7 de março de 2024

Tendências para o e-commerce 2024 direto da China

Se você trabalha ou deseja trabalhar com vendas online, precisa acompanhar quais são as tendências de e-commerce de 2024, porque, como bem sabemos, os consumidores utilizam a internet não só para pesquisas de produtos antes das compras como também vêm efetuando suas compras em lojas virtuais.

O hábito de comprar em lojas virtuais se tornou um costume, parte da cultura dos brasileiros, que se acentuou após o isolamento de 2020, ou seja, desde então, os consumidores online aumentaram.

Isso significa que as lojas virtuais têm um público maior para descobrir, se relacionar e conquistar. Utilizando as práticas corretas, há mais oportunidades de vendas.

Contudo, para obter sucesso no meio online com seu e-commerce, é necessário que você se atualize constantemente com as novidades do mercado, já que essa iniciativa pode otimizar suas operações. O mais importante é se manter à frente dos concorrentes e não perder seus consumidores.

Então, leia o material que preparamos para você ficar por dentro das tendências para e-commerce em 2024.

Antes de conferir as tendências do e-commerce 2024…

Você precisa entender que o mercado está se tornando cada vez mais competitivo. As empresas não têm receio de testar novas estratégias ou investir em tecnologias diferentes para alavancar seus resultados.

Por isso, hoje, todas as grandes marcas possuem e-commerce, em que realizam muitos investimentos, seja no seu desenvolvimento, na sua manutenção, na sua divulgação, no controle do seu estoque ou no reabastecimento das mercadorias.

Além disso, todos os benefícios e facilidades atraem cada vez mais os consumidores para este tipo de plataforma de compra. 

Dentre os principais fatores que atraem os consumidores, de acordo com a 48º edição Webshoppers, pesquisa que a NIQ Ebit realiza, podemos citar:

  • Frete grátis;
  • Promoções;
  • Economia de tempo;
  • Não precisar sair de casa;
  • Cupom de desconto.

Pelos dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOMM), podemos perceber um crescimento de consumidores e de faturamento nos últimos 10 anos:

Crescimento do número de consumidores no e-commerce brasileiro
Ano: Consumidores - Crescimento |  Faturamento - Crescimento 
2013: 46 Milhões - 21,05% | R$ 31,4 Bilhões - 24,09%
2014: 57 Milhões - 23,91% - | R$ 39,9 Bilhões 26,98%
2015: 60 Milhões - 5,26% | R$ 48,2 Bilhões - 20,81%
2016: 61 Milhões - 1,67% | R$ 53,5 Bilhões - 11,08%
2017: 63 Milhões - 3,28% | R$ 60,1 Bilhões - 12,31%
2018: 64 Milhões - 1,59% | R$ 69,9 Bilhões - 16,19%
2019: 68 Milhões - 6,25% | R$ 90,0 Bilhões - 28,74%
2020: 77 Milhões - 13,24% | R$ 126,4 Bilhões - 40,56%
2021: 79,8 Milhões - 3,64% | R$ 150,8 Bilhões - 19,27%
2022: 83,8 Milhões - 5% | R$ 169,6 Bilhões - 12,44%
2023: 87,7 Milhões - 4,79% | R$ 185,7 Bilhões - 9,5%

Para 2024, a estimativa é que o faturamento seja de R$ 205,11 bilhões, um aumento de 10,45%.

Principais tendências do e-commerce em 2024

Agora que você já entendeu o crescimento da plataforma de e-commerce e as oportunidades de vendas que você pode aproveitar, está na hora de conhecer as tendências do e-commerce de 2024.

Omnichannel

O omnichannel se refere à integração de diferentes canais de vendas para personalizar a experiência do cliente. Contudo, não se trata apenas de a marca estar onde os consumidores estão, mas sim de unificar a jornada de compra em espaços físicos e online.

Por exemplo, uma empresa que aplica o conceito de omnichannel permite que seus consumidores realizem uma compra online e retirem a mercadoria em uma loja física.

