5 de julho de 2022

Shopee vendedor: 9 dicas para você parar de perder dinheiro

Você é um Shopee vendedor e está difícil se destacar entre os milhares de profissionais da plataforma?

De fato, a alta concorrência pode ser um obstáculo, mas não para aqueles que já sabem como tornar os seus anúncios mais atrativos.

Quer conhecer as dicas para turbinar as suas vendas no Shoppe e parar de perder dinheiro com anúncios sem graça?

Então veja no artigo as dicas que a Central do vendedor Shopee sugere para seus vendedores: 

Escolha uma imagem de alta qualidade para seu anúncio

Uma imagem vale mais que mil palavras, por isso, invista em uma imagem de qualidade para o seu anúncio. Imagens com baixa resolução ou sem foco podem comprometer o seu anúncio.

Outra dica é: faça variações da foto do produto, fotografe o produto de frente, de cima, dentro da caixa, e use modelos! Isso mesmo.

Imagine que você venda camisetas plus size na Shopee. Por que não investir em imagens de modelos plus size usando o produto?

O consumidor quer ver como funciona, e mostrar o seu produto na prática é uma ótima forma de mostrar a ele que tem exatamente o que procura.

Vídeos são outra forma de tornar seus anúncios mais realistas

Não há nada mais frustrante para um comprador do que abrir a sua encomenda e descobrir que comprou gato por lebre.

Portanto, não desaponte na apresentação do produto. Fazer um vídeo demonstrativo (como no caso do modelo plus size) mostra ao comprador detalhes que uma imagem não consegue mostrar, como caimento da peça ou até mesmo modelagem. 

Isso economiza o seu tempo e o do comprador, porque quanto menos você investe na apresentação, mais dúvidas vai ter que responder. 

Além disso, quando o comprador sabe o que vai receber em casa, as chances de devolver a mercadoria são muito menores. Ao mesmo tempo, você não perde dinheiro com frete e devoluções.

E isso nos leva à próxima dica para tornar os seus anúncios mais atrativos.

Acerte na categoria do produto

Para vender mais na Shoppe, é preciso facilitar a vida do comprador. Afinal, as pessoas não compram os melhores produtos, mas aqueles mais fáceis de usar. 

Portanto, seja assertivo na hora de cadastrar o seu produto na plataforma. Não faça o comprador ter que procurar muito pelo seu produto. 

No caso de camisetas plus size, insira o produto na categoria “Roupas masculinas” e não esqueça de deixar claro no título que se trata de um tamanho especial. 

Vamos ver agora como fazer um título impossível de ser ignorado.

Seja simples e objetivo no título

Para fazer um título objetivo, é preciso deixar claro 3 coisas:

  • Nome do produto;
  • Marca do produto;
  • Especificações.

Ex: Camiseta Lexos básica Plus Size branca tam EEG.

Uma dica de ouro da Shopee é: NÃO utilize @ ou #, variações ou excesso de números ou caracteres especiais, porque isso pode comprometer a qualidade do seu anúncio.

Leia mais sobre: 

Use as palavras certas no título

Outra dica de ouro é: faça uma pesquisa de palavras-chave! Se você não sabe o que é isso, fique tranquilo, que nós vamos te explicar.

Palavras-chave são palavras que as pessoas usam para pesquisar por algum assunto na internet. Por exemplo: imagine que você está com dor de cabeça e quer descobrir de onde veio essa dor. 

Então, você vai ao buscador e digita: “Dor de cabeça o que pode ser”. Também pode pesquisar: “Dor de cabeça lado direito”, “dor de cabeça na testa”.

O comprador segue a mesma lógica quando está buscando por produtos na Shopee. Lembre-se: ele não sabe o nome exato do produto. Então, ele vai pesquisar do jeito que sabe. 

Vamos ver um exemplo real? 

Imagine que você procura por “cama para gato” na Shopee. Aqui você precisa tentar pensar com a cabeça do comprador. Como ele pesquisaria por esse produto?

“Caminha para gato”, “cama pet”, “toca para gato”?

Para saber qual título é o mais buscado, faça um teste! Digite na barra de pesquisa da plataforma uma palavra que defina o seu produto e veja as sugestões de pesquisa que a plataforma oferece. 

Assim, você terá uma boa ideia de como as pessoas pesquisam pelo seu produto e qual a melhor forma de descrevê-lo.

