízos com a inadimplência de clientes.

Saiba quando seus clientes devem pagá-lo, o momento certo de fazer as cobranças ou mesmo quais consumidores devem ter o direito de compra bloqueado até quitar todas as suas dívidas.

Cadastro de clientes

Outro recurso interessante do nosso software de gestão financeira é a possibilidade de possuir um banco de dados sobre seus clientes, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas.

Com a permissão deles, você pode cadastrar o nome completo, CPF ou CNPJ, endereço e meios de contato (telefone residencial, telefone comercial, celular, e-mail, FAX, dentre outros).

A partir destas informações, é possível criar um perfil para este cliente e fazer um histórico de suas compras, além de indicar eventuais dívidas que ele possui com o seu estabelecimento.

Através de uma busca rápida por nome completo ou CPF/ CNPJ você consegue consultar todas as informações necessárias para emitir notas fiscais, saber se há compras feitas a prazo em aberto, etc.

Contas a pagar

Saber quanto e quando serão feitos os pagamentos das vendas realizadas é uma ótima informação para os empreendedores fazerem sua gestão de vendas. Mas também é preciso se preocupar em lembrar-se das contas que devem ser pagas.

E a Lexos oferece um verdadeiro programa para administração financeira para você. Nele é possível indicar todo o tipo de pagamento que deve ser feito para manter o seu empreendimento funcionando.

Eles podem ser de contas fixas como telefone, água, luz, aluguel e gastos com folha de pagamento e benefícios. Ou ainda podem ser esporádicos, como o conserto de um equipamento quebrado, a aquisição de uma nova máquina, reformas, etc.

Ainda, o nosso sistema permite que você tenha estimativas de gastos com fornecedores e produtos.

Registro de fornecedores

É importante ter os dados dos fornecedores que abastecem o seu comércio sempre a mão. Afinal, ao fazer o controle de seu estoque você deve estar sempre pronto para realizar pedidos de compras de produtos e saber o quanto isto custa para o seu negócio.

 Com o software de gestão financeira da Lexos você faz rapidamente o cadastro de fornecedores no sistema. Indique os seus dados de identificação (como razão social e nome fantasia), endereço e formas de contato e qual é a gama de produtos que são fornecidos para a sua loja.

Com estas informações você pode ter uma estimativa de quanto será gasto com pedidos para cada fornecedor.

Precificação de produtos

A automatização do seu caixa começa com o cadastro de produtos em um sistema informatizado, o que permite uma maior agilidade no atendimento ao cliente.

No software de gestão financeira mais completo do mercado, você insere as principais informações sobre cada produto e ainda pode indicar até três diferentes tipos de preço para situações cotidianas de vendas.

É possível estipular um preço para as vendas em varejo, outra para atacado e ainda um valor para descontos em promoções ou vendas para clientes especiais.

Assim, você não perde tempo com contas no momento de venda e depois conseguirá identificar a origem destes valores.

Markup

A Lexos ainda incorporou o recurso de markup em seu software de gestão financeira. Este método de precificação irá auxiliar você a definir o valor ideal para a venda de um produto levando em conta o seu custo e o lucro desejável. 

Emissão de notas fiscais

Além de serem um comprovante do funcionamento legal da sua empresa, as notas fiscais também são uma fonte para que você faça a sua gestão financeira.

Para fazer um controle financeiro empresarial eficiente, o sistema criado pela Lexos emite notas fiscais a partir das informações pré- inseridas como o valor dos tributos, o preço e descrição de cada produto e CPF ou CNPJ do cliente.

Posteriormente, você consegue ter acesso a estes cupons fiscais e fazer o controle do que foi vendido, fazendo um balanço dos seus ganhos.

SAT Fiscal e NFC-e

No nosso sistema também é possível emitir o SAT Fiscal, o cupom fiscal eletrônico que é obrigatório desde 2015 no estado de São Paulo, e o NFC-e. Eles são compatíveis com todos os fabricantes.

Emissor nota fiscal eletronica

Centro de custos e receitas

Nesta aba é possível controlar todas as saídas de capital do seu empreendimento em determinado período a partir de gráficos. Assim, fica fácil visualizar quais são os principais destinos deste dinheiro e como você pode reduzir seus gastos.

Gestão de caixa

Vender é o objetivo principal de um empreendimento, já que a sua receita depende delas. Desta forma, é preciso um sistema eficiente para que o empresário tenha o controle detalhado sobre o dinheiro que está entrando.

No nosso software de gestão financeira é possível fazer o acompanhamento de fluxo de caixa em tempo real. Você pode filtrar as informações por data, meio de pagamento e por funcionário. 

Gestão de vendas

Com o sistema oferecido pela Lexos, você também possui acesso a relatórios de vendas que vão auxiliá-lo a identificar quais são os elementos que mais estão impactando as suas finanças, seja de modo positivo ou negativo.

Saiba quais são os produtos mais vendidos e os que estão encalhado no estoque; observe quais são os colaboradores que mais conseguem efetivar vendas; qual dia da semana é o mais rentável, etc.

Orçamentos

Antes de realizar a compra de fato, muitos clientes pedem que você envie um orçamento para saber as condições de compra. Com esta função, você faz uma simulação de venda e a encaminha para o consumidor.

E se o orçamento for aprovado, você pode transformá-lo em venda no sistema com alguns cliques.

Inserção de contas bancárias

Neste software elaborado pela Lexos você pode cadastrar as contas bancárias pessoais ou da empresa, podendo controlar as transações realizadas.

Movimentação de caixa

Com o cadastro de contas bancárias, você pode acompanhar todas as movimentações feitas como transferências, depósitos, retiradas, etc.

Cadastro de colaboradores

Para utilizar o sistema, você receberá um login como administrador e poderá criar quantas contas de usuário quiser para seus colaboradores. Para isso, você utilizará o nome completo de cada um deles e cadastrará uma senha (que poderá ter letras (maiúsculas e minúsculas), números e caracteres especiais.

Como administrador você terá acesso às vendas e outras atividades feitas no sistema por cada colaborador.

Comissões

Se você oferece comissões por vendas aos seus colaboradores, poderá fazer o seu calculo a partir dos registros contidos na conta de usuário respectiva de cada um deles.

Relatórios financeiros

O controle financeiro empresarial também passa pela análise de relatórios que trazem as informações gerais sobre o caixa de sua empresa. É ele que determina a rentabilidade ou não do seu negócio.

No software de gestão financeira da Lexos é possível gerar um relatório chamado Demonstrativo de Resultados do Exercício. Nele você encontra os dados que permitem medir a sua lucratividade. Seja pelo fluxo de caixa como por regime de competência.

Abaixo você encontra alguns artigos para entender a importância de possuir um programa para administração financeira

http://www.sebraepr.com.br/PortalSebrae/artigos/Gest%C3%A3o-Financeira

https://blog.lexos.com.br/software-de-gestao-pode-prevenir-prejuizos/

https://blog.lexos.com.br/gestao-empresarial-e-erp-qual-e-ligacao/

Abaixo você encontra um curso sobre a temática

http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/ms/sebraeaz/curso-gestao-financeira,3842cf74de20f510VgnVCM1000004c00210aRCRD

Abaixo algumas atividades que podem ser realizadas através do software de gestão financeira da Lexos

  • Registro de contas a pagar;
  • Registro de contas a receber;
  • Precificação de produtos;
  • Ferramenta markup;
  • Gestão de vendas;
  • Análise do fluxo de caixa;
  • Cadastro de fornecedores;
  • Cadastro de produtos;
  • Diferentes métodos de pagamento;
  • Geração de boletos;
  • Crediário próprio;
  • Cadastro de clientes;
  • Controle da inadimplência;
  • Emissão de nota fiscal;
  • Planejamento financeiro;
  • Cadastro de contas bancárias;
  • Geração de relatórios;
  • Calculo de comissões;
  • Indicação de tributos;
  • Acompanhamento das atividades de cada colaborador.

FAQ – Perguntas Frequentes

  1. No software de gestão financeira da Lexos o recebimento de pagamento feito com cartão de crédito é automático?

Sim, você não precisa se preocupar em checar a transação realizada com a sua operadora. Caso tenha dúvidas, há um relatório em que você consegue listar o que deve receber em determinado período. E qual será o desconto realizado em cima deste montante.

  1. Necessito de um tipo de relatório não disponível no sistema. É possível criá-lo?

Sim, na Lexos você consegue adaptar o sistema para as necessidades de seu estabelecimento. Envie esta dúvida para nosso departamento financeiro. E informaremos se este recurso já está sendo criado por nossa equipe. Ou faremos um orçamento para a criação do mesmo.

  1. As informações do software de gestão financeira podem ser acessados apenas pelos terminais do meu empreendimento?

Não. Visando facilitar o acesso à informação, a Lexos criou um aplicativo para que os empreendedores possam acompanhar o seu negócio via celulares e tablets. Ele é compatível com os sistemas I Phone, Android e Windows Phone.

Lexos