27 de maio de 2024

Hub de integração de marketplace: amplie o seu negócio e venda mais na Internet

Com tantos marketplaces disponíveis no mercado, e com a necessidade de estar presente em todos eles para alavancar as vendas, contar com um hub de integração de marketplace é essencial para gerenciar o seu negócio com mais seriedade e facilidade.

Hoje, esse tipo de plataforma é favorita dos consumidores brasileiros, tanto que 52% dos shoppers compram exclusivamente em sites de marketplaces. Esse é um dado retirado do Estudo Marketplace, realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), em parceria com a plataforma de insights Toluna.

Além disso, 71% dos consumidores preferem realizar compras online, por causa dos diferenciais que as lojas virtuais oferecem. Entre eles, podemos citar:

  • Preços mais baixos do que lojas físicas;
  • Promoções exclusivas;
  • Cupons de desconto e cashback;
  • Facilidade em pesquisar produtos e comparar preços;
  • Praticidade em comprar sem sair de casa;
  • Receber as mercadorias em poucos dias;
  • Entregas com frete grátis.

Essas vantagens estão atraindo cada vez mais pessoas, por isso, o número de consumidores de marketplaces e e-commerces vêm aumentando a cada ano. Continue lendo e saiba tudo sobre o hub de integração para marketplaces e como ele pode te ajudar!

Hub de integração: o que é?

Um hub de integração com marketplace é uma ferramenta centralizada para gerenciar e integrar todas as suas operações de marketplaces em um único lugar.

Essa plataforma fornece uma visão unificada de todos os seus canais de vendas. Dessa forma, permite que você gerencie pedidos, estoque, preços e outras informações de forma eficiente. 

Dessa forma, é possível cadastrar os produtos, definir preços corretos, criar anúncios, analisar métricas, automatizar etiquetagem entre muitas outras funcionalidades, tudo isso em uma única plataforma. 

Além disso, a plataforma também conecta lojas virtuais e lojas físicas, facilitando a gestão dos lojistas. Portanto, também permite que aproveitem mais recursos de um hub de marketplace, como é o caso da transferência de estoque entre lojas nos anúncios para o fechamento de pedidos.

Com um hub de integração, você pode automatizar processos, reduzir erros e otimizar suas operações em múltiplos marketplaces, aumentando a produtividade e a eficiência do seu negócio.

Então, para vender em qualquer marketplace, como Mercado Livre, Shopee, AliExpress e Magazine Luiza, com certeza, contar com um integrador de marketplace te ajudará nesse processo. 

Hub de integração: como funciona?

Um hub de integração conecta todas as suas contas de marketplaces aos e-commerces e a todos os estoques, sejam eles de lojas físicas ou virtuais. Dessa forma, você consegue ter uma panorama geral e detalhado sobre as suas vendas.

Para administrar todos os produtos e as vendas, você deve acessar a conta do seu hub. Lá, consegue cadastrar produtos e realizar ajustes, que são atualizados automaticamente em todas as plataformas conectadas. O mesmo ocorre com os anúncios e os estoques, que são atualizados conforme as vendas são realizadas ou canceladas.

Além disso, para facilitar ainda mais a gestão dos anúncios, com o hub, é possível importar grades completas de produtos, para criar anúncios em massa em diversas plataformas.

Outra facilidade é que o hub permite criar variações de produtos e preços entre os marketplaces, assim como criar kits. Dessa forma, você consegue gerenciar sua loja de forma mais estratégica.

Para entender melhor como um hub de marketplace funciona, assista à série que preparamos aqui.

Por que utilizar um hub de integração de marketplace é essencial?

Um levantamento de 2021, The Global Payments Report, da Worldpay, empresa de processamento e pagamentos online, estimou que o e-commerce no Brasil cresceria aproximadamente 57% até 2024. E os marketplaces se encaixam nessa estatística.

De fato, de 2020 para 2023, houve um crescimento no faturamento de 47%. E para 2024, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) prevê que o setor crescerá cerca de 10%, com faturamento de R$ 204,24 bilhões (projeção realizada com base em dados de até março de 2024).

