2 de maio de 2024

Como anunciar no Mercado Livre e gerenciar diversas ofertas em um único local

Você sabe como anunciar no Mercado Livre? O marketplace é uma das melhores opções para começar a vender, já que se destaca há um bom tempo como uma das maiores plataformas de vendas online. 

Inclusive, sua popularidade não se restringe apenas ao Brasil. Hoje, é considerada a maior plataforma de comércio eletrônico da América Latina!

Atualmente, é líder de operações no Brasil, na Argentina, na Colômbia, no Chile, no Uruguai, na Venezuela, no Peru, no Equador, no México e na Costa Rica. Outros países como Bolívia, Paraguai, Guatemala, República Dominicana, El Salvador, Honduras, Panamá e Nicarágua também fazem parte de suas operações.

Milhões de consumidores acessam a plataforma todos os dias, para pesquisar preços, procurar produtos e comprar itens variados de qualquer lugar.

De acordo com o Ranking de e-commerces e marketplaces mais acessados do Brasil, realizado pelo SemRush, o Mercado Livre ocupou o primeiro lugar em 2022 e 2023, com uma média mensal de 286.463.263 visitas.

Por isso, se você quer começar a vender suas mercadorias online, não pode ficar de fora deste marketplace. Se você tem dúvidas sobre como anunciar no Mercado Livre, trouxemos um guia completo para te ajudar nessa jornada. 

Confira o texto!

O que é o Mercado Livre? Conheça os benefícios de anunciar no marketplace

A história do Mercado Livre começou em 1999 com o empresário argentino Marcos Galperin. Seu objetivo era oferecer para a América Latina o mesmo serviço que o eBay, um marketplace que era, e ainda é, bastante popular nos Estados Unidos. Assim foi feito e o sucesso não demorou a chegar.

Atualmente, o Mercado Livre está presente em 18 países da América Latina, que você já leu acima, e também em Portugal. 

Em 2022, o volume de vendas ultrapassou US$ 34,4 bilhões neste marketplace, com a comercialização de 320,8 milhões de itens. Já em 2023, gerou US$ 44,8 bilhões e 325,3 milhões de mercadorias.

Atualmente, o Brasil representa 54% da receita líquida total da companhia, segundo dados da própria plataforma.

Veja abaixo os principais marcos da plataforma:

  • Em 2017, o Mercado Livre registrou 6 mil buscas por segundo;
  • Em 2020, a empresa ultrapassou a Vale e se tornou a companhia mais valiosa da América Latina;
  • Em 2023, registrou 2.040 vendas por minuto.

O site ocupa a primeira posição entre os marketplaces mais acessados no Brasil, e comercializa tanto produtos novos, como seminovos e usados, das mais diversas categorias. 

O Mercado Livre oferece flexibilidade na negociação, não sendo necessário possuir um CNPJ, apenas um CPF válido. 

O cadastro de produtos é simplificado e há bastante segurança nas transações de pagamento, já que são feitas ou pelo MercadoPago, a carteira digital do próprio Mercado Livre, ou com cartão de crédito, boleto ou débito em conta corrente.

Hoje, a plataforma é a fonte de renda de milhares de pessoas na América Latina, e se você ainda não anunciou neste marketplace, é hora de repensar as suas estratégias.

Para te ajudar, mostraremos como anunciar produtos no Mercado Livre.

Como anunciar um produto no Mercado Livre?

Se você quer saber como anunciar algo no Mercado Livre, o primeiro passo é se cadastrar no site

Como criar uma conta no Mercado Livre?

Para fazer isso, basta acessar o site ou o aplicativo da plataforma e clicar em “Crie sua Conta”. Você pode se cadastrar tanto como pessoa física (CPF) ou como uma empresa (CNPJ).

Para se cadastrar como pessoa física, você deve criar uma conta pessoal, informando nome, e-mail e telefone, além de definir uma senha. Mas, para criar uma conta para sua empresa, você deve informar seu CNPJ, razão social e e-mail, e também criar uma senha.

Passo 1 da Etapa de Cadastro do Mercado Livre

Depois de preencher os campos, você deve clicar em “Cadastrar”.

