4 de dezembro de 2023

Mercado Livre ADS: entenda as vantagens

Você já vende no Mercado Livre e quer escalar o seu negócio ainda mais? Então você precisa investir no Mercado Livre ADS!

Com ele, seus produtos ganham mais relevância dentro do e-commerce e as suas chances de vender mais aumentam.

Quer conhecer todas as vantagens de investir no Mercado Livre Ads? Então, não saia daqui e leia o texto até o final.

O que é o Mercado Livre ADS?

Também conhecido como product ADS Mercado Livre, é uma ferramenta de publicidade do Mercado Livre usada para promover os seus produtos dentro da plataforma. 

Ao escolher o ADS Mercado Livre, seus anúncios são mostrados em posições relevantes dentro do site, e assim, as suas chances de vender aumentam muito.

Mercado Livre ADS: entenda as vantagens

Estar presente em um dos marketplaces que mais crescem no Brasil é uma boa estratégia para escalar seu negócio, mas investir em Mercado Livre ads te dá algumas vantagens:

Amplie a sua presença de mercado

Ao investir em uma campanha no Mercado Livre ADS, seus anúncios são mostrados para todos que pesquisarem por produtos semelhantes aos seus. 

Sabe as buscas relacionadas? 

Então, para quem está procurando por produtos na plataforma, é ótimo para comparar preços e atributos. Já para o vendedor, é uma forma de se manter competitivo e mostrar a todos que o seu produto também tem muitas vantagens.

Quer saber como isso acontece na prática? Então continue lendo o artigo.

Como o anúncio aparece para o consumidor?

Se alguém está procurando por relógios, por exemplo, assim que a pesquisa é feita, o Mercado Livre inicia um leilão. Esse leilão coloca para concorrer os anúncios relacionados àquela pesquisa. 

É aí que o algoritmo do Mercado Livre vai escolher os anúncios vencedores nas primeiras posições.

Use toda a expertise do Mercado Livre para vender

O Marketplace cria as ofertas patrocinadas a partir dos seus anúncios e seleciona qual a melhor hora de mostrar. 

Para isso, ele usa soluções de Branding e Performance durante toda a jornada de compra do cliente. Bom, não é?

É como ter uma agência exclusiva, cuidando da divulgação dos seus produtos. E não é só! O Mercado Livre oferece insights de compra para você e assim você pode ver o que mais está vendendo em determinada época, para ajustar seus anúncios.

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Tenha controle total da sua campanha

O Mercado Livre ADS mostra informações detalhadas das suas vendas, das visitas que recebeu no anúncio, do quanto já investiu e o quanto está tendo de retorno. 

A plataforma conta com um dashboard incrível de onde é possível acompanhar cada detalhe da sua campanha.

São dados, métricas, taxas de retornos sobre o investimento, tudo para você gerenciar os seus anúncios no Mercado Livre ADS de um jeito muito simples.

Mas, atenção! De nada adianta ter informações valiosas do Mercado Livre, se não acompanhar a evolução das suas campanhas. Por isso, acesse a plataforma pelo menos uma vez por semana.

Ah, e outra dica: pode ser que a sua campanha demore um pouco para mostrar resultados. Por isso, deixe sua campanha ativa por pelo menos um mês para ter uma ideia real da estratégia.  

Como funciona o product ADS Mercado Livre?

Se você quer saber como funciona o Mercado Livre ADS, é porque está interessado em escalar o seu negócio, não é mesmo?

Pois saiba que essa é uma ótima opção para ganhar mais visibilidade. E o melhor, não precisa quebrar muito a cabeça para fazer publicidade ads Mercado Livre.

No marketplace, os anúncios patrocinados são criados a partir dos anúncios ativos na plataforma, exceto os anúncios de imóveis, veículos e serviços

A partir daí, o Mercado Livre analisa os anúncios diariamente para determinar quais priorizar para garantir os melhores resultados de vendas. Por outro lado, o vendedor pode pausar e ativar a campanha quando quiser.

Os anúncios são mostrados entre os resultados de busca e dentro das páginas dos produtos de outros vendedores assim que o comprador busca um produto relacionado ao que você vende. 

Leia mais sobre: Como anunciar no Mercado Livre

Como ativar o Mercado Livre Ads?

Para ativar e começar a usar o Mercado Livre Ads é simples, mas você precisa de atender e seguir alguns requisitos do Product Ads, como:

  • Ser um vendedor Mercado Livre: para isso, é necessário criar uma conta na plataforma e seguir as instruções para se cadastrar como vendedor;
  • Ter reputação amarela ou superior: a reputação é uma avaliação do desempenho do vendedor, baseada em critérios como reclamações, vendas canceladas e despacho com atraso. Para conseguir a reputação amarela, é preciso ter um bom atendimento aos clientes;
  • Ser Mercado Líder ou registrado no Mercado Livre há pelo menos 15 dias: ser Mercado Líder é um status concedido aos vendedores que oferecem um atendimento de alta qualidade. Além disso, é preciso estar registrado na plataforma há pelo menos 15 dias;
  • Ter feito no mínimo 20 vendas no Mercado Livre: para ter uma boa visibilidade com o Product Ads, é importante ter um histórico de vendas positivo;
  • Não ter nenhuma fatura vencida no Mercado Livre: o Mercado Livre emite faturas mensais para os vendedores. É importante pagar as faturas dentro do prazo para evitar problemas com o cadastro.

