Como vender nas Casas Bahia?
4 de abril de 2024
Você sabe como vender nas Casas Bahia? Caso você ainda não saiba, essa gigante do varejo também disponibiliza um espaço para sellers anunciarem seus produtos.
Aliás, ao anunciar no marketplace das Casas Bahia, você também estará divulgando nos marketplaces do Extra e Ponto Frio, porque todas essas empresas fazem parte do grupo Via Varejo, que integra todos os marketplaces.
Então, na realidade, ao anunciar em qualquer uma dessas marcas, automaticamente, estará divulgando em todas. Isso significa que o consumidor pode encontrar seu produto em qualquer um dos marketplaces do Grupo Via Varejo que pesquisar.
E não é preciso que você fique atualizando constantemente os anúncios e os estoques em cada um dos espaços. A integração realiza essa alteração de forma automática, em tempo real, para que você não precise dedicar tanto tempo a esse controle.
Veja neste material que preparamos tudo sobre como vender na Casas Bahia.
Índice
Vale a pena vender no Casas Bahia Marketplace?
Vender no marketplace das Casas Bahia é uma excelente ideia para expandir suas operações, aumentar a visibilidade do seu negócio e alcançar novos públicos.
De acordo com a própria marca, atualmente, há mais de 350 milhões de visitas por mês, com 250 milhões de buscas e 95 milhões de consumidores ativos, o que significa que o seller tem milhões de oportunidades para vender seus produtos todos os dias.
Além disso, é uma marca nacionalmente conhecida, com credibilidade e estabilidade no mercado. Portanto, os consumidores têm mais confiança e segurança para fazer suas compras.
Outro benefício de vender no Casas Bahia Marketplace é que qualquer pessoa com um CNPJ pode se cadastrar, desde que emita nota fiscal e o CNPJ conste no registro da conta bancária.
Enfim, se você quer saber como vender nas Casas Bahia, desde o cadastro até o envio dos pedidos para os consumidores, continue acompanhando este conteúdo.
Como se cadastrar no marketplace das Casas Bahia?
Uma das principais dúvidas de quem quer saber como vender nas Casas Bahia é quem pode se cadastrar.
Qualquer pessoa com um CNPJ válido pode se cadastrar no Casas Bahia Marketplace. Isso inclui lojas físicas, lojas virtuais, MEIs (Microempreendedor Individual), MEs (Microempresa), indústrias e distribuidoras.
Para começar a vender no Casas Bahia Marketplace, você deve realizar seu cadastro nesse site: https://so.via.com.br/. Após enviar os dados, que inclui CNPJ da loja e e-mail, seu cadastro passará por uma análise, para checar suas informações.
Em seguida, você receberá uma mensagem pelo e-mail com o contrato e as instruções para integrar seu negócio ao marketplace das Casas Bahia. Após a aprovação, o seller receberá um novo e-mail com a liberação para cadastrar seus produtos e começar a vender.
É importante lembrar que você consegue anunciar seus produtos em todos os marketplaces do Grupo Via Varejo com apenas uma conta.
Além disso, não é necessário pagar uma taxa de inscrição ou mensalidade para operar no marketplace. O processo é todo gratuito.
É muito importante ressaltar que todo o contato no Casas Bahia Marketplace ocorre somente por e-mail. Qualquer outra forma de contato deve ser ignorada e reportada.
Caso você tenha qualquer dúvida ou problema com seu cadastro, o Grupo Via Varejo disponibiliza um suporte de atendimento especializado para te auxiliar. Basta entrar nesse link: https://marketplace.via.com.br/.
Como acessar sua conta no Casas Bahia Marketplace?
Para acessar sua conta no marketplace das Casas Bahia, você deve informar seu login e senha no site: https://so.via.com.br/login/.
Você pode utilizar um hub de integração de marketplace e e-commerce, para integrar todas as suas lojas. Dessa forma, você consegue transferir todos os seus produtos rapidamente, sem perder o controle do seu estoque.
Para que isso seja possível, você deve escolher uma plataforma que disponibilize integração com o sistema do Grupo Via Varejo, como é o caso do Lexos Hub.
Enfim, caso você ainda não tenha uma loja virtual ou ainda não atue em outros marketplaces, pode também utilizar o Lexos Hub para cadastrar e gerenciar sua conta no Casas Bahia Marketplace.
Leia mais:
Como cadastrar seus produtos no marketplace do Grupo Via Varejo?
Como dissemos anteriormente, você pode utilizar um hub de marketplace para fazer a transferência de todos os cadastros de seus produtos.