Passo 2 da Etapa de Cadastro do Mercado Livre

Se você optou por abrir uma conta para pessoa jurídica, saiba que o Mercado Livre entrará em contato para solicitar mais informações sobre sua empresa.

Como anunciar no Mercado Livre de graça?

Se quer saber como anunciar grátis no Mercado Livre, vale lembrar que não existe nenhuma taxa ou mensalidade cobrada para abrir uma conta, ou mesmo para criar anúncios.

Contudo, a plataforma cobra uma taxa de comissão sobre as vendas efetuadas, que falaremos mais adiante.

Como anunciar no Mercado Livre passo a passo?

Após realizar seu cadastro, você já pode começar a vender! Há duas formas diferentes de fazer anúncios.

A primeira delas é criando um anúncio para cada produto, de forma individual e mecânica. Aqui, é possível tanto anunciar um item que já está cadastrado no estoque como também uma nova mercadoria que será cadastrada durante a criação no anúncio.

A outra forma de anunciar no Mercado Livre é importando anúncios de outras plataformas, com o auxílio de um hub de integração de marketplace.

Um hub é uma plataforma que otimiza todas as operações de vendas online e facilita a gestão para o seller, com diversas funcionalidades, que vão desde a criação de anúncios automática até automatização de NF-e.

Veja como fazer a integração com o Lexos Hub:

Enfim, continue acompanhando para saber como anunciar tênis no Mercado Livre, assim como livros, cosméticos, eletrônicos, entre outros produtos.

Como anunciar produtos no Mercado Livre de forma individual?

Para anunciar um produto que ainda não está no estoque, é necessário fazer a criação de forma individual e mecânica de cada item.

Nesse caso:

  • Entre na sua conta e clique no botão “Vendas”, no menu superior;
  • Clique na opção “Anúncios”. Aqui, você pode escolher entre produtos, veículos, imóveis e até mesmo serviços.
Passo 1 de Como anunciar produtos no Mercado Livre de forma individual
Passo 2 da Etapa de anunciar no Mercado Livre
  • A próxima etapa é criar um título para esse anúncio, com as informações do produto, como marca, modelo e especificações; 
  • Feito isso, clique em “Continuar”. Agora, selecione a categoria do seu produto; 
Passo 3 da Etapa de anunciar no Mercado Livre
  • Dependendo de qual produto for, a plataforma fará uma sugestão da categoria. Caso isso aconteça, verifique se está adequada ao seu anúncio;
  • Depois, escolha o tipo de anúncio no catálogo ou na lista geral. A diferença é que na lista geral terá que colocar os detalhes do produto manualmente, mas isso pode tornar seu anúncio mais personalizado e fazer com que se destaque entre os concorrentes. Verifique o que for mais válido para você e siga em frente;
Passo 4 da Etapa de anunciar no Mercado Livre
Passo 5 da Etapa de anunciar no Mercado Livre
  • Após isso, coloque mais detalhes do seu produto, como cor, tamanho, fotos, estoque disponível, o código universal do produto (número que fica no código de barras, na caixa do produto ou na etiqueta, caso tenha) e preencha a ficha técnica;
Passo 5 da Etapa de anunciar no Mercado Livre
  • Informe o preço do seu produto;
Passo 7 da Etapa de anunciar no Mercado Livre
  • Escolha o tipo de anúncio: Grátis, Clássico ou Premium. Entre as diferenças, estão as taxas de comissões e o alcance da exposição do seu produto. Estude a tabela e, mais uma vez, escolha aquilo que faz mais sentido à sua realidade
Passo 8 da Etapa de anunciar no Mercado Livre
  • Escolha a forma de envio: por exemplo, o Mercado Envios (programa de entregas do Mercado Livre) ou até mesmo a opção de retirada pessoalmente;
  • Você também pode dar mais informações sobre o seu produto, adicionando uma descrição no anúncio, pensando nas dúvidas mais comuns que os seus clientes poderão ter.

Prontinho. Agora, é só vender! Caso você precise revisar alguma informação, basta selecionar “Revisar anúncio”.

Como anunciar em massa no Mercado Livre?

Se deseja saber como anunciar mais de um produto no Mercado Livre, saiba que isso também é possível. 