Crescimento do número de consumidores no e-commerce brasileiro Ano: Consumidores - Crescimento | Faturamento - Crescimento 2013: 46 Milhões - 21,05% | R$ 31,4 Bilhões - 24,09% 2014: 57 Milhões - 23,91% - | R$ 39,9 Bilhões 26,98% 2015: 60 Milhões - 5,26% | R$ 48,2 Bilhões - 20,81% 2016: 61 Milhões - 1,67% | R$ 53,5 Bilhões - 11,08% 2017: 63 Milhões - 3,28% | R$ 60,1 Bilhões - 12,31% 2018: 64 Milhões - 1,59% | R$ 69,9 Bilhões - 16,19% 2019: 68 Milhões - 6,25% | R$ 90,0 Bilhões - 28,74% 2020: 77 Milhões - 13,24% | R$ 126,4 Bilhões - 40,56% 2021: 79,8 Milhões - 3,64% | R$ 150,8 Bilhões - 19,27% 2022: 83,8 Milhões - 5% | R$ 169,6 Bilhões - 12,44% 2023: 87,7 Milhões - 4,79% | R$ 185,7 Bilhões - 9,5%

Por causa da mudança de hábitos dos consumidores, que compram mais online, existe uma expectativa maior com a experiência. 

O Estudo Marketplace revelou que 79% dos consumidores afirmam que a experiência no marketplace pode aumentar sua vontade de comprar. E 90% dos shoppers dizem que olham as avaliações da loja antes de efetivar a compra.

A transformação digital, acelerada pela pandemia e o isolamento social, só provou a força dos meios digitais de compra e venda, que vão além da interação humana.

Porém, com tantos marketplaces disponíveis no mercado, e a necessidade de estar presente em todos os canais de venda para aumentar o lucro do negócio, contar com um integrador de marketplaces virou necessidade.

Portanto, você precisa estruturar detalhadamente cada setor e etapa do processo de vendas, desde o estoque até o envio das mercadorias. Assim, você consegue não só proporcionar uma jornada satisfatória, como também uma experiência acima das expectativas.

Qual a diferença entre hub de integração e ERP?

Quando o assunto é hub de integração de marketplace, muitas pessoas têm dúvidas e o confundem com o ERP, também muito utilizado, mas saiba que não são iguais.

Enquanto um hub de integração tem foco em centralizar pedidos, anúncios e expedição dos produtos, integrando-os em uma única plataforma, um ERP tem foco na gestão da empresa, auxiliando em processos como emissão de NF, controle financeiro e contábil. 

O hub de integração funciona como uma ponte entre o seu ERP, os marketplaces, o seu e-commerce e a sua loja física.

E hoje, mais do que um sistema que controla e gerencia estoques, um hub traz funcionalidades com foco na performance de vendas, com algoritmos e sistemas inteligentes, mapeando os principais KPIs do seu negócio, com impacto direto na gestão financeira.  

Com essas informações, como custo por aquisição (CAC) e ticket médio, os vendedores conseguem tomar decisões mais rápidas e eficientes, traçando estratégias cada vez melhores.

Hub e marketplace: preciso mesmo utilizar?

Se você ainda tem dúvidas se precisa mesmo contar com a ajuda de um hub de integração, vamos te dar um exemplo.

Suponha que você comercializa artigos de festa, e esteja presente em todos - ou na maioria - dos marketplaces. 

Imagine passar por uma situação desagradável de realizar uma venda de um produto que, infelizmente, não está mais no estoque, porque todas as unidades já foram vendidas em outro marketplace.

Uma tremenda dor de cabeça para resolver essa situação, não é mesmo?

Além disso, a maioria dos marketplaces tem padrões bastante diferentes de uso, não existindo uma forma genérica de como anunciar em diferentes marketplaces.

Diante disso, ter a ajuda de um sistema inteligente vale muito a pena, uma vez que dar conta de escalar o negócio se torna muito mais simples. Além, é claro, de evitar receber diversas publicações de reclamações dos seus clientes por falta de organização no seu negócio.