Inteligência Artificial (IA)

Desde o boom da IA, podemos perceber um crescimento das suas aplicações no mercado, porque pode ser utilizada em qualquer segmento e em qualquer processo.

Hoje, conseguimos utilizar essa tecnologia para melhorar os atendimentos em chats, para indicar produtos relacionados com as pesquisas e compras ou realizar campanhas de remarketing nas mídias.

Além disso, os vendedores podem utilizar a Inteligência Artificial nos processos internos do e-commerce, como a indicação de reposição de produtos no estoque ou para criar descrições atrativas das mercadorias.

Buscas por voz

As pesquisas por voz e imagem estão sendo amplamente utilizadas pelos consumidores em sua jornada de compra, por isso, este hábito recebeu o nome de voice commerce.

Dessa forma, os mecanismos de busca estão refinando os algoritmos para melhorar os resultados para os consumidores. Portanto, é necessário que você otimize seu e-commerce para ser compatível com a forma como os consumidores fazem as perguntas.

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Tendências do e-commerce chinês para o brasileiro

O mercado varejista chinês tem grande influência sobre o mercado de países como o Brasil, Estados Unidos, entre outros, tanto que, em 2023, liderou o e-commerce global com o faturamento de US$ 2,2 trilhões, representando um terço do mercado global.

Grande parte do seu crescimento se deve ao fato de que os consumidores estão se atraindo por jornadas de compra divertidas, isto é, que os envolvam e os entretenham.

Digitalização do pagamento

Em primeiro lugar, o e-commerce chinês adotou amplamente soluções de pagamento alternativas aos meios de pagamento tradicionais, como cartão ou boleto bancário.

Carteiras digitais de pagamento, do próprio e-commerce ou não, atraem públicos variados, por conta das próprias vantagens que essas carteiras oferecem aos seus usuários. Por isso, é interessante não apenas integrá-las ao seu e-commerce, como também realizar parcerias, para oferecer descontos, cashback, entre outros.

Live Shopping

Uma das principais tendências para o e-commerce 2024 é a adoção da estratégia de compras ao vivo, porque esse modelo gera uma experiência totalmente diferente para seus consumidores, uma emoção muito semelhante ao que podemos ver em leilões. E, como bem sabemos, a jornada de compra se trata de o estímulo das emoções.

O live shopping pode ser realizado tanto em transmissões ao vivo, em plataformas como Instagram ou Tik Tok, ou até mesmo em aplicativos de mensagens, como os grupos de WhatsApp.

Gamificação

Outro ponto que tem atraído os consumidores é a gamificação durante sua jornada de compra. 

Bons exemplos disso são jogos dentro do próprio e-commerce ou aplicativo que geram benefícios diferentes, como frete grátis, descontos, promoções exclusivas, entre outros. Também é comum ver o estímulo ao acesso diário na loja virtual, ou em plataformas parceiras, que também oferecem benefícios em troca. 

Além disso, há gamificações que utilizam o conceito de omnichannel para entreter seus consumidores. Por exemplo, o usuário deve realizar check-in em locais físicos para ganhar recompensas.

Cobertura do e-commerce para áreas rurais

O e-commerce tem o objetivo de atingir um público maior, e a internet de alcançar consumidores fisicamente distantes. Pensando nisso, o comércio eletrônico chinês decidiu expandir suas operações para áreas rurais, para ampliar a sua cobertura de atuação digital.

Com isso, é necessário melhorar a estrutura logística para atender essas áreas e oferecer a mesma experiência personalizada do restante dos consumidores.

Preços personalizados

Por último, podemos citar a mudança na economia, que está afetando o comportamento dos consumidores.

O preço sempre foi um dos maiores atrativos, contudo, em 2024, a busca por opções mais baratas está mais ativa, devido à incerteza econômica que diversos países estão enfrentando.

Como se preparar para o e-commerce em 2024?

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