1 de junho de 2022

Manual Completo de Marketplaces Ads

Marketplaces Ads, guarde esse nome.

Ele é o responsável por colocar o seu produto no topo das páginas dos maiores marketplaces do mercado!

Se você é dono de um e-commerce ou vende online no Mercado Livre, por exemplo, com certeza já ouviu falar no assunto.

Mas se pra você, esse termo ainda deixa muitas dúvidas, especialmente se ele vale a pena para o seu negócio, continue com a gente!

Marketplaces Ads: o que é?

Marketplaces são grandes shoppings centers virtuais, que reúnem lojas, vendedores e produtos de diversos segmentos. 

Aqui no Brasil, um dos mais conhecidos é o Mercado Livre, mas também temos a Amazon, Shopee, Magazine Luiza, entre outros.

Já a palavra Ads vem de advertisement, que significa propaganda em inglês. 

Então, “marketplaces Ads” nada mais é do que a propaganda paga feita dentro desses grandes centros de compra online. 

Sabe aqueles anúncios que aparecem lá no topo da página quando você pesquisa algum produto na Amazon, por exemplo?

São eles: os marketplaces Ads ou anúncios pagos.

Você sempre verá um anúncio pago marcado como: “patrocinado”. 

Isso indica que a empresa que vende o produto patrocinou o anúncio, ou seja, pagou para o marketplace colocar o produto em destaque na página.

Tipos de anúncios marketplaces Ads

Resultados de pesquisa promovidos

Nesse formato, os comerciantes fazem lances para palavras-chave específicas nos resultados de pesquisa e normalmente são cobrados com base no custo por clique.

Com isso, os anunciantes estão pagando efetivamente para colocar seu produto ou serviço no topo dos resultados de pesquisa específicos.

Listas promovidas no feed

Nesse formato, os lojistas fazem lances para serem exibidos no feed de um usuário ou durante o fluxo de compra no marketplace, e o custo cobrado é por clique.

Os sellers segmentam os usuários com base em algumas características, como: histórico de compras e dados demográficos. Assim, os anúncios são mostrados para esse tipo de consumidor.

Banners

Neste formato de marketplace Ads, ao clicar no banner do anúncio, o consumidor é direcionado para produtos ou lojas específicas dentro do marketplace.

Normalmente, é visto no feed do marketplace quando a pesquisa é feita no celular, ou no lado direito da tela, quando visualizados em um computador.

Ofertas direcionadas

Neste tipo de anúncio, os vendedores ofertam seus produtos oferecendo descontos, como: frete grátis acima de um valor específico ou 10% de desconto para a primeira compra, por exemplo.

Quais as vantagens de investir em marketplaces Ads?

Investir em marketplaces Ads é uma estratégia de aumentar a visibilidade dos seus produtos. 

Se você considerar que os consumidores não querem perder muito tempo procurando o que precisam, essa pode ser uma excelente forma de dar match com o seu comprador. 

Além disso, os seus anúncios são vistos por clientes que costumam procurar por esse tipo de produto. Ou seja, o marketplace não vai ficar mostrando o seu anúncio para quem não vai comprar seu produto.

Investir em marketplaces Ads também garante mais competitividade perante seus concorrentes. Afinal, você estará ali, disputando o mesmo cliente com ele e podendo mostrar todas as qualidades do seu produto.

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Como fazer seu produto aparecer no topo da página dos marketplaces? 

A resposta é simples, investindo em marketplaces ads, ou anúncios pagos. 

Mas fica a pergunta, preciso investir em anúncios pagos para chegar no topo dos marketplaces? 

Não, como falamos anteriormente, os marketplaces Ads são uma estratégia para tornar seu produto mais visível, mas você pode dar uma mãozinha no ranqueamento seguindo estas dicas: 

Invista tempo no título e na descrição do seu produto

O algoritmo gosta de mostrar resultados mais aproximados dos termos de busca. Então, quanto mais claro for seu título e mais detalhada a sua descrição, mais chances de você aparecer no topo

Cuide da reputação da sua loja no marketplace

Responder às perguntas dos clientes prontamente e ter uma boa avaliação quando o assunto é prazo de entrega, qualidade do produto e satisfação com a compra são itens que ajudam o seu produto a ficar mais perto do topo.

Mantenha seu estoque sempre atualizado

A quantidade de produtos no estoque também é outro fator que afeta o posicionamento do seu produto na página do marketplace. O algoritmo dará preferência ao produto que tiver mais itens em estoque. 

Implemente um sistema SKU

SKUs são códigos numéricos usados para identificar preço, detalhes do produto, e quantidade de cada produto em estoque e são indispensáveis para quem vende em mais de um marketplace.

