4 de março de 2024

Estratégias de Prateleira Infinita: integrando o online e offline em seu negócio

A prateleira infinita é um recurso que todo lojista deve utilizar para aumentar a lucratividade do seu negócio porque, além de unir estoques físicos e digitais,  permite escalar o número de vendas sem aumentar os custos. 

Dessa forma, não é necessário investir na compra de mais produtos para o estoque, na expansão do armazém ou em melhorias do centro de distribuição.

Por isso, muitos lojistas que trabalham com e-commerces e marketplaces estão adotando essa estratégia. Aliás, se você deseja levar sua marca para o digital, também pode aproveitar todo o potencial desse recurso.

Neste texto, vamos explicar melhor como funciona a prateleira infinita, suas vantagens e como você pode utilizá-la no seu negócio.

O que é prateleira infinita?

A prateleira infinita, também conhecida como vitrine infinita, é uma estratégia que se baseia no conceito de venda sem estoque. Portanto, auxilia vendedores, tanto de lojas físicas quanto online, na expansão de seus negócios. Da mesma forma, auxilia sellers que vendem em ambos os meios, otimizando a gestão de estoque.

Também podemos considerar que a prateleira infinita está alinhada com a estratégia de omnichannel porque se baseia no conceito de interligar todos os canais de venda da empresa, a fim de aprimorar a experiência de compra do cliente.

Assim sendo, essa estratégia consiste na venda de produtos que não estão disponíveis momentaneamente no estoque. O consumidor consegue realizar o pedido porque o sistema da loja consegue acessar o estoque de outras lojas, da mesma empresa ou rede, físicas ou digitais.

Por isso, qualquer um desses estoques também pode realizar a entrega desse pedido, otimizando o processo de logística.

Exemplos de prateleira infinita

Exemplo 1: compra em loja física com fechamento por loja online

Imagine que um cliente esteja procurando por um produto específico em uma loja, que utiliza a estratégia de prateleira infinita, contudo, o produto não está disponível no estoque. 

No entanto, um funcionário da loja consulta o sistema integrado para verificar a disponibilidade do produto em todos os estoques da rede. E, após a consulta, verifica que está disponível em outras lojas.

Nesse caso, o funcionário sugere realizar a compra do produto pela loja virtual, com a disponibilidade de buscar o produto na loja, nas outras unidades da rede ou recebê-lo em casa, isto é, a entrega será realizada por outra loja da mesma rede.

Exemplo 2: compra com acesso a múltiplos estoques de rede de lojas

Suponha que um consumidor esteja navegando em um marketplace em busca de um produto, integrado ao sistema de prateleira infinita. Ele o encontra, finaliza o pedido e sinaliza que deseja recebê-lo em sua residência.

Ele não sabe, contudo, que o produto que comprou não estava disponível na loja mais próxima de sua casa. O sistema acessou o estoque de outra loja da mesma rede para concluir a compra, que também será entregue por ela.

Esse cenário também pode ocorrer com empresas diferentes que pertencem ao mesmo grupo e vendem os mesmos produtos. 

Um exemplo é o Grupo Via Varejo, que é dono das Casas Bahia e do Ponto Frio. Por diversas vezes, um determinado produto pode ser comprado em uma loja e entregue por outra, de acordo com a disponibilidade do estoque de cada uma.

Veja mais:

Vantagens da prateleira infinita para varejo e indústria

A estratégia de prateleira infinita permite que a empresa ofereça um maior leque de opções de compra aos clientes, integrando os estoques das lojas físicas e virtuais para atender às demandas de forma mais eficiente. 

Assim, é possível efetuar mais compras. Empresas que não utilizam a estratégia podem perder vendas para seus concorrentes se não encontrarem o produto disponível para compra.

Hoje, vivemos na cultura do imediatismo, na qual a necessidade de consumir se sobrepõe a outras necessidades. 

