22 de junho de 2022

Vale a pena investir em Ads para Marketplace?

Descubra se esse fenômeno já chegou ao Brasil e como você pode usá-lo.

Você provavelmente já ouviu falar, e talvez até já tenha colocado em prática, o conceito de Ads para redes sociais. Mas você sabia que essa técnica também pode ser adaptada para os marketplaces? Siga lendo para conhecer essa história.

O que são Ads para Marketplace?

O uso de Ads para Markeplaces é muito similar ao uso mais tradicional dessa ferramenta. A diferença está na plataforma, ao invés de anunciar em redes sociais, onde o público está tendo um momento de descanso e acaba se deparando com anúncios inesperados, você pula passos e divulga sua venda diretamente no lugar de compra do seu público. 

Basicamente, é possível destacar o anúncio de um produto ou serviço no marketplace em que ele está sendo vendido. A vantagem está em conseguir contar com os algoritmos do site utilizado para afunilar esses Ads, focando em quem realmente está em busca de um produto similar ou idêntico ao seu. 

Apesar de inovadora, essa técnica já é comum nos dois países que são as principais referências no segmento de e-commerce: a China e os Estados Unidos. 

Na Ásia, por exemplo, já se tornou comum que lojistas invistam em Ads em plataformas clássicas como Baidu, Alibaba (dona do Aliexpress), e Tencent, alguns dos principais nomes desse segmento na região. Nos Estados Unidos, a Amazon também já se tornou uma pioneira nesse estilo de anúncio. 

Essa técnica já chegou no Brasil?

Se engana quem pensa que o Ads para marketplaces está limitado aos países da Ásia e América do Norte. A verdade é que esse fenômeno já chegou por aqui e está, gradualmente, se fixando como uma das estratégias prioritárias entre lojistas brasileiros. 

Grandes e-commerces como Magazine Luiza (conheça aqui nosso guia completo para vender mais nesse site), Carrefour (descubra nossa parceria exclusiva para lojistas do Carrefour) e Mercado Livre (falamos mais sobre dicas de venda aqui) são alguns dos exemplos de plataformas que se adaptaram ao formato e que já têm essa funcionalidade como parte de seus serviços aos lojistas. O sistema de cada uma pode variar, mas a ideia é sempre a mesma: é utilizado um cálculo para determinar o melhor público-alvo de acordo com características pré-definidas e a partir disso, disponibiliza-se um valor que por certo período sustentará os anúncios do lojista. 

O que nós aprendemos com a experiência de outros países?

Afinal, o que podemos tirar como aprendizado da relação de outros países com as Ads para marketplace

A resposta pode ser resumida simplesmente como “desempenho a partir de dados”. O alto nível de informações acumuladas por marketplaces se mostrou como uma verdadeira biblioteca para compreender em detalhes o seu público e usar essas características de modo ético para facilitar a experiência de compra do usuário, propondo produtos que de fato são condizentes com o que ele almeja e com valores e condições que fazem sentido para ele. 

Vale a pena usá-la?

Mas será que usar essa técnica vale a pena? Bom, a nossa resposta é simples: sozinha, nem tanto. Mas com uma estratégia inteligente e uma combinação de ações para atingir o público, aí sim! 

É que, convenhamos: não adianta chegar ao público e fazer com que ele acesse seu anúncio, se você não estiver com tudo pronto para converter essa ação em uma venda. Se você quer uma ajuda com isso, nossa dica é o MEO. Falamos um pouco desse recurso aqui no nosso blog. 

Palavras-chave, imagens certas, separação de tags e categorização são alguns dos pontos importantes para que seus Ads para marketplace cheguem ainda mais longe. 

Como usar os Ads para marketplace?

Cada plataforma disponibiliza um formato diferente de investir em Ads para Markeplace, sempre focando no estilo de experiência que cada um deles proporciona. O nível de detalhamento do anúncio e os valores podem variar um pouco, mas é importante pensar bem em qual plataforma será mais adequada para o seu produto.

Se você estiver com dúvidas, utilizar um hub de integração pode ser a resposta. Confira um pouco sobre as possibilidades dessa ferramenta aqui

Nós preparamos um manual completo e exclusivo sobre o uso de Ads para Marketplaces, que você também pode usar como recurso de aprendizado. 

Quais são os benefícios?

Mas afinal, o que você ganha optando pelos Ads em Marketplace? Confira nossa lista:

  • Atinja um público quente, pronto para fazer a compra.
  • Exponha seus produtos em uma vitrine virtual.
  • Aumente seus consumidores com anúncios estratégicos.
  • Tenha uma ótima proporção de custo e venda. 
  • Altere suas configurações sempre que julgar necessário.
  • Conte com o know-how da plataforma para potencializar seus resultados. 
  • Evite gastos com domínios próprios. 

Quem pode lhe ajudar?

Se você gostou do que leu, provavelmente está se perguntando como começar. Bom, o primeiro passo para investir em Ads para Marketplace é ter uma parceira à altura do seu projeto. A Lexos sabe muito bem disso, e é por isso que somos uma referência nesse segmento.

Oferecemos serviços de alto padrão de integração para marketplaces, facilitando processos para lojistas, acelerando funcionalidades e proporcionando uma experiência muito mais positiva para os dois lados de uma negociação.

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Esperamos por você!