Alguns deles, como a Amazon, usam o SKU para melhorar a experiência de compra do cliente. Como?

Eles anexam SKUs com as características de identificação a cada produto. Assim, se o consumidor está procurando por cadeira de escritório, por exemplo, o marketplace exibe sugestões de outras cadeiras semelhantes. 

Leia mais sobre: 

Tenha uma política atrativa de preço e frete

Não adianta nada colocar seu preço lá embaixo e o frete lá em cima. O marketplace faz o cálculo da média de frete para aquela localidade. Ou seja, se o valor do frete estiver fora do praticado no mercado, suas chances de ficar no topo caem.

Leia mais sobre:

E engana-se quem pensa que o melhor preço é sempre priorizado. Os consumidores não se importam em pagar um pouco mais por produtos mais bem avaliados do que aqueles mais baratos, mas com poucas estrelinhas.

Então, vale o reforço: cuide da reputação da sua loja!

Meus produtos têm tudo isso, e mesmo assim não ficam entre os primeiros

Então, talvez seja hora de investir em Ads nos marketplaces. 

Embora a lógica seja a mesma: dar mais visibilidade a produtos e anúncios, cada marketplace tem a sua regra. 

Vamos ver agora como funcionam os marketplaces Ads dentro de cada uma:

Google marketplaces Ads 

Vamos começar pelo gigante Google!

O seller que deseja investir no gigante de buscas da internet, pode fazer de duas formas: na primeira, seu anúncio aparece nas páginas de resultados patrocinados. Como? 

O Google Ads permite criar anúncios de busca que promovam seus produtos nos resultados orgânicos, a partir de palavras-chave ou de acordo com a localização geográfica dos usuários).

Já na segunda, é preciso se cadastrar no site Google for retail, para ter seus anúncios visíveis para milhões de usuários de todas as plataformas do Google.

Para esta última, são quatro tipos de anúncios disponíveis:

Pesquisa do Google

De acordo com a plataforma, as campanhas exibirão seus produtos aos compradores que procurarem o que você vende no Google. E você só paga quando alcançar os resultados que planejou ao configurar seu anúncio.

Rede de Display do Google

No Google Ads marketplace, seus anúncios são vistos pelos consumidores, enquanto eles navegam pela internet ou usam o celular. Os anúncios também aparecem em sites, vídeos e aplicativos na Internet.

Anúncios no YouTube e Gmail

Segundo a plataforma, mais de 40% dos compradores em todo o mundo afirmam ter comprado produtos que descobriram no YouTube. Então, estar visível na plataforma é outra estratégia para escalar as suas vendas.

Neste tipo de Google marketplaces Ads, seu anúncio é visto por usuários que demonstram interesse nas categorias de produtos que você oferece, ou que assistem vídeos de produtos com dicas de influenciadores.

No Gmail, os anúncios podem ser exibidos na página principal da plataforma e até mesmo diretamente na caixa de entrada.

Anúncios em parceiros Google

Você também pode incluir seu estoque no Google e anunciar no Google Shopping, por meio dos parceiros: Shopify, VTEX, Woocomerce.

Está gostando do nosso manual? Continue por aqui que já já mostraremos como fazer anúncios patrocinados nos maiores marketplaces do Brasil.

Facebook marketplaces Ads        

Neste tipo de anúncio patrocinado, o seller busca clientes potenciais dentro do Facebook. O anúncio mostra o produto que você vende no marketplace e ao clicar no botão, o consumidor é direcionado para o link do seu produto no e-commerce.

O Facebook marketplaces ads conta com várias opções de anúncios:

  • Foto no feed;
  • Vídeo no feed;
  • Anúncio nos Stories;
  • Messenger;
  • Post estilo carrossel;
  • Apresentação multimídia;
  • Coleção; 
  • Anúncios interativos, mais usados para aplicativos de games, por exemplo. 

Instagram marketplaces Ads

Cerca de 81% dos usuários da plataforma usam o Instagram para buscar novos produtos e serviços. Por isso, investir em marketplaces Ads é uma ótima maneira de gerar mais visibilidade para seus produtos.

Assim como o Facebook, o Instagram mostra seus produtos para quem está navegando na plataforma, e oferece 5 tipos de anúncios patrocinados:

  • Anúncios de foto;
  • Anúncios de vídeo;
  • Anúncios em carrossel;
  • Anúncio nos Stories;
  • Anúncios na guia “explorar”.

Para o seller que deseja investir em marketplaces ads no Instagram, primeiramente, é preciso converter seu perfil em uma conta profissional.