Atendendo aos requisitos listados acima, você poderá começar a usar o Product Ads para aumentar a visibilidade de seus produtos no Mercado Livre.

Quais os custos para investir no Mercado Livre ads?

À primeira vista, os anúncios patrocinados não têm custo. Porém, a cada clique que o seu anúncio receber na plataforma, você será cobrado por isso.

O valor é descontado de um orçamento diário definido por você (que pode ser alterado a qualquer momento), lá no início da contratação da campanha. 

Então quer dizer que se eu tiver 1 milhão de cliques no meu anúncio patrocinado, vou gerar uma dívida com o Mercado Livre? Não…. fique tranquilo. 

A cobrança é feita enquanto você tem saldo disponível na sua campanha para usar naquele dia.

A partir daí, o anúncio para de rodar, e só volta a aparecer novamente no dia seguinte, assim que o orçamento do dia for liberado.

Qual o custo por clique no Mercado Livre ads?

O custo por clique vai variar de acordo com o preço e categoria do produto. Por isso, é muito importante que você saiba como calcular preço de venda no Mercado Livre.

Como criar uma campanha de product ads Mercado Livre?

Se você já sabe como vender no Mercado Livre, não vai ser um grande desafio para você montar uma campanha ads Mercado Livre.

A plataforma é muito intuitiva, e o seller tem muita autonomia para criar, alterar e gerenciar suas campanhas. 

Veja abaixo, um passo a passo simples para criar sua campanha ads Mercado Livre:

Selecione sua estratégia

Aqui, você pode escolher entre aumentar a sua rentabilidade, crescer na plataforma ou aumentar a sua visibilidade.

Escolha o orçamento diário máximo

Lembra que falamos anteriormente? O valor é descontado de um orçamento diário definido por você (que pode ser alterado a qualquer momento), no início da contratação da campanha.

Defina seu ACOS objetivo

— ACOS o quê? 

Calma que a gente te explica:

Advertising cost of sales. Esse termo em inglês quer dizer o custo por venda, e é sempre mostrado em porcentagem. Para ser bem objetivo, ele representa o quanto você quer gastar com publicidade em relação ao quanto está vendendo.

Ou seja, vamos supor que você venda roupas de ginástica no Mercado Livre, e dentro do mês de maio, vendeu cerca de R$ 8 mil reais em produtos. 

Vamos considerar que já vende bem no Mercado Livre e quer experimentar o Mercado Livre ADS para ver se vale a pena.

Se você investir 1% do valor total de vendas em anúncios, o seu ACOS objetivo será de R$ 80. Simples, não é?

Pronto, depois disso, seus anúncios já estarão concorrendo dentro da plataforma com outros anúncio, é claro, pela tão desejada venda! 

Resumo do passo a passo do Mercado Livre ADS

Para criar uma campanha de Mercado Livre Ads veja como funciona, seguindo estas etapas:

1. Acesse sua conta do Mercado Livre e clique em "Vendas" > "Campanhas de publicidade";

Quer conhecer todas as vantagens de investir no Mercado Livre Ads? Leia o artigo e saiba tudo sobre essa estratégia

2. Clique em "Criar campanha";

3. Selecione a estratégia da sua campanha. Você pode escolher entre aumentar a sua rentabilidade, crescer na plataforma ou aumentar a sua visibilidade;

4. Defina o orçamento diário máximo da sua campanha;

5. Defina o ACOS objetivo da sua campanha. O ACOS é o custo por aquisição de clientes, ou seja, o quanto você está disposto a gastar para adquirir um novo cliente;

6. Selecione os produtos que você deseja anunciar;

7. Crie o anúncio da sua campanha. O anúncio inclui um título, uma descrição, uma imagem e um link para a página do produto;

8. Revise a sua campanha e clique em "Criar campanha".

Depois de criar a sua campanha, ela começará a ser veiculada imediatamente. Você pode acompanhar os resultados da sua campanha na página de "Campanhas de publicidade".

Aqui estão algumas dicas para criar anúncios eficazes no Mercado Livre Ads:

  • Use títulos e descrições claras e concisas que chamem a atenção do comprador;
  • Use imagens de alta qualidade que mostrem seu produto de forma atraente;
  • Use palavras-chave relevantes no título, na descrição e na imagem do seu anúncio;
  • Ofereça descontos ou promoções para incentivar os compradores a clicar no seu anúncio.

Products ads Mercado Livre funciona?

Depois de saber como vender no Mercado Livre, investir em products ADS Mercado Livre é o próximo passo para você escalar as suas vendas.

Isso porque, os anúncios patrocinados tornam os seus produtos mais visíveis, tanto na página de busca, quanto nas páginas de produtos semelhantes na plataforma.

Portanto, se você quer vender mais está buscando uma forma de ganhar mais visibilidade na plataforma, essa pode ser uma excelente estratégia.

E sabe o que é uma excelente estratégia para ver o seu negócio crescer?

Uma ferramenta que ajuda a analisar os seus concorrentes

Sabia que é possível monitorar seus concorrentes e saber quais preços eles estão praticando? 

O Seller Analytics é uma extensão do Google Chrome gratuita que você pode baixar para acompanhar as ações de preço dos seus concorrentes. 

Com ele, você entende melhor o seu nicho e pode otimizar seus anúncios, ofertas e preços, de acordo com a concorrência.

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É só isso? Não!

Veja outra dica para ver o seu negócio decolar na internet.

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Pode emitir suas notas fiscais automaticamente com as etiquetas de envio; 
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