21 de março de 2024

Como vender na Amazon e ocupar as primeiras posições nas páginas?

Como vender na Amazon? Você já se perguntou o que é preciso para vender em um dos marketplaces que mais faturam no Brasil? Se você trabalha com vendas online, ou deseja trabalhar, é indispensável que atue nessas plataformas para ter mais visibilidade.

Atualmente, é muito fácil para as empresas atingirem novos públicos, graças à Internet. Da mesma forma, é muito prático para os consumidores comprarem produtos de qualquer lugar do Brasil, até mesmo de outros países.

Aliás, hoje, grande parte dos consumidores prefere comprar online, justamente pelas facilidades que marketplaces e e-commerces oferecem.

As lojas online permitem que os usuários encontrem facilmente os produtos que procuram, comparem os valores entre diferentes lojas, confiram as avaliações de outros compradores e façam suas compras no conforto de suas casas.

Além disso, conseguem aproveitar os diferenciais dessas plataformas, como entrega em qualquer lugar, frete grátis, brindes, promoções, descontos, cashbacks, programas de fidelidade e indicação e pagamentos mais flexíveis.

Esses diferenciais atraem milhões de consumidores, então, para você aproveitar todas as oportunidades, deve aprender como vender na Amazon do Brasil.

Como se cadastrar na Amazon para vender?

Para vender na Amazon, você precisa ter um CPF ou CNPJ válido, possuir uma conta bancária e um cartão de crédito ou débito do titular da conta.

Em primeiro lugar, você deve escolher entre os planos de venda disponíveis: Individual ou Profissional.

No plano Individual, você deve pagar uma taxa de R$ 2 por cada item vendido, mais a comissão referente a cada venda. Este plano é mais indicado para quem deseja vender menos de 10 itens por mês.

Já no Profissional, é necessário pagar uma mensalidade de R$ 19,90, mais a comissão das vendas. Contudo, você recebe uma isenção de mensalidade no primeiro ano de assinatura. 

Este plano é mais indicado para quem pretender fazer mais de 10 vendas por mês. Outra diferença é que o Plano Profissional possibilita ter uma conta unificada para vender produtos em outros países.

Veja mais sobre a comissão da Amazon sobre as categorias de produtos:

Comissão da Amazon por categoria Categoria - Comissão Comidas e bebidas - 9% Eletrodomésticos de linha branca - 8% Ar-Condicionado - 8% Saúde e cuidados pessoais - 11% Bebidas alcoólicas - 10% Pneus e rodas - 10% Indústria e Ciência - 13% / Comissão mínima R$ 2,00 Produtos para bebês - 12% Produtos para animais de estimação - 12% Eletroportáteis de cuidado pessoal - 12% Cozinha - 13% Jardim e Piscina - 12% Brinquedos e jogos - 12% TV, áudio e cinema em casa - 10% PC - 12% Eletrônicos portáteis - 13% Peças e acessórios automotivos - 12% Casa - 14% Beleza - 13% Beleza de luxo - 14% Celulares - 13% Câmera e fotografia - 13% Videogames e consoles - 13% Esportes, aventura e lazer - 13% Ferramentas e Construção - 14% Papelaria e Escritório - 14% Bagagem e acessórios de viagem - 15% Roupas e acessórios - 15% Calçados, bolsas e óculos escuros - 15% Relógios - 15% Jóias - 15% Livros - 15% Acessórios para eletrônicos e para PC¹ - 15% até R$ 100,00 / 10% para o excedente acima de R$ 100,00 Móveis² - 15% até R$ 200,00 / 9% para o excedente acima de R$ 200,00 Vídeo e DVD - 15% Música (CDs, LPs etc) - 15% Instrumentos musicais e acessórios - 15% Demais categorias - 15% *1 Preços de venda acima de R$ 100 têm comissão de 15% sobre os primeiros R$ 100 e 10% para o que exceder esse valor. Preços inferiores a R$ 100 terão uma nova comissão de 15%. *2 Preços de venda acima de R$ 200 têm comissão de 15% sobre os primeiros R$ 200 e 9% para o que exceder esse valor. Preços inferiores a R$ 200 têm comissão de 15%.

Após escolher um plano, você deve criar uma conta de vendedor no Seller Central, mesmo que você já tenha uma conta de consumidor. 

Como vender na Amazon Brasil?