Feito isso, é hora de escolher uma foto ou um vídeo para o anúncio. O seller também precisa configurar o anúncio. Ou seja, definir a localidade na qual será exibido, o público, o quanto quer investir e a duração do anúncio.

Depois de pronto, basta criar a promoção e aguardar a notificação da plataforma avisando que o anúncio está pronto para publicação.

Agora, veja como fazer marketplace ads nos gigantes do e-commerce:

Amazon marketplaces Ads: como anunciar?   

A Amazon tem 3 opções de anúncios pagos:

Sponsored Products

Geram anúncios com base nas ofertas de produtos existentes e podem ser cadastrados em 3 passos simples:

  1. Defina a duração da campanha e o orçamento;
  2. Decida quais palavras-chave ou produtos vai usar na segmentação ou selecione a segmentação automática do marketplace; 
  3. Escolha os produtos que você deseja anunciar, defina seu lance e veicule sua campanha.

Sponsored Brands

Anúncios dos seus produtos e da sua marca são mostrados aos consumidores nos resultados relevantes de compras da Amazon. Para usar este tipo de anúncio, é só seguir o passo a passo:

  1. Defina a duração e o orçamento da campanha;
  2. Crie e personalize seu anúncio adicionando um título e escolhendo quais produtos apresentar;
  3. Selecione quais palavras-chave utilizar para segmentação e o valor do seu lance por cliques;
  4. Envie seu anúncio para revisão (a revisão é feita em até 72 horas).

Sponsored Display

Esse tipo de anúncio promete alcançar mais consumidores mostrando anúncios    durante a sua jornada de compra e entretenimento. O marketplace usa a página inicial, e até sites de terceiros para mostrar os anúncios.

Para criar um anúncio, basta seguir os passos a seguir:

  1. Defina seu orçamento diário;
  2. Escolha seus produtos;
  3. Selecione sua tática: segmentação por produto ou público-alvo;
  4. Especifique seus lances.

Mercado Livre marketplaces Ads    

No marketplace, os anúncios patrocinados são criados a partir dos anúncios ativos na plataforma. 

A partir daí, o marketplace analisa os anúncios diariamente para determinar quais priorizar para garantir os melhores resultados. 

Por outro lado, o vendedor pode pausar e ativar a campanha quando quiser.

Os anúncios são mostrados entre os resultados de busca e dentro das páginas dos produtos de outros vendedores assim que o comprador busca um produto relacionado ao que você vende. 

Magazine Luiza marketplaces ads 

Para criar uma campanha de anúncios no marketplace, é preciso se cadastrar no Magalu Ads. Após realizar o cadastro, basta selecionar os produtos que deseja impulsionar, definir a duração da campanha e o orçamento. 

Leia mais sobre os benefícios de se tornar Parceiro Magalu.

A plataforma apresenta as métricas das campanhas e com isso, o vendedor pode analisar os resultados e fazer os ajustes necessários. É possível acompanhar ainda,  o status dos anúncios e o quanto de verba já foi consumida até o momento.

Shopee marketplaces Ads       

Com lances a partir de R$ 0,05, já é possível fazer um lance para um anúncio patrocinado na plataforma. E o vendedor paga apenas quando os compradores clicarem no seu anúncio.

Assim como a Amazon, na Shoppe, os vendedores contam com alguns tipos de anúncio:

Anúncios de busca de produtos

Os anúncios aparecerão quando compradores buscarem por produtos utilizando palavras-chave que correspondem ao anúncio do vendedor.

Anúncios de busca da loja

Neste tipo de anúncio, é a loja do vendedor que aparece no topo da página de resultados de pesquisa.

Anúncios de descoberta diária 

Aqui, os anúncios aparecem na página inicial da Shoppe, nas seções de recomendação para compradores que demonstraram interesse em produtos parecidos nos últimos 30 dias.

Anúncios combinados

Os produtos anunciados aparecem em várias áreas de alto tráfego no site da Shopee ao mesmo tempo, como: resultados de busca, páginas de recomendação, “você também pode gostar de”, entre outros.

Americanas marketplaces Ads   

O Marketplace promete até quatro vezes mais pedidos, se você fizer um anúncio patrocinado.

Para quem não sabe, a Americanas Ads é responsável por outros marketplaces famosos: Shoptime, Submarino e AME. 

Aqui, seu produto aparece tanto nos anúncios dentro do site quanto nos resultados de busca do Google. 

