As 7 melhores plataformas de e-commerce
6 de junho de 2024
Para começar a vender no mundo digital, você precisa conhecer quais são as melhores plataformas de e-commerce do mercado.
Dessa forma, pode escolher qual delas te ajudará a oferecer uma experiência de compra boa aos clientes, além de alavancar as suas vendas.
É muito importante que você avalie todos os recursos disponíveis, porque os consumidores online exigem alguns diferenciais, que não são encontrados nas lojas físicas.
Aliás, se os seus concorrentes estão oferecendo vantagens de compra, você não pode ficar para trás, deve oferecer benefícios ainda melhores para atrair e fidelizar clientes.
Lembre-se que conquistar um novo cliente é cerca de 5 a 7 vezes mais caro do que manter o atual.
Por isso, neste artigo trouxemos as melhores plataformas de e-commerce de 2024, para você comparar todas as funcionalidades e escolher a opção que mais se encaixa nas necessidades da sua empresa.
Boa leitura!
Índice
Conheça melhores plataformas de e-commerce do Brasil
Nós selecionamos as principais plataformas de comércio eletrônico com base nos pontos fortes de suas funcionalidades, isto é, destacamos os diferenciais.
Então, se por um acaso não encontrar no texto o recurso que ache essencial na plataforma, você deve consultar o site, que está disponível na descrição de cada uma, para verificar sua disponibilidade.
Agora, conheça quais são as melhores plataformas de e-commerce para você utilizar:
1. Vtex
A Vtex é uma plataforma especializada em comércio eletrônico para B2C e B2B, oferecendo soluções personalizadas para as necessidades de cada negócio.
O e-commerce disponibiliza diferentes temas para a criação da loja, tanto para a navegação em desktop quanto mobile, permitindo configurar os conteúdos livremente.
Também oferece serviços de omnichannel, para que os clientes tenham mais liberdade em sua jornada de compra.
Seu checkout foi desenvolvido para aumentar a taxa de conversão, promovendo uma experiência mais rápida e fácil ao comprador.
A plataforma conta com Inteligência Artificial para sugerir e completar buscas, otimizando a navegação do site.
Outro diferencial da Vtex é que permite que o vendedor promova produtos específicos para os consumidores, de acordo com seu comportamento e histórico de navegação.
Além disso tudo, a plataforma disponibiliza recursos para criar promoções direcionadas, descontos progressivos, listas de desejo, cupons de desconto, múltiplas políticas de envio e muito mais!
Atualmente, a plataforma conta com quatro tipos de planos, On Demand, Business, Corporate e Enterprise, com possibilidade de escolher quais recursos deseja acrescentar em cada um.
2. Shopify
A Shopify é uma plataforma de comércio eletrônico internacional, que permite que o vendedor realize um teste grátis de 3 dias, além da vantagem de pagar apenas R$ 1 no primeiro mês na assinatura.
Este benefício está disponível na assinatura dos planos Basic, US$ 14 por mês, Shopify US$ 39 por mês, e Advanced, por US$ 299 por mês. Também possui o plano Plus, a partir de US$ 2.300, que conta com mais recursos, mas não oferece avaliação gratuita.
Ela está presente em mais de 170 países, por isso, é considerada uma das maiores e melhores plataformas de e-commerce no mundo.
A plataforma permite que o vendedor crie sua loja de forma prática, sem a necessidade de ter conhecimento em programação, com possibilidade de escolher uma variedade de temas, além de adicionar funcionalidades, que são desenvolvidas pelos próprios desenvolvedores da Shopify.
O site possui um atendimento ao cliente bem estruturado, além de disponibilizar diversos recursos para o crescimento da visibilidade da empresa.
Entre eles, podemos citar plano de marketing, estratégia para redes sociais, gerador de nomes de empresa e de QR Code, link da Bio, banco de imagens e criador de logo.
Veja como funciona a integração de Shopify com Lexos Hub:
3. Nuvemshop
O diferencial desta plataforma é que ela possui plano gratuito para criar a loja online, com possibilidade de cadastrar uma quantidade ilimitada de produtos.
Os outros planos, que iniciam a partir de R$ 59 por mês (plano Essencial), também oferecem teste grátis por 30 dias.
Os outros planos são Impulso, por R$ 139 ao mês, e Escala, por R$ 389 ao mês. Também existe o plano nuvemshop next, que é uma solução personalizada para empresas que vendem acima de R$ 100 mil por mês.
Todos os planos oferecem suporte pela central de atendimento e Messenger, mas também é possível receber por outros canais, como WhatsApp e e-mail, dependendo da escolha do plano.