Basta entrar na lista de anúncios e clicar em “Anunciar em massa”. Você deve selecionar as categorias que quer anunciar e baixar sua planilha do Excel com os produtos.

Passo 1 de como anunciar em massa

Mas também é possível utilizar um hub de marketplace para importar automaticamente os anúncios de outras lojas virtuais ou do próprio estoque de produtos já cadastrados na plataforma.

Enfim, para publicar anúncios em massa no Mercado Livre, você pode seguir estes passos:

  • Vá até sua “Lista de anúncios”;
  • Clique em “Anunciar”;
  • Clique em “Anunciar agora”;
Passo 2 de como anunciar em massa
  • Selecione a opção “Ir para Anunciador em massa”.
Passo 3 de como anunciar em massa

Se você já criou anúncios anteriormente, você pode escolher quais deseja anunciar novamente e baixá-los em uma planilha para criar o anúncio em massa.

Para enviar a planilha de volta para o Mercado Livre, com todas as informações preenchidas, deve ir até a aba “Ajuda” e clicar no link “Enviar a planilha Excel”. Depois, é só seguir o mesmo caminho na publicação de anúncios em massa.

Leia também:

Como anunciar no Mercado Livre pelo celular?

O anúncio no Mercado Livre também pode ser feito pelo celular, seguindo as mesmas etapas acima.

A diferença é que deverá baixar o aplicativo no seu telefone, fazer o login em sua conta. A principal diferença é que a opção “Vender” está localizada no menu lateral. Pronto, é só clicar em vender!

Como anunciar no Mercado Livre pelo celular

Mas, caso você deseje publicar anúncios em massa, o ideal é que faça isso pelo computador, para conseguir preencher e verificar os itens na planilha com mais assertividade.

Veja tudo sobre:

Como anunciar carro no Mercado Livre?

No Mercado Livre também é possível anunciar carros, caminhonetes, motos e outros tipos de veículos. 

O passo a passo para todos é o mesmo acima.

Portanto, você deve preencher a ficha técnica com detalhes como marca do veículo, modelo e ano, enviar fotos (a dica é fazer imagens de diferentes ângulos), e depois informar o preço de venda.

No caso da venda de veículos, você pode escolher entre os planos Grátis, Prata, Ouro e Diamante. O que muda é a taxa e o alcance da exposição do anúncio. 

Como anunciar imóveis no Mercado Livre?

Mais uma vez, o anúncio de imóveis também segue o mesmo padrão dos tópicos acima.

Dessa forma, preencha a ficha técnica com detalhes do imóvel, coloque fotos e informe o valor.

Também é possível escolher entre os planos Grátis, Prata, Ouro e Diamante, que interferem na taxa e no alcance da exposição do anúncio. 

Como anunciar no Mercado Livre com frete?

No mercado Livre, é possível oferecer frete grátis a todos os compradores, em qualquer localização do Brasil. Contudo, os custos são arcados pelo vendedor.

Nos anúncios, é possível escolher todas as formas de envio ou criar anúncios com preços diferentes para cada região do Brasil ou o tipo de envio. No entanto, o marketplace pode oferecer descontos nos custos de acordo com a reputação do vendedor.

O Mercado Envios é um sistema de gestão de fretes do próprio Mercado Livre que, além de dar destaque nos anúncios, integra o cálculo dos fretes automaticamente e a etiquetagem dos envios.

Conheça os serviços do Mercado Envios:

  • Mercado Envios Flex: possibilita que o vendedor escolha a modalidade de entrega (carro, moto, bicicleta ou até mesmo a pé), o acompanhamento em tempo real da entrega, pelo vendedor e comprador, e ofereça prazos de entrega de 24 horas.
  • Mercado Envios Full: é uma solução logística que dá total suporte aos vendedores, responsabilizando o Mercado Livre pelo envio dos produtos, com frete grátis e entregas em 24 horas em determinados produtos.

E se você quer saber como anunciar no Mercado Livre com frete a combinar, saiba que a plataforma tem parceria com os Correios. E o Mercado Envio disponibiliza um botão para que o cliente possa escolher a forma de envio e calcular o valor do frete para o endereço desejado. 