Para vender na Amazon do Brasil, você deve escolher a solução logística que mais atende suas necessidades, analisando seus diferenciais. Atualmente, existem quatro soluções de logística da Amazon:

  • MFN (Merchant Fulfillment Network, ou logística do vendedor): o vendedor assume todas as etapas do processo de logística e fulfillment;
  • DBA (Delivered by Amazon): o vendedor controla o estoque e a Amazon se encarrega da entrega, rastreabilidade, atendimento pós-venda e devoluções;
  • FBA (Fulfillment by Amazon): o vendedor armazena os produtos na Amazon, que também cuida de todo o processo logístico. Aqui, é necessário listar os produtos no FBA e configurar o Faturador da Amazon;
  • FBA Onsite (Fulfillment by Amazon Onsite): disponível para os vendedores qualificados, oferecendo mais visibilidade. Este modelo também pode ser integrado a um hub de integração marketplace, que emite NF-e automática para a Amazon. Em seguida, a Amazon cuida das outras etapas logísticas.
Opções de logística da Amazon FBA - Logística da Amazon FBA Onsite - Logística da Amazon DBA - Delivered by Amazon MFN - Logística do vendedor Entrega Prime Incluído Incluído Não oferece Não oferece Logística Incluído Incluído Incluído Vendedor parceiro Estoque Incluído Vendedor parceiro Vendedor parceiro Vendedor parceiro

Como cadastrar produtos?

Para cadastrar um produto por vez na Amazon, você deve clicar em Catálogo no menu superior da sua conta de vendedor, e depois clicar em Adicionar produtos.

Logo após, aparecerá a opção de ferramenta de busca para você procurar por produtos similares ao seu. Assim que achar, clique em cima do item, mas, caso não ache, você deve clicar em Crie uma nova oferta.

Caso o produto não esteja cadastrado na Amazon, você deve informar o código ISBN, GTIN, UPC/EAN. Contudo, caso o produto não tenha nenhum desses códigos, é possível solicitar a isenção.

Também é necessário que você cadastre o SKU do produto, que é um identificador próprio que permite organizar o inventário.

Veja mais:

Em seguida, você deve adicionar imagens dos produtos, configurar a quantidade de estoque, as condições de pagamentos e as formas de envio. 

Lembre-se de detalhar o máximo possível sobre o produto na aba de descrição. Quanto mais informação disponibilizar, mais segurança as pessoas terão em efetivar a compra.

Para configurar as tarifas de frete, você deve clicar na aba de Configurações e depois em Configurações de envio.

Para cadastrar diversos produtos de uma vez na Amazon, depois de clicar na opção Catálogo, clique em Modelos de arquivos de inventário. Contudo, essa opção só está disponível para quem escolheu o plano de vendas Profissional.

Outra alternativa ainda mais prática é subir todo o estoque da sua loja com um hub de marketplace. Dessa forma, você consegue subir listas inteiras de produtos ou integrar o estoque da sua conta da Amazon com o de outros marketplaces ou plataforma de e-commerce.

Saiba mais em:

Como ocupar as primeiras posições nas páginas de busca?

Para aparecer nas primeiras posições, você deve cadastrar seus produtos de forma eficiente, sempre levando em consideração o que o consumidor deseja encontrar, e como pode facilitar sua busca.

Então, você deve informar as variações do produto, como tamanhos e cores, selecionar fotos com boa qualidade, fiéis ao produto e categorizá-lo corretamente.

Além disso, você pode criar anúncios pagos de marketplace Ads, conhecido como Amazon Advertising ou Amazon Ads. A ferramenta permite que você anuncie dentro do marketplace ou para as redes sociais.

Independentemente do tipo de anúncio que o vendedor escolher, o Amazon Ads trabalha com a modalidade PPC (Pay Per Click), na qual o anunciante paga apenas pelos cliques feitos do anúncio.

Enfim, conheça quais são todas as possibilidades de anúncio no Amazon Advertising.

Tipos de anúncios no Amazon Ads
Anúncios em destaque: aumentam a visibilidade das marcas dentro do marketplace, ao serem associados às palavras-chave. É necessário definir o orçamento, e quem definir o maior valor, conseguirá aparecer nos resultados de busca.
Lojas: permite ter uma loja própria com URL personalizada dentro do marketplace Amazon e configurar o modo de exibição dos produtos.
Anúncios de display: seus produtos aparecem na categoria de produtos relacionados, mas também podem aparecer na Home e nas páginas de produto. Aliás, seus produtos podem aparecer em sites externos, basta definir o orçamento.
Anúncios em vídeo: você pode utilizar vídeos dos seus produtos para melhorar a visibilidade dos seus anúncios, dentro e fora do marketplace.
Anúncios personalizados: você pode configurar um grupo de anúncios, com diversos produtos, para aparecer para os consumidores.
Amazon DSP (Demand Side Platform): é uma plataforma automatizada que escolhe algoritmos para aumentar o alcance dos seus anúncios, para alcançar consumidores em potencial, dentro e fora da Amazon.