A Nuvemshop oferece mais de 60 temas personalizáveis para você criar sua loja e integração com os principais gateways de pagamento do mercado, além de não cobrar tarifas pelas transações.
É possível personalizar as políticas de envio, oferecer fretes com descontos aos clientes, com a Solução Nuvem Envio, e integrar com diferentes métodos para enviar mercadorias.
Também é possível integrar a plataforma com as principais redes sociais, para aumentar o alcance das suas vendas, além de integrar a loja online com a offline.
Além disso, permite personalizar diversos recursos, como cupons de desconto com valor fixo ou percentual e delimitação de produtos e datas. Também é possível configurar e-mail marketing, carrinho abandonado e campanhas de remarketing.
Por fim, a plataforma permite integração com mais de 100 aplicativos, tanto nativos quanto externos, de marketing, de vendas, de comunicação, de segurança, de pagamentos, de logística, de gestão, de estatísticas, entre outros.
4. Jet
A Jet E-commerce é uma plataforma que conta com tecnologia de alta performance e diversas soluções para ajudar os lojistas a alavancarem suas vendas.
Ela oferece suporte para integrar a venda de vários canais (omnichannel), como loja física, marketplaces, redes sociais, WhatsApp, televendas e até por meio de revendedores.
Aliás, a plataforma permite a integração com mais de 40 marketplaces, inclusive os mais utilizados pelos shoppers, além de ferramentas para otimizar a gestão das suas operações de vendas.
Portanto, integra todos os estoques e também adapta o site para navegação em desktop e mobile, melhorando a experiência dos usuários.
A plataforma JET permite que o vendedor escolha entre 40 formas diferentes de promoções e funcionalidades específicas para cada segmento.
Além disso, permite a configuração de vendas para os consumidores por meio de um clube de assinaturas, automatizando o pagamento de forma recorrente.
5. WooCommerce
A plataforma WooCommerce é construída dentro do WordPress, por isso, permite que o lojista acesse as funcionalidades do desenvolvedor para personalizar sua loja virtual, caso deseje. Contudo, é possível utilizar as configurações padrões, para facilitar a criação.
Possui uma solução integrada de pagamentos, o WooPayments, disponibilizando diversos meios de pagamento, mas também permite a integração com a carteira virtual do Google e da Apple, além de outras plataformas, como Square e Stripe.
Falando em integração, a plataforma possui uma coleção de extensões e aplicativos de backup, oferta de produtos, anúncios e recomendação de produtos similares, descontos e compras em conjuntos, além de muitas outras funcionalidades.
O site de e-commerce permite que seu negócio cresça de forma escalável e suporte de migração para a plataforma. Além disso, permite que o lojista gerencie seu negócio de forma prática, de qualquer dispositivo e de qualquer etapa do fulfillment.
O Woo simplifica o checkout para o comprador e melhora sua jornada de compra. Mas também é possível personalizar a experiência, adicionando e removendo campos.
A plataforma também disponibiliza recursos de e-mail marketing para criação de newsletters, fluxo de e-mails para carrinho abandonado e promoções personalizadas.
Além disso, é possível configurar programas de recompensa e pontos, customizar cupons de desconto, criar anúncios para os clientes que estão presentes nas redes sociais e oferecer brindes aos compradores.
6. Loja integrada
A plataforma oferece recursos intuitivos para a criação da sua loja virtual e não cobra taxa de comissão sobre as vendas. Também oferece um plano gratuito para o cadastro de até 50 produtos e 5.000 visitantes.
Os outros planos oferecem mais funcionalidades, são eles: o plano Crescimento por R$ 54 ao mês, Aceleração por R$ 99 ao mês, Escala por R$ 159 ao mês e Expansão por R$ 239 ao mês.
Além destes, existe a possibilidade de contratar o plano Elite, para empresas que precisam de uma plataforma mais robusta, que conta com alguns recursos com configurações ilimitadas.
Todos contam com um suporte ao cliente, mas o atendimento é disponibilizado apenas para os planos pagos.
A Loja Integrada disponibiliza integração com mais de 80 marketplaces e desconto no frete de até 70% para os clientes.
Também oferece parcerias e descontos para os vendedores na compra de um domínio, serviços de chat, plataformas de ERP, entre outros.
É possível integrar diversos gateways de pagamento, escolher entre 3 mil temas para personalizar a loja e os elementos internos. O site oferece uma versão otimizada para mobile e uma solução nativa de envios.
Além disso tudo, a Loja Integrada permite que o lojista venda em diferentes canais e personalize as ferramentas promocionais, para aumentar a taxa de conversão das vendas, como cupons, frete grátis, captação de e-mails e recomendação de compras.