Como anunciar produto no Mercado Livre com frete grátis?

Agora, se a sua dúvida é sobre como anunciar com frete grátis no Mercado Livre, existem algumas opções:

  • Anúncios de produtos novos a partir de R$ 79 podem ter descontos ou frete grátis, dependendo da distância e dimensões do produto, com possibilidade de desconto nos custos, de até 50%.
  • Para produtos abaixo de R$ 79, o frete grátis é opcional e os custos são responsabilidade do vendedor.
  • Frete grátis para compras de diversos itens que somem R$ 79, sendo que os custos com o frete ficam por conta do marketplace, com exceção de vendas no Mercado Shop e produtos armazenados em locais distintos que abrangem o Mercado Envios.

Para entender melhor as taxas, acesse a explicação disponibilizada pela plataforma aqui.

Anunciei um produto no Mercado Livre: como vou receber o pagamento?

Se você realizou uma venda pelo Mercado Livre, você será notificado pela plataforma e poderá conferir todos os detalhes da transação.

O pagamento das suas vendas realizadas pelo Mercado Envios é realizado após 8 dias da entrega da compra ao cliente, sendo que é creditado na sua conta do Mercado Pago. Por outro lado, para o pagamento de produtos usados ou de vendedores sem reputação, o prazo é de 12 dias após a entrega.

De qualquer forma, é necessário criar uma conta no Mercado Pago, que permitirá que você utilize seu saldo da melhor forma que achar. Pela plataforma, é possível comprar produtos, pagar boletos ou até mesmo realizar recargas de celular.

Também é possível fazer transferências bancárias sem custo nenhum. Para isso, é necessário clicar em “Retirar dinheiro” e vincular uma conta bancária brasileira.

Quer saber como “espionar” os anúncios dos seus concorrentes no Mercado Livre?

ENCONTRE oportunidades de lucrar no mercado livre Em poucos segundos, você faz um raio-x nos seus concorrentes acessando informações nos anúncios como: número de VISITAS número de VENDAS margem de LUCRO TAXAS e muitas outras O que você pode fazer com essas informações: • Negociar melhores preços com o seu fornecedor Melhorar sua margem de lucro Descobrir se você tem margem para concorrer com os principais anúncios • Identificar produtos com alta procura pelos compradores • Identificar os anúncios que vendem mais COMO TER A VISÃO DE RAIO-X NOS ANÚNCIOS Baixe a extensão Seller Analytics GRATUITAMENTE Entre no site do Mercado Livre Com a página aberta, clique na extensão Escolha um anúncio. Pode ser um concorrente Ou algum outro produto que você tenha intenção de vender Encontre oportunidades de lucrar e descubra informações como número de vendas, visitas, margem de lucro e muitas outras! AGORA VOCÊ ESTÁ PRONTO PARA LUCRAR MAIS

Como anunciar no Mercado Livre? Otimize suas vendas com Lexos Hub!

Se você quer saber como otimizar suas vendas e lucrar mais, que tal contar com a ajuda de um hub que integra marketplaces e e-commerces, como o Lexos Hub?

O integrador faz o controle das suas vendas e lucratividade (de diversos marketplaces ao mesmo tempo!), unifica seu estoque, automatiza operações manuais, controla o fluxo de pedidos de maneira fácil e descomplicada, permite publicar anúncios em massa para os principais marketplaces, emitir NF-e com apenas um clique e reduzir o tempo de expedição em até 5 vezes.

O Lexos Hub é excelente por 5 motivos: 1- Você gerencia todos os seus produtos e pedidos em um único lugar, e pode vender nos maiores marketplaces do mercado sem precisar atualizar o estoque em lugares diferentes; 2- Publica seus anúncios em massa, ou seja, aquele anúncio que está bombando no Mercado Livre pode fazer sucesso também em outros e-commerces; 3- Pode emitir suas notas fiscais automaticamente com as etiquetas de envio; 4- Pode fazer expedição automatizada das suas encomendas, e reduzir o tempo de expedição em até 5 vezes; 5- Você descobre quais são os produtos campeões de venda, monitora os concorrentes e, assim, pode melhorara performance de seus anúncios.