14 de dezembro de 2023

O que é SKU e a importância de uma boa estruturação

Não sabe o que é SKU ou se você precisa dele?

Se você está pensando em levar o seu negócio para a internet e vender para mais pessoas ou já está configurando a sua loja virtual, descubra como essa pequena sigla pode te ajudar a se tornar um grande negócio!

Confira neste artigo, as respostas para as perguntas sobre o que é  código SKU e como o seu negócio pode se beneficiar com ele.

O que é SKU?

SKU é uma sigla em inglês para Stock Keeping Unit e quer dizer Unidade de Manutenção de Estoque.

Trata-se de um código de barras digitalizável, composto por uma combinação alfanumérica de cerca de oito caracteres. 

Este código é impresso e colado em etiquetas nos produtos. Assim, é possível identificar rapidamente questões como: preço, detalhes do produto, quantidade de cada produto em estoque, bem como medir suas vendas. 

Para quem é o SKU?

O SKU pode ser implementado por pequenos, médios e grandes varejistas. Tanto donos de lojas físicas quanto de e-commerces. Também são usados por centros de distribuição para administrar os níveis de estoque e otimizar operações logísticas.

Se você tem uma loja física, por exemplo, e está migrando seu negócio para o digital, vai precisar classificar seus produtos por SKUs antes de colocar um integrador de market place em sua loja virtual.

Será que eu preciso do SKU?

Se você é como o João, sim.

Acompanhe esta história: João tem um quiosque que vende camisetas personalizadas em um shopping do interior de São Paulo. 

Para alcançar um público maior, ele também vende no Mercado Livre. João já tem uma loja virtual com integração com o Mercado Livre, mas ainda não tem um sistema de SKU. E vira e mexe, tem problemas com indisponibilidade de estoque.

Vamos ver como João pode aplicar o SKU no seu negócio:

João vende camisetas de 5 tamanhos diferentes: P, M, G, GG e XG. Além disso, oferece a seus clientes a opção de 20 cores. Como João quer atingir um público maior, oferece duas modelagens diferentes: baby look e tradicional.

Nesse caso, você tem SKUs diferentes, ou seja, João tem 200 produtos que se distinguem entre si em: forma, tamanho e cor.

Para efeitos de comparação, um supermercado pode ter até 60 mil SKUs, pois qualquer diferença na mercadoria (tamanho, cor, sabor), mesmo sendo de uma mesma marca, representa um SKU diferente.

Compra na Internet com exibição do código SKU

Agora, quando te perguntarem o que é o SKU de um produto, você vai saber responder…

Quer saber como criar o seu próprio código SKU, continue lendo o artigo:

Como posso classificar meus produtos com o SKU?

Vamos continuar usando o exemplo do João. Ele tem uma loja virtual e precisa saber o que é SKU no Mercado Livre. Como João poderia classificar seus produtos mais facilmente?

Veja na tabela abaixo:

o que é sku
Tabela demonstrativa de um estoque de camisetas após implementação do SKU

Como você viu no exemplo acima, João pode definir que todas as suas camisetas tradicionais serão chamadas de C1, as de cor branca serão designadas como B1 e as de tamanho médio receberão o código de 002. 

📌 Importante: Vale lembrar que, ao contrário dos códigos de produtos universais, os SKUs não são universais. Isso significa que cada vendedor tem seus próprios SKUs. E você pode criá-los de acordo com a descrição dos seus produtos.

A importância do SKU

Ao adotar um sistema de SKU, administrar seu estoque e suas vendas fica muito mais fácil. Com ele, você tem mais controle sobre o seu negócio, especialmente se você vende em vários marketplaces.

Além disso, é uma forma de vender mais, pois esse sistema oferece uma visão a longo prazo do seu estoque e impede que você deixe de atender um cliente por falta de produtos.

Leia mais sobre:

A importância da boa estruturação do SKU

A boa estruturação do SKU é importante para a gestão do estoque, o evitar problemas com entrega e penalizações com as plataformas.

Gestão do estoque

O SKU é uma ferramenta essencial para a gestão do estoque. Ele permite que a empresa identifique rapidamente os produtos disponíveis em estoque, bem como as quantidades de cada produto. 

Isso é importante para evitar erros de separação de pedidos e garantir que os clientes recebam os produtos solicitados.

Padronize o SKU em todos os marketplaces

Ao expandir suas operações para diferentes marketplaces, as empresas se deparam com o desafio de manter uma estrutura de SKU consistente em todas as plataformas. 

