16 de novembro de 2023

Como cadastrar produtos na Amazon?

Possui dúvidas sobre como cadastrar produtos na Amazon para vender?

Continue aqui neste texto, vamos explicar o passo a passo para que você consiga cadastrar seus produtos e vender com sucesso no marketplace da Amazon. 

Como cadastrar produtos na Amazon?

A Amazon é uma das maiores plataformas de e-commerce do mundo, com milhões de produtos à venda. Se você deseja vender seus produtos na Amazon, é necessário fazer o cadastro deles na plataforma. 

O processo de cadastro é relativamente simples, mas é importante seguir alguns passos para garantir que seus produtos sejam listados corretamente.

Crie uma conta de vendedor

O primeiro passo é criar uma conta de vendedor na Amazon Marketplace. Para isso, acesse o site da Amazon e clique em "Vender na Amazon". Você precisará fornecer algumas informações básicas, como CPF ou CNPJ válido, número de telefone ou celular, conta bancária e cartão de crédito ou débito do titular da conta.

Você deverá escolher um plano - Individual ou Profissional. O primeiro cobra uma taxa de R$ 2 a cada produto vendido. Já o segundo cobra uma mensalidade de R$ 19,90, com a opção de conta unificada, sendo possível publicar e vender produtos para outros países, como Estados Unidos, Canadá e México.

Como cadastrar um produto na Amazon?

Para cadastrar seus produtos, você precisará fornecer as seguintes informações:

  • No menu superior, clique em “Catálogo” -> “Adicionar produtos”. Esse processo serve para adicionar um produto por vez;
  • Use a ferramenta de busca para procurar por produtos similares ao item que será adicionado. Caso você não ache, clique em “Crie uma nova oferta”;
  • Adicione fotos, estoque, condição de pagamento, forma de envio e dê a maior quantidade possível de detalhes sobre o item, na aba de descrição;
  • Caso o produto não esteja presente na Amazon ainda, será necessário colocar o código ISBN ou UPC/EAN (código de barras) e o SKU (o nome que você dá ao produto para controle interno).
  • Se você deseja adicionar diversos produtos de uma vez, você pode usar o “modelos de arquivos de inventário”, mas essa opção é apenas para o plano profissional. Também é interessante gerenciar o estoque com hubs integradores;
  • As tarifas de frete devem ser definidas na aba “Configurações” -> “Configurações de envio”. O vendedor estipulará o modelo de envio, e as taxas de frete podem variar de acordo com a região de entrega e o serviço de entrega. 

Vale lembrar também que é obrigação do vendedor gerar e enviar Notas Fiscais Eletrônicas de todas as vendas realizadas.

Leia mais em:

Plataforma de e-commerce 

Comissões da Amazon Marketplace

Agora que você aprendeu como cadastrar produto na Amazon é fácil, você precisa ter em mente que a plataforma cobra uma taxa fixa de comissão a cada venda sua. Essa taxa de comissão pode variar entre 8% e 20%, dependendo da categoria do seu produto.

Calculando a comissão no marketplace Amazon

Para saber quanto você receberá de comissão pela venda de um produto na Amazon, é preciso fazer o seguinte cálculo:

Plano de vendas individual

Preço do item + taxas de envio pagas pelo cliente - comissão - tarifa de R$ 2 por item = total depositado na conta do lojista.

Plano de vendas profissional

Preço do item + taxas de envio pagas pelo cliente - comissão - tarifa variável por venda de itens de mídia = total depositado na conta do lojista.

Explicando o cálculo:

  • Preço do item: é o valor que o cliente paga pelo produto;
  • Taxas de envio: são as taxas cobradas pela Amazon para o transporte do produto até o cliente;
  • Comissão: é o percentual que a Amazon retém do valor da venda. A porcentagem da comissão varia de acordo com a categoria do produto;
  • Tarifa de R$2,00 por item: é uma taxa cobrada pela Amazon para cada item vendido no plano de vendas Individual;
  • Tarifa variável por venda de itens de mídia: é uma taxa cobrada pela Amazon para cada venda de itens de mídia, como livros, CDs e DVDs.

Exemplo:

Vamos supor que você venda um produto no plano de vendas Individual por R$ 100. As taxas de envio cobradas pela Amazon são de R$ 20. A comissão para a categoria do produto é de 15%.

Total recebido = R$ 100 +  R$ 20 -  R$ 15 -  R$ 2,00

Total recebido =  R$ 83

Neste caso, você receberá R$ 83 da Amazon pela venda do produto.

Observações:

  • A Amazon pode cobrar uma taxa administrativa sobre a comissão, que é de 20% do valor da comissão ou R$ 10, o que for menor;
  • A Amazon paga a comissão ao vendedor após sete dias da data final de entrega, e podem ser realizados a cada 12 dias úteis.

Leia mais em: 

Marketplace ADS 

Dicas para cadastrar produtos na Amazon

Aqui estão algumas dicas de como cadastrar produtos na Amazon:

  • Use palavras-chave relevantes: ao criar o título e a descrição do seu produto, use palavras-chave relevantes que os clientes provavelmente usarão para pesquisar seu produto;
  • Ofereça um bom preço: para aumentar suas chances de vender, ofereça um bom preço para seus produtos;
  • Forneça um bom atendimento ao cliente: o atendimento é um fator que impacta diretamente no processo de compra do consumidor, ou seja, na sua experiência com a empresa. 

Ao seguir essas dicas, você poderá cadastrar seus produtos na Amazon com sucesso e começar a vender na plataforma.

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