Quer ganhar mais dinheiro vendendo em Marketplaces? Conheça o Lexos Hub

Faça variações de anúncios

Se você vende o mesmo produto, mas com cores e tamanhos diferentes, invista na variação de anúncios. Apesar de ser mais trabalhoso, as chances de você vender mais aumentam.

Você nunca sabe quando as pessoas estão procurando camisetas brancas para um evento, por exemplo.

Portanto, o ideal é que você invista um tempo e faça um anúncio para cada variação de cor, modelo, ou gênero, por exemplo.

Mas atenção, se forem produtos completamente diferentes, é preciso criar um novo anúncio para não correr o risco de ter seu anúncio excluído.

Capriche na descrição dos anúncios

Quanto mais detalhes você trouxer na descrição do seu anúncio, mais chances de vender! Como falamos anteriormente, não deixe o consumidor em dúvida. 

A não ser que ele esteja muito interessado no seu produto, irá procurar outro anúncio que esteja com uma descrição mais completa.

Por isso, capriche na hora de descrever o seu produto:

  • Para quem é o produto;
  • Fale das especificações técnicas, como: medidas, peso e material;
  • Traga informações sobre como e onde ele é feito; 
  • Responda perguntas frequentes sobre o produto;
  • Faça um tutorial “como usar" ou “como cuidar da sua peça”;
  • Traga curiosidades sobre o produto.

Use a criatividade e traga atributos que ajudem o consumidor a tomar uma decisão.

O que não fazer na sua descrição:

  • Não traga informações sobre pagamento e negociação fora da plataforma;
  • Não forneça qualquer forma de contato ao comprador que não seja por meio do chat da Shopee.

Precifique da forma correta

Uma das estratégias para tornar o seu anúncio atrativo é ofertar o seu anúncio por um preço competitivo. Por isso, avaliar o preço praticado pela concorrência é uma boa alternativa para saber se o seu preço está adequado ou não.

Mas cuidado para não exagerar na oferta. Se você põe um preço muito baixo para atrair mais cliques, mas na hora de calcular o frete acaba compensando o preço baixo, o comprador não vai ver vantagem no seu anúncio.

Outra coisa que vai fazer você perder dinheiro é querer colocar o preço muito baixo e não se atentar se vai conseguir atender a demanda. 

Afinal, quem compra quer receber e se você não tiver um planejamento muito minucioso do seu estoque, pode acabar vendendo mais produtos do que consegue entregar e frustrar o comprador.

Quer ganhar mais dinheiro vendendo em Marketplaces? Conheça o Lexos Hub

Leia mais sobre: 

Tenha uma ferramenta que te ajuda a vender mais na Shopee

Se você vende na Shopee loja online, mas também tem lojas online em outros marketplaces, precisa de uma ferramenta para te ajudar a gerenciar o seu estoque e os seus anúncios.

Por que isso é importante?

Bom, se você tem um hub de integração marketplace, todo o seu estoque fica centralizado em uma só plataforma e assim, não corre o risco de vender mais itens do que possui em estoque.

Além disso, o hub de integração também te dá uma mãozinha na hora de gerenciar os seus anúncios. Já pensou ter que ter que fazer anúncios diferentes para cada um dos produtos que você vende, em cada marketplace?

Inviável, não é mesmo?

De duas uma: ou você vai precisar investir muito tempo nessa tarefa, ou na pior das hipóteses, não vai fazer. 

Mas, como você viu no artigo, investir nos seus anúncios é uma ótima forma de vender mais, e se você não quer perder dinheiro na Shopee, um integrador de marketplace é o que você precisa!

E essa é a nossa dica final para você turbinar as suas vendas na Shopee:

Conheça o Lexos Hub 

O integrador de marketplace que vai tornar o seu dia a dia muito mais simples e te ajudar a vender mais!

O Lexos Hub é excelente por 5 motivos: Você gerencia todos os seus produtos e pedidos em um único lugar, e pode vender nos maiores marketplaces do mercado sem precisar atualizar o estoque em lugares diferentes; Publica seus anúncios em massa, ou seja, aquele anúncio que está bombando no Mercado Livre pode fazer sucesso também em outros e-commerces; Pode emitir suas notas fiscais automaticamente com as etiquetas de envio; Pode fazer expedição automatizada das suas encomendas, e reduzir seu tempo de expedição em até 5 vezes; 😯 Você descobre quais são os produtos campeões de venda, monitora os concorrentes e assim, pode melhorar a performance de seus anúncios.

Está esperando o que para conhecer todos os benefícios do Lexos Hub?

Teste grátis por uma semana e surpreenda-se!