15 de setembro de 2017

Entenda o que é a curva ABC e quais são os seus benefícios

É normal achar que você conhece tão bem seu negócio a ponto de comprar os produtos somente na base do “feeling” e alguns relatórios básicos de vendas. A metodologia de curva ABC pode trazer resultados surpreendentes de produtos que passam despercebidos e não têm a atenção necessária.

Neste artigo, explicaremos como o relatório Curva ABC pode ajudar o administrador nas tomadas de decisões para uma boa gestão e controle de estoque.

No final das contas, o objetivo é otimizar e investir somente o necessário em estoque, sem excesso ou falta do produto.  Isso influenciará diretamente na diminuição de avaria, em maior giro de mercadoria e no fluxo de caixa.

O que é curva ABC?

A Curva ABC é o método de categorização do estoque. A partir dela, você conseguirá identificar o percentual de vendas de cada produto em um determinado período, de forma categorizada, por classes como:

Classe A: maior importância, com 20% dos produtos responsáveis por 80% das vendas;

Classe B: média importância, com 30% dos produtos responsáveis por 15% das vendas;

Classe C: menor importância, com 50% dos produtos responsáveis por 5% das vendas.

Como analisar um relatório de curva ABC

A análise do relatório de curva ABC é de extrema importância para evitar erros que coloquem em risco o desempenho comercial de sua empresa. Um exemplo negativo seria deixar faltar produtos de classificação A (responsáveis por 80% de suas vendas) e ao mesmo comprar em excesso produtos na categoria C.

Feita essa análise, fica muito mais fácil conseguir estabelecer o estoque de segurança (também conhecido como estoque mínimo). Usando um bom sistema de gestão, você saberá quando um produto deve ser comprado ou não.

E as categorias B e C, devo tirar esses produtos do meu estoque ou não comprá-los?

Não! Esses produtos são importantes para aumento de sua oferta e ticket médio.  É com eles que muitas vezes você conseguirá fazer vendas agregadas e trazer mais clientes que possuem interesses e necessidades diferentes. Você precisa conhecê-los para ter o controle e gerenciamento de estoque. Apesar de representar um percentual menor, são responsáveis pela estabilidade de seu negócio.

Entenda mais sobre o conceito de prateleira infinita.

E os produtos que não foram vendidos?

Apesar dessa categoria não estar no conceito da curva ABC, alguns sistemas ERP classificam esses produtos como categoria D. São aqueles que você possui no estoque, porém não foram vendidos no período analisado. É muito importante saber isso, porque são produtos que provavelmente não estão em exposição ou que em alguns casos possuem uma porcentagem de saída muito baixa.

Conclusão

Acompanhar os resultados com base na metodologia de curva ABC usando planilhas é uma possibilidade para empresas com estoque e operação pequenos. Porém, para grandes operações, a criação de uma nova planilha mensal pode tornar-se inviável e improdutiva.  O ideal é contar com uma ferramenta que te ajude a ter uma visão geral de seus produtos no estoque, mas também de toda a operação.

Com o Lexos Hub, você tem relatórios que ajudam visualizar o desempenho de produtos da curva ABC de uma forma intuitiva e em tempo real.

Além disso, o hub de integração conta com inúmeras funcionalidades que automatizam processos rotineiros da venda online, tornando as etapas mais eficientes e livres de erros.

Conheça o case da Sorvepan, uma distribuidora de alimentos, que passou a vender com o Lexos Hub e viu as vendas crescerem logo no primeiro mês.

Assista aqui!

Quer mais detalhes sobre o Lexos Hub? Fale com nosso time comercial!