4 de janeiro de 2024

Estratégias D2C: como aumentar a lucratividade de indústrias e distribuidoras?

O mercado está mudando e a pergunta que fica é: D2C é o modelo de negócio do futuro?

As estratégias D2C estão revolucionando a forma como as indústrias e distribuidoras alcançam seus mercados.

Neste artigo, exploraremos como as estratégias D2C podem aumentar a lucratividade de indústrias e distribuidoras, apresentando argumentos sólidos e exemplos concretos. Mas antes…

D2C é o modelo de negócio do futuro?

É difícil afirmar com certeza se o D2C é o modelo de negócio do futuro. No entanto, é inegável que ter uma estratégia D2C está ganhando cada vez mais popularidade. 

As empresas que estão dispostas a investir em estratégias D2C, e enfrentar os desafios desse modelo de negócio, têm grandes chances de sucesso.

Leia mais:

Plataforma de e-commerce

Estratégias D2C 

Nos últimos anos, as estratégias D2C (Direct-to-Consumer), ou seja, a venda direta ao consumidor, têm se tornado uma abordagem cada vez mais popular no mundo dos negócios. 

Tradicionalmente, as indústrias e distribuidoras contavam com intermediários, como varejistas e revendedores, para alcançar os consumidores finais.

No entanto, a crescente digitalização e a mudança no comportamento do consumidor estão impulsionando as empresas a repensar suas abordagens de distribuição. Exploraremos como 5 estratégias D2C podem aumentar a lucratividade de indústrias e distribuidoras.

Conexão direta com o cliente

Uma das principais vantagens das estratégias D2C é a possibilidade de estabelecer uma conexão direta com o cliente. Isso permite que as empresas coletem dados valiosos sobre os hábitos de compra, preferências e feedback dos consumidores. 

Por exemplo, a empresa de calçados Allbirds utiliza sua plataforma D2C para obter feedback direto dos clientes, o que resultou na melhoria contínua de seus produtos e no aumento da satisfação do cliente.

Maior margem de lucro

Rever sua relação com intermediários na cadeia de distribuição pode significar que as indústrias e distribuidoras podem manter uma parte maior da margem de lucro. 

Tomemos como exemplo a Dollar Shave Club, que revolucionou a indústria de lâminas de barbear, oferecendo assinaturas diretas aos consumidores. Ao cortar intermediários, a empresa conseguiu preços competitivos e uma margem de lucro mais robusta.

Flexibilidade de preço e promoções

Com as estratégias D2C, as empresas têm mais flexibilidade para definir preços e realizar promoções. 

A Warby Parker, uma empresa de óculos de grau e de sol, oferece preços acessíveis e uma experiência de compra online simplificada. Eles conseguiram reduzir os custos e, ao mesmo tempo, manter a qualidade, tornando-se uma referência no setor óptico.

Controle sobre a marca

Vender diretamente ao consumidor também oferece um maior controle sobre a marca. 

A marca de produtos de cuidados de pele, Glossier, aproveita essa vantagem para construir uma comunidade fiel de consumidores que participam ativamente na criação de produtos e na disseminação da marca. 

Essa abordagem personalizada e a interação direta com os clientes são pilares da estratégia D2C da Glossier.

Teste de mercado e inovação

As estratégias D2C permitem que as empresas testem novos produtos e ideias diretamente com os consumidores, sem a necessidade de comprometer grandes quantidades de estoque. 

A Casper, uma empresa de colchões online, usou essa abordagem para projetar e aperfeiçoar seus produtos com base no feedback dos clientes, resultando em uma experiência de sono inovadora.

Leia mais:

Hub de integração Marketplace

D2C é o modelo de negócio do futuro no Brasil?

O setor de marketplace nacional cresceu 3% em relação a 2021, totalizando 135,6 bilhões em vendas. Os dados são da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), que analisou o período entre 2010 e 2022, com informações sobre o share de faturamento, vendas no país e o percentual de crescimento anual.

As plataformas registraram crescimento de 8% em 2021, com valor total de 117,6 bilhões em vendas. O share de faturamento dessas plataformas tem aumentado, chegando a 80% em 2022.

Com o aumento da conectividade e do interesse dos consumidores em se aproximarem das marcas, o segmento investe cada vez mais em presença digital.

Não só de marcas internacionais existem cases de sucesso no D2C; grandes marcas brasileiras, como Havaianas e Natura, investem cada vez mais no D2C para se aproximar do consumidor. 

Segundo representantes das marcas, o D2C permite capturar melhor o feedback do ecossistema e, consequentemente, otimizar o negócio.

Além de ser hoje, uma estratégia essencial para qualquer negócio, pois permite que diferentes canais de vendas se complementam. É um diferencial importante para os consumidores que buscam experiências customizadas quando e onde desejam. 

A Lacta, tradicional fabricante de chocolates, criou em 2023 sua loja oficial dentro do Mercado Livre, para se aproximar e atender seus clientes. 

Segundo a marca, o importante é não tratar o e-commerce individualmente, mas integrado ao core business da companhia. Realizando uma agenda contínua de treinamento e capacitação dos times olhando para todas as áreas do mundo digital.

Como vemos, a principal estratégia D2C para aumentar a lucratividade, é ter foco na experiência do consumidor.

Invista no D2C com o Lexos Hub

O Lexos Hub se destaca por seu conjunto abrangente de Dashboards de Business Intelligence, onde analisa profundamente os dados de devoluções, produtos, vendas e custos da venda, capacitando-se com insights valiosos para tomar decisões estratégicas que impulsionam seus resultados.

No controle de estoque, garantimos um acompanhamento minucioso. Seu estoque é atualizado automaticamente, assegurando que as quantidades sejam precisas e confiáveis. 

Além disso, disponibilizamos relatórios detalhados das notas fiscais emitidas, proporcionando uma visão clara e abrangente das transações fiscais realizadas.

Chegou a hora de experimentar o Lexos Hub e testemunhar resultados surpreendentes que vão redefinir o seu sucesso.