Mas também é possível que você cadastre todos os seus produtos diretamente na plataforma, além de criar os anúncios de forma manual. Aliás, é possível cadastrá-los de forma individual ou importar uma lista de produtos.
Para cadastrá-los individualmente, você deve acessar sua conta e depois o painel do Grupo Via Varejo Marketplace.
Em seguida, deve clicar na seguinte sequência de opções: Catálogo, Produto e Inclusão.
Depois, você pode escolher dois caminhos para cadastrar os produtos: pesquisar pelo produto no campo de Busca ou selecionar Cadastre um novo.
Já para importar uma lista completa de produtos, você deve abrir um chamado no suporte técnico e seguir todas as orientações.
Como vender nas Casas Bahia?
Para aumentar a visibilidade da sua marca, após cadastrar, importar ou transferir seus produtos, você deve investir na divulgação da sua loja.
Para isso, você deve criar um anúncio para todos os seus produtos, preenchendo corretamente as informações de nome, marca, características, cor, departamento, categoria e subcategoria.
Também é importante definir um título bem atrativo, com as principais informações do produto, além de utilizar imagens de qualidade e uma descrição completa da mercadoria.
Mas se você utiliza o Lexos Hub, não precisa se preocupar com todo esse trabalho, porque ele automatiza todo esse processo.
A plataforma oferece uma gestão de anúncios mais completa, que importa anúncios completos de outros marketplaces ou e-commerces, disponibiliza configuração para criação automática de anúncios e a possibilidade de ter múltiplos anúncios por produto.
É possível realizar análise de lucratividade antes da publicação, prever automaticamente a categoria do produto e personalizar os anúncios se você desejar trabalhar com variações, assim como criar kits com variações.
Outro diferencial é a possibilidade de realizar auditoria de anúncios, aceitar quantidade fracionada, gerenciar múltiplos estoques e somar estoques de lojas diferentes na quantidade do anúncio.
Aliás, é possível escolher diferentes CNPJs para o faturamento do estoque, assim como transferir pedidos e ter mais de um estoque por franquia.
Veja mais sobre como anunciar no marketplace Ads do Grupo Via Varejo.
Quanto custa vender no marketplace das Casas Bahia?
Para criar uma conta ou cadastrar os produtos, a marca não cobra nenhuma taxa. Contudo, é necessário pagar uma tarifa de comissão sobre as vendas. Por outro lado, o marketplace não cobra taxa de frete dos vendedores.
Como é a logística do Casas Bahia Marketplace?
Anteriormente, o sistema de logística era de responsabilidade única do vendedor, assim como do atendimento. No entanto, hoje, é possível contar com o serviço de logística do Grupo Via Varejo, o Ennvias.
Essa solução foi desenvolvida para ajudar os sellers em suas operações e na gestão de suas entregas. Por isso, disponibiliza acompanhamento e rastreamento automatizados.
Atualmente, o Casas Bahia Marketplace oferece duas modalidades logísticas: postagem no correio e coleta:
- Pela modalidade de postagem no correio, o vendedor deve postar suas mercadorias nas agências dos Correios, com a etiqueta da Casas Bahia Entrega. Ao se cadastrar no marketplace, todos os vendedores entram automaticamente nesta modalidade;
- Pela modalidade de coleta, as Casas Bahias vão até o seu endereço para retirar os pedidos e levá-los até um dos centros de distribuição do Grupo Via Varejo. Para escolher esta modalidade logística, você deve acessar o menu Logística e, em seguida, clicar em Serviços Envvias para mudar a opção.
Para utilizar qualquer uma das modalidades, todos os pedidos devem respeitar os limites de peso, medidas e preços estabelecidos pelo serviço Casas Bahia Entrega.
Além disso, alguns produtos não estão inclusos no serviço da Ennvias, como dinheiro, inflamáveis, materiais que necessitem de refrigeração, entre outros. Portanto, nesses casos, é necessário que o vendedor se responsabilize pela logística de envio.
No portal de suporte ao lojista do Grupo Via Varejo Marketplace, você consegue encontrar mais informações sobre qualquer dúvida que tiver sobre a plataforma.
E se você ficou interessado nas funcionalidades do Lexos Hub, pode fazer um teste grátis para conhecer a plataforma.
Além dos recursos de anúncios que já citamos, você também conta com Dashboards de Business Intelligence, para obter diferentes análises sobre suas vendas, como custos, devoluções e produtos.
Também há a possibilidade de controlar a gestão de estoque no fulfillment, assim como de devoluções.
O Lexos Hub também disponibiliza faturador próprio, acompanhamento de palavras-chave e análise de concorrentes.