Manter o mesmo SKU em diferentes marketplaces é de grande importância.

Essa abordagem não apenas facilita uma rastreabilidade mais eficaz, a otimização de anúncios e a integração de sistemas, mas também é, em muitos casos, uma exigência imposta pelos próprios marketplaces.

Ao utilizar o mesmo SKU em todas as plataformas de venda, é possível melhorar significativamente a eficiência operacional, otimizar estratégias de SEO e elevar a experiência do cliente, que pode utilizar o código nas pesquisas.

Manter SKUs idênticos ao publicar anúncios em diferentes marketplaces oferece diversas vantagens. Primeiramente, simplifica a gestão do inventário, facilitando a atualização de preços e estoques. 

Além disso, assegura consistência, garantindo que os clientes visualizem e adquiram o mesmo produto, independentemente do marketplace, evitando confusões e erros de compra.

Quer ganhar mais dinheiro vendendo em marketplaces?

Vantagens de implementar o SKU no seu negócio

Engana-se quem pensa que o SKU serve apenas para identificar um produto ou administrar o seu estoque. 

Com as informações coletadas, você pode avaliar a lucratividade e a eficiência da sua empresa. Veja abaixo algumas vantagens de usar o SKU no seu negócio:

Otimize seu tempo

Quando usados corretamente, os SKUs podem trazer mais praticidade para o seu negócio. 

Como as informações do produto são inseridas de forma lógica e organizada, a leitura e identificação dos códigos pode ser feita rapidamente, trazendo agilidade e para o seu dia.

E mais, por serem sequenciais, os SKUs permitem o crescimento da sua linha de produtos sem que você precise reorganizar seu estoque.

Avalie hábitos de consumo

O SKU permite que você avalie a popularidade de um produto e até mesmo em que épocas do ano ele vende mais. Isso ajuda na hora de planejar as compras e decidir qual produto você deve ter mais em estoque naquele período. 

Atenda seu cliente de forma ágil

Imagine que um cliente vai até a loja física do João à procura de uma camiseta branca. Mas, infelizmente, só encontra na cor azul.

Se João tem um sistema SKU, o atendente pode escanear o código e descobrir rapidamente se há alguma peça branca no estoque. E se for o caso, orientar o cliente a efetuar a compra na sua loja virtual.

Tenha mais competitividade no mercado

Se você tem um sistema de SKU exclusivo, é possível fazer a descrição personalizada do produto ao invés de usar o código do fabricante em um anúncio online, por exemplo.

Assim, fica mais difícil para o consumidor saber se a geladeira que está procurando é a mesma da loja concorrente. E também, impede a concorrência de monitorar o valor do seu produto e usar isso para alterar as suas ações de preço.

Aumente a recomendação de produtos

Alguns marketplaces como a Amazon, usam o SKU para melhorar a experiência de compra do cliente. Eles anexam SKUs com as características de identificação a cada produto. 

Assim, se o consumidor está procurando por geladeira, por exemplo, o marketplace exibe sugestões de outras geladeiras semelhantes às que ele está pesquisando. Uma excelente prática para você copiar, não?

Agora que você já sabe tudo sobre SKU e como ele pode ajudar você a vender mais, precisa de um sistema que integre o seu negócio aos melhores Marketplaces do mercado.

Conheça o Lexos Hub 

O Hub integrador de marketplaces que acelera as suas vendas! 

Com o Lexos Hub, você administra o seu estoque e gerencia todos os seus produtos e pedidos em um único lugar. A forma mais inteligente de implementar o SKU e ver seu negócio crescer.

Com o Lexos Hub você:

  • Vende nos principais marketplaces e também na sua loja virtual, controlando tudo numa única plataforma;
  • Acelera a expedição de pedidos e faz a gestão de anúncios em múltiplos canais;
  • Gerencia todos os produtos e pedidos em um único lugar;
  • Publica anúncios em massa nos principais Marketplaces;
  • Emite suas notas fiscais sem precisar de nem 1 clique;
  • Reduz seu tempo de expedição em até 5 vezes; 
  • Acompanha sua expedição a qualquer hora e visualiza facilmente o canal em que está vendendo mais; 
  • Tem acesso a relatórios de lucratividade com faturamento líquido e bruto, custo do produto, frete, taxas dos marketplaces!

Quer ter todas essas funcionalidades no seu negócio?

Clique no botão abaixo e conheça nossas funcionalidades para te ajudar a crescer no e-commerce.

Quer ganhar mais dinheiro vendendo em marketplaces?