O que mais você precisa saber sobre como vender produtos na Amazon?

Como vender na amazon USA?

Da mesma forma que é possível comprar produtos dos Estados Unidos, também é possível vender para o público estadunidense.

Contudo, é necessário que o vendedor tenha escolhido o plano Profissional no momento da abertura de sua conta de vendedor. Mas também é possível que ele mude o plano posteriormente.

Outra exigência é que o seller escolha um dos dois modelos de logística: Fulfillment by Amazon (FBA) e Merchant Fulfilled Network (MFN), ou logística do vendedor.

No Amazon FBA, a Amazon é responsável por todos os processos de fulfillment, como armazenamento, envio do produto e atendimento ao cliente. A única coisa que o vendedor deve fazer é enviar os produtos para o Centro de Distribuição.

Pelo MFN, o vendedor pode listar seus produtos na Amazon, contudo, é responsável por toda a logística, desde a gestão do estoque até a entrega do pedido.

Também é necessário que você se planeje financeiramente para vender na Amazon Americana. Há custos com taxas de administração, impostos, documentação e a própria exportação.

Para o vendedor conseguir vender nos Estados Unidos com mais segurança, o marketplace disponibiliza o Programa de Vendas Internacionais da Amazon, ou Amazon Global Selling, que oferece uma rede de suporte completa.

Além disso, a Amazon também disponibiliza a Rede de Prestadores de Serviços (SPN), isto é, uma lista de prestadores terceirizados, que pode auxiliar os vendedores em todas as etapas.

Dessa forma, não é preciso ter uma conta bancária no exterior ou abrir um novo CNPJ com endereço nos Estados Unidos.

Então, para vender na Amazon USA, você pode manter sua conta de vendedor atual, apenas expandindo o local de vendas para os Estados Unidos. Inclusive, também é possível expandir as operações para o Canadá e o México.

Como vender na Amazon como afiliado?

Para vender como afiliado na Amazon, você deve se inscrever no Programa de Associados Amazon, no Portal de Associados, podendo ganhar até 15% de comissão.

O Programa se baseia no compartilhamento de links personalizados para divulgar produtos da Amazon a públicos variados em sites, blogs, redes sociais, entre outros.

Como vender livros na Amazon?

Na categoria de Livros, você pode vender produtos novos ou usados, desde que informe todas as características ao consumidor.

Depois, deve criar o anúncio. Você pode utilizar um produto que já cadastrou, clicando em Vender este produto e detalhando as condições da oferta. Mas também é possível cadastrar um produto que ainda não está listado em Adicionar um produto.

E como vender ebook na Amazon? Dentro da categoria livros, é possível cadastrar diversos formatos, como ebooks, revistas, jornais, revistas em quadrinhos, entre outros.

Como vender na Amazon de forma otimizada?

Para otimizar a gestão de estoque e seus anúncios, você pode contar com o Lexos Hub, que é um integrador de marketplace e e-commerces, homologado com as principais plataformas do mercado.

Aprimoramos a gestão de anúncios para oferecer uma experiência completa, que possibilita a criação automática de anúncios, permitindo criar vários anúncios por produto. Antes da publicação, realizamos uma análise de lucratividade e oferecemos uma previsão automática de categoria.

Para facilitar o trabalho com grade de tamanho e cor, adicionamos mais funcionalidades, como a publicação de anúncios com variação e a criação de kits com variação. A gestão de imagens foi otimizada para a grade, e agora é possível importar anúncios completos com grade de outras plataformas.

Outras melhorias incluem a criação de anúncios com atributos de variação personalizados, o preenchimento da ficha técnica pelo Lexos Hub e uma ferramenta para copiar fichas técnicas de concorrentes.

No processo de expedição, implementamos a automação para a emissão de NF-e e coleta da etiqueta de postagem, juntamente com uma lista de separação inteligente e um checkout extremamente ágil.

A gestão multi-CNPJ foi simplificada, permitindo o controle de múltiplos estoques e a soma de estoques de lojas diferentes na quantidade do anúncio.

Também é possível escolher diferentes CNPJ para faturamento independentemente do estoque, gerenciar franquias para rede de lojas VTEX e transferir pedidos entre elas. Cada franquia pode ter mais de um estoque, com perfis de acesso diferenciados.

No Fulfillment, garantimos que o estoque dos produtos seja mantido atualizado e oferecemos controle de devoluções das vendas realizadas dentro do sistema.

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