Assim como o Shoppe, há 4 tipos de marketplaces Ads que você pode escolher gerar mais visibilidade para seus produtos:

Produtos patrocinados

Os anúncios são mostrados em vitrines patrocinadas dentro do site e o seller pode montar campanhas, determinar o quanto quer investir e monitorar os resultados dos anúncios em tempo real.

Mídia display

Nesse tipo de marketplaces Ads, a sua marca fica exposta em todos os canais das marcas Americanas: Submarino, Shoptime e AME.

Branding busca

O marketplace mapeia o comportamento do comprador pelas palavras usadas no campo de busca de produtos. Assim, o anúncio aparece para aqueles que estão buscando por produtos iguais aos seus.

Hotsite e loja personalizada

Nesse tipo de marketplaces Ads, o comprador cria uma página com layout e conteúdos exclusivos. Pode ser usada destacar os diferenciais do produto ou promoções.

Página de produtos

Aqui, o seller pode personalizar as páginas de seus produtos com conteúdos e descrição personalizada. O anúncio fica bem visual e é mais uma chance de conquistar o consumidor.

Carrefour marketplaces Ads     

Segundo dados do marketplace, o site do Carrefour recebe em média 25 milhões de visitas por mês. Os sellers, por sua vez, podem optar por dois tipos de anúncios patrocinados:

Produtos patrocinados

Aqui, os anúncios são mostrados para os visitantes que estão buscando por produtos ou categorias iguais as suas, são as vitrines patrocinadas. 

Funcionam pelo sistema CPC (custo por clique), ou seja, o comprador só paga se o comprador clicar no seu anúncio.

Mídia display 

Neste tipo de marketplaces Ads, os anúncios são feitos em formato de banner em locais estratégicos do site. Além disso, o Carrefour Ads faz ações em redes sociais, e envio de e-mail marketing.

Casas Bahia marketplaces Ads 

A Via Varejo é a dona das redes Casas Bahia, Pontofrio e Extra.com, e juntas, as três gigantes recebem mais de 280 milhões de visitas por mês.

O seller que quer anunciar nesta grande varejista, tem algumas opções de anúncios patrocinados a seu dispor:

Redes Sociais

Com um investimento mínimo de R$ 7 mil, é possível ver seus anúncios expostos em todas as páginas das 3 redes.

CRM

A partir de R$ 5 mil de investimento, é possível mostrar os seus produtos por SMS, notificações por PUSH ou e-mail marketing.

Buscas autocomplete

Nesse tipo de marketplaces Ads, o comprador recebe sugestões de busca enquanto ainda está pesquisando por um produto específico na barra de pesquisa. 

Se você vende meias, por exemplo, e o comprador digitar meia, o sistema completa a busca com palavras-chave do seu produto. Exemplo: “meia de algodão adulto”. 

Banners

Esse formato oferece várias opções de anúncios, desde banners fixos na página principal do site até banners exibidos em formato carrossel nas páginas de categorias e exibição de produtos. 

E para os sellers mais arrojados, há a opção de criar um hotsite dentro da página principal do marketplace. Esse tipo de anúncio patrocinado é exclusivo para 

parceiros estratégicos, e exige um investimento de R$ 100 mil.

Aliexpress marketplaces Ads       

De acordo com o portal e-commerce Brasil, ao chegar no Brasil, em 2021, o Aliexpress quis facilitar a entrada dos sellers brasileiros na plataforma. 

Para isso, adotou uma ferramenta de importação de anúncios em massa oferecida pela Lexos.

Por meio do gerenciador de anúncios do Lexos Hub, os vendedores conseguem importar anúncios do Mercado Livre diretamente para o AliExpress. 

É a forma mais inteligente de fazer marketplaces Ads e tornar o seu produto visível para milhares de compradores. 

Conheça o Lexos Hub

O Hub integrador marketplaces que acelera as suas vendas! 

Com o Lexos Hub, você gerencia todos os seus pedidos e anúncios em um único lugar.

Veja os benefícios que os clientes da Lexos têm: 

  • Vendem nos principais marketplaces e também na sua loja virtual, controlando tudo numa única plataforma;
  • Aceleram a expedição de pedidos e faz a gestão de anúncios em múltiplos canais;
  • Gerenciam todos os produtos e pedidos em um único lugar;
  • Publicam anúncios em massa nos principais Marketplaces;
  • Emitem suas notas fiscais sem precisar de nem 1 clique;
  • Reduzem seu tempo de expedição em até 5 vezes; 
  • Acompanham sua expedição a qualquer hora e visualiza facilmente o canal em que está vendendo mais; 
  • Têm acesso a relatórios de lucratividade com faturamento líquido e bruto, custo do produto, frete, taxas dos marketplaces!

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