O consumidor pode preferir comprar um determinado produto, que não tenha o melhor preço do mercado, apenas por estar disponível. E prefere fazer isso do que esperar a disponibilidade do estoque de outra loja que tenha condições melhores.

Por isso, hoje, não adotar a prateleira infinita na sua loja pode significar perder clientes, vendas e dinheiro.

Enfim, confira todos os benefícios:

Benefícios da prateleira infinita
Maior flexibilidade no processo de compra
Redução de prejuízos para as empresas
Adaptação a todos os tipos de negócios
Aumento de vendas e lucros
Redução de custos logísticos
Melhoria na experiência do cliente

Mais flexibilidade

Uma das maiores vantagens da prateleira infinita é possibilitar a venda por diferentes canais, já que permite acesso ao estoque de todas as lojas integradas no sistema, físicas e digitais, tornando o processo de compra mais flexível para os clientes.

Evita prejuízos

A estratégia também foca na redução de prejuízos para as empresas, porque, com o acesso e vendas de locais diferentes, evita-se o cenário de estoque parado de produtos que têm pouca saída ou compra excessiva com o fornecedor.

Se a sua empresa, por exemplo, não tem muita saída de um determinado produto, não há motivo para realizar uma compra em grande quantidade. 

Adaptável a todos os tipos de negócios

Mesmo que algum produto esteja em falta no seu estoque, você pode vender pelo estoque de outras lojas, evitando perder a venda. 

Esse recurso também permite que indústrias possam vender para consumidores (D2C), optando por realizar o sistema de produção sob demanda para produtos que têm um ticket maior e, por consequência, menos saída.

Continue lendo para saber como vender sob demanda em e-commerces e marketplaces:

Aumento de vendas

Com o estoque dos produtos sempre disponível e a possibilidade de concluir o pedido por parceiros, as empresas têm mais potencial para realizar vendas e aumentar seu lucro, sem precisar aumentar seu investimento de forma expressiva.

Assim, a restrição de espaço físico não é mais um obstáculo com a prateleira infinita, permitindo que os negócios vendam uma variedade de produtos que atendam a diversas necessidades e preferências dos consumidores.

Redução de custos logísticos

Um dos maiores custos para as empresas é investir em um armazém que comporte a quantidade ideal dos produtos e de manter o estoque dos produtos em dia. Por muitas vezes, o espaço ainda é alugado, o que gera mais custos.

Mas a estratégia da prateleira infinita ajuda a contornar esse problema. Os produtos não precisam ser enviados frequentemente a todas as lojas físicas, já que é possível realizar vendas com estoque de lojas e regiões diferentes.

Melhora na experiência do cliente

Por fim, a prateleira infinita evita a frustração do cliente, seja com o cancelamento da compra por falta de disponibilidade no estoque ou por não encontrar o produto que deseja na loja.

Portanto, a estratégia consegue ampliar a variedade de produtos disponíveis para o consumidor, o que gera uma experiência positiva, podendo fidelizá-lo.

Como aplicar a prateleira infinita? Conheça o Lexos Hub

O Lexos Hub é uma plataforma que integra lojas físicas e virtuais, otimizando a gestão de estoque de todas as suas lojas. Assim, possibilita colocar em prática a estratégia de prateleira infinita.

O hub de integração marketplace e e-commerce permite o controle de múltiplos estoques, inclusive somar a quantidade de produtos de lojas diferentes, por causa da sua funcionalidade Multi-CNPJ.

Com isso, também permite escolher o CNPJ para faturamento, além de transferir o pedido para diferentes lojas.

Você também tem um controle de estoque mais preciso, inclusive dos produtos no fulfillment, assim como das mercadorias em devolução.

O Dashboard de Business Intelligence permite que você obtenha diferentes análises, como devoluções, curva ABC (produtos mais rentáveis), situação do estoque e quantidade de anúncios por produto disponível. 

Falando de marketplace e ADS, o Lexos Hub também permite uma gestão completa de anúncios, como a criação de vários anúncios em plataformas diferentes, cujo estoque é atualizado automaticamente.

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