7. DLoja virtual
A plataforma oferece planos mensais, que a partir de R$ 49 por mês, e anuais, que iniciam a R$ 28,91 por mês.
Todos oferecem visitas e cadastro de produtos ilimitados, assim como um teste grátis de 30 dias e certificado de SSL grátis.
A DLoja virtual, que passou a se chamar Loja Hostgator, também permite a possibilidade de usar domínio próprio e hospedar domínios e subdomínios ilimitados.
Ela oferece diferentes configurações de envio, delimitando como o frete grátis pode ser utilizado e integração com diversas transportadoras, além da possibilidade do cliente retirar o produto na loja.
Inclusive, permite que o seller venda em diferentes canais, como redes sociais e marketplaces, assim como a integração com plataformas de hub, de pagamento, de marketing, de vendas, de notificações, de recuperação de carrinho, entre outros. No total, são mais de 100 integrações.
O site de e-commerce possibilita personalizar a aparência da loja virtual com alertas, banners, visual, textos, depoimentos, menu, layouts e temas.
Além do cadastro de produtos, é possível criar perguntas personalizadas para o FAQ, configurar medidas, kits e variação de produtos, fazer alterações em massa, criar filtros e listas de desejo e ainda oferecer solicitação de orçamento.
Qual a melhor plataforma de e-commerce: como escolher?
Antes de apresentarmos as opções de sites de e-commerce, vamos abordar um pouco sobre quais os critérios você pode avaliar.
Mas, lembre-se que a escolha depende do planejamento da empresa, isto é, seu orçamento e planos de crescimento.
De forma geral, as plataformas devem possibilitar gerenciar alguns itens básicos, porém importantes, como estoque, pagamentos e relatórios, mas também devem oferecer recursos mais específicos, que você deve analisar antes de realizar sua escolha.
Veja algumas das funcionalidades que a melhor plataforma de e-commerce deve oferecer:
Integração
Um ponto importante para avaliar se a plataforma de e-commerce é a melhor, é conferir as integrações disponíveis com outras plataformas de gestão, aplicativos etc.
Assim, os softwares conseguem se comunicar em tempo real, para que o vendedor não tenha que atualizar informações de forma manual. Isso elimina o risco de fornecer dados inconsistentes ou a realização constante da tarefa.
Suporte
Depois, é importante verificar como é o suporte da plataforma, para que você consiga recorrer à equipe técnica sempre que tiver alguma dúvida ou problema.
Além disso, deve ser capaz de contornar as adversidades e fornecer soluções eficazes em pouco tempo, para não comprometer suas vendas.
Segurança
Outro requisito muito importante para sua operação é analisar a segurança de dados do site de e-commerce, para garantir que não ocorra vazamento das informações dos clientes.
A falta de segurança pode gerar multas para a empresa, resultando em um rombo em sua saúde financeira.
Portanto, você deve verificar se a plataforma está de acordo com a Lei nº 13.709, de 14 de Agosto de 2018, mais conhecida como Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Escalabilidade
As melhores plataformas de site e-commerce permitem o seu crescimento de forma escalável.
Em outras palavras, elas são capazes de se expandir e lidar com um aumento significativo no tráfego, no número de produtos e na demanda dos clientes sem comprometer a performance ou a experiência do usuário.
Isso é essencial para garantir que o e-commerce possa acompanhar o crescimento do negócio e atender às demandas dos consumidores. Dessa forma, não é necessário trocar o site e correr riscos de ter problemas com a migração.
Pagamento
O site de e-commerce deve suportar diferentes tipos de pagamento, para que o consumidor escolha a opção mais vantajosa. E, claro, você deve escolher um parceiro de gateway confiável, para que não ocorra problemas com a compra.
Também é interessante que possibilite criar promoções ou descontos, com variação de produtos ou kits, com definição pelo tempo, tipo de produto, forma de pagamento ou outra condição.
Personalização
A plataforma deve permitir que o lojista personalize as páginas dos produtos, para conseguir fornecer informações mais detalhadas e deixá-la mais atrativa ao seu público.
Da mesma forma, o vendedor deve conseguir classificar os produtos em categorias, para deixar a loja mais intuitiva e organizada. Assim, o consumidor pode procurar e encontrar os produtos sem dificuldades.
Melhores plataformas de e-commerce para montar sua loja virtual
Além de um site de e-commerce, você também deve contar com um hub de integração, como o Lexos Hub!
Todas as plataformas de e-commerce que você viu acima podem ser integradas com a nossa solução, para você otimizar a gestão das suas operações online.
Entenda melhor como o Lexos Hub pode te ajudar:
Se você quer se destacar da sua concorrência e aumentar suas vendas, você deve contar com o auxílio do Lexos Hub!