Como falamos anteriormente, a experiência do cliente é muito importante para a sua empresa. Ela reflete na confiança do consumidor em sua loja, fazendo que retorne para comprar mais vezes, ou não.

E lembre-se também que as avaliações podem ser vistas por qualquer pessoa, e têm um impacto grande nos consumidores que estão pesquisando por lojas confiáveis que atendam suas expectativas.

Enfim, essas não são as únicas vantagens de fazer a integração do marketplace. Continue lendo para entender todas as vantagens.

Hub de integração marketplace: confira 5 vantagens de utilizá-lo

Como já dissemos por aqui, contar com a ajuda de um hub de integração traz muitos benefícios para o seu negócio. 

Confira 5 dessas vantagens:

1- Aumento da performance e produtividade

Com a centralização dos canais de venda, você consegue tomar decisões muito mais certeiras e ainda ter tempo para pensar em estratégias mais eficazes para os seus negócios.

Isso ocorre porque os dashboard de business intelligence mostram diferentes análises, como de devoluções, vendas, produtos e de custos, um recurso que auxilia o gestor a disponibilizar dados reais e diminui os erros dentro da operação.

2- Simplificação do processo de maneira inteligente

Um hub de integração com marketplaces permite que os processos sejam feitos de maneira muito mais inteligente, prevenindo erros e acelerando o envio de produtos.

Por exemplo, além do estoque ser atualizado automaticamente e em tempo real, a plataforma emite uma lista de separação inteligente, com emissão automática de NF-e e etiquetas para envio.

3- Otimização do tempo

A otimização de tempo acontece, justamente, porque não é necessário fazer o cadastro de produtos em cada marketplace, tornando o processo muito mais rápido e simples. 

É possível importar grades completas em todas as plataformas, com as informações todas preenchidas e o estoque atualizado.

4- Gerenciamento de diversas contas em uma só operação

Com um hub de integração, é possível vender nos principais marketplaces e também na sua loja virtual. Assim, você consegue otimizar tempo, melhorar os resultados das vendas e acompanhar tudo isso em uma única plataforma.

A plataforma também permite que o gestor controle o estoque com mais flexibilidade, permitindo que transfira ou some estoque de produtos nos anúncios de diferentes marketplaces. Da mesma forma, o vendedor consegue escolher diferentes CNPJs para faturamento.

5- Melhora na expedição de produtos

Outro benefício de contar com um hub de marketplace é a parte da expedição de produtos. A plataforma dá destaque para os produtos que estão com pendências ou aguardando a resolução de algum problema.

Dessa forma, você tem a segurança de que o cliente está recebendo sua compra corretamente e agilizando o envio de produtos, para que cheguem no local e no prazo fornecidos no momento da compra.

Conheça o Lexos Hub e leve mais facilidade para a sua rotina

O Lexos Hub centraliza toda operação online de sua empresa e conta com diferentes ferramentas para você acelerar a expedição de pedidos e dar conta da gestão de pedidos em múltiplos canais. 

As notas são faturadas diretamente pelo hub e os anúncios podem ser facilmente importados de outros marketplaces. Em um único painel, é possível acompanhar a expedição e emitir NF-e junto da etiqueta de postagem garantindo uma operação eficiente e sem erros.

Para que você consiga introduzir o hub com mais facilidade no seu negócio, ele possui integração com as principais plataformas de gestão do mercado.

O Lexos Hub tem diversas integrações com plataformas de vendas online Marketplaces Mercado Livre; Amazon; Shopee; Magalu; Americanas; Casas Bahia Marketplace; Extra; Ponto Frio; Shoptime; Submarino; Shoptime; SkyHub; Olist. E-commerces: Vtex; Shopify; Nuvemshop; Jet; Woo Commerce; Loja integrada; DLoja virtual. ERP e logística: Bling!; Tiny by Olist; Protheus; Winthor; Correios; GFL Logística.

Aumente a performance e as vendas do seu negócio!  

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