19 de janeiro de 2023

10 motivos para padronizar os SKUs nos marketplaces

O uso de SKU (Stock Keeping Unit) iguais em todos os marketplaces é uma prática importante para o gerenciamento de suas vendas e inventário. O SKU é um código único atribuído a cada produto e é usado para identificá-lo de forma única.

Isso também permite uma melhor rastreabilidade, otimização de anúncios e integração de sistemas. Em alguns casos, é até mesmo uma exigência dos marketplaces. 

Usar o mesmo SKU em todos os canais de venda pode ajudar a melhorar a eficiência operacional, otimizar o SEO e melhorar a experiência do cliente.

Veja 10 motivos para ter os SKUs iguais para publicação de anúncios em todos os marketplaces

1. Facilidade de gerenciamento

Manter o mesmo código facilita o gerenciamento do inventário e atualização de preços e estoques.

2. Consistência

A utilização do mesmo SKU garante que seus clientes estão vendo e comprando o mesmo produto, independentemente da marketplace onde estejam. Isso evita confusão e erros de compra.

3. Melhor rastreabilidade

Se você tem o mesmo SKU em todos os marketplaces, é mais fácil rastrear as vendas e o desempenho de cada produto. Isso permite identificar o que está funcionando e o que não está, e tomar decisões assertivas sobre sua estratégia de vendas.

4. Evita erros

A não padronização dos SKUs pode causar erros e confusão no processo de gestão de estoque e vendas. Com os códigos iguais, é possível evitar esses erros e garantir a precisão dos dados.

5. Melhor otimização

Manter o mesmo código em todos os marketplaces permite a otimização de anúncios. Isso porque você consegue medir o desempenho das campanhas e analisar o retorno sobre o investimento.

6. Integração de sistemas

O SKU padronizado permite tanto a integração de sistemas de gestão, como a automatização do processo de gerenciamento de estoque e preços. Isso torna o processo mais eficiente, escalável  e reduz a possibilidade de erros humanos.

7. Conformidade

Alguns marketplaces exigem que os vendedores usem o mesmo SKU em todos os canais de venda. Isso é para garantir que os clientes estejam comprando o mesmo produto e para evitar problemas de conformidade com as políticas do marketplace.

8. Melhorar a experiência do cliente

Se o cliente tem dificuldade para encontrar seu produto em diferentes marketplaces, ele pode se sentir desestimulado e desistir da compra. Usando SKU iguais você ajuda a garantir que os clientes possam encontrar e comprar facilmente os produtos que desejam.

9. Otimização de SEO

Utiize os SKUs na estratégia de SEO. Ao utilizar o mesmo SKU, os clientes podem usar esse código como um termo de pesquisa para encontrar o produto. Isso pode ajudar a otimizar o SEO.

10. Melhorar a eficiência operacional

Ao utilizar o mesmo SKU em todos os marketplaces você ganha eficiência operacional. Isso porque é possível gerenciar todos os seus produtos de forma centralizada, independentemente do marketplace onde estejam. Isso pode ajudar a reduzir custos e aumentar a eficiência.

Siga essas dicas para ter uma operação mais estratégica e livre de erros, e veja como os resultados serão mais precisos.

Outros códigos importantes além do SKU

Além de SKU, existem outros termos relacionados à gestão de inventário e vendas que são importantes de se conhecer, como:

UPC (Universal Product Code): é um código de barras numérico usado para identificar produtos de forma única.

ASIN (Amazon Standard Identification Number): é o código de identificação usado pela Amazon para identificar produtos em sua plataforma.

(European Article Number): é um código de barras numérico usado para identificar produtos de forma única na Europa e em outras partes do mundo.

GTIN (Global Trade Item Number): é um conjunto de códigos de identificação usados para identificar produtos de forma única em escala global. Inclui UPC, EAN, JAN e ISBN.

Em resumo, o gerenciamento de inventário e vendas é um processo fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Esses termos ajudam a entender como os produtos são identificados, controlados e vendidos, e como se calcula a rentabilidade dos negócios. 

Para garantir a eficiência no gerenciamento do inventário de vendas e aumentar a lucratividade do seu negócio, você precisa de uma ferramenta que ajude a tornar sua operação imbatível.

Com o Lexos Hub você conta com um gerenciador de anúncios que permite a publicação em massa nos marketplaces.  Teste grátis por 7 dias e veja como podemos levar sua operação